Atendimento de reclamações na emergência de plântulas

Edição XXV | 03 - Mai . 2021
Alexandre Gazolla Neto-agazolla@oagro.com.br
   O atendimento de reclamações sobre a falha no estabelecimento de uma cultura é uma técnica que associa conhecimentos agronômicos e tecnologia com o objetivo de atender uma necessidade latente do setor de produção de sementes, revendas e agricultores relacionada a limitações nas diversas etapas do processo produtivo. Estes problemas, no estabelecimento da cultura, interferem no potencial de germinação das sementes, emergência e desenvolvimento das plantas, reduzindo a produção de grãos.

   O setor de produção de sementes deve estar constantemente atento a inovações e estratégias que visem fortalecer os pilares da produção de sementes de alta qualidade. No entanto, o setor necessita, dia após dia, ser mais competitivo, ajustar custos e gargalos no processo de produção, transporte e comercialização. Atualmente, as limitações na emergência de plântulas são um dos principais obstáculos para obtenção de um estabelecimento uniforme de plantas em lavouras de alto potencial produtivo. Estes fatores limitantes podem gerar diversos prejuízos econômicos para as sementeiras e seus parceiros.
image.png 275.16 KB

   A ocorrência de não conformidades quanto ao estabelecimento de uma cultura, geralmente, está relacionada aos processos logísticos, armazenamento, semeadura e ambiente de plantio. Não é rara a ocorrência de fatores limitantes oriundos do manejo incorreto dos fatores ambientais necessários para a germinação, emergência e desenvolvimento inicial das plantas. A não observância das corretas condições para a semeadura impõem severas restrições ao desenvolvimento das plantas. Estes fatores interagem negativamente sobre o estabelecimento e desenvolvimento inicial das espécies, comprometendo os componentes da produtividade de grãos.

   A semeadura seguida pelo estabelecimento uniforme de plantas é o principal desejo e desafio do agricultor. Por isso, entender que pequenos ajustes ao longo do sistema de produção, como a escolha correta da cultivar, utilização de sementes com alta qualidade (genética, física, fisiológica e sanitária), ambiente de produção e semeadura adequados, solo estruturado e sem compactação, o manejo eficiente dos agentes redutores de produtividade, o processo logístico e o armazenamento adequado, entre outras ações, são cruciais para garantir altos índices de rendimento de grãos.

   Os principais fatores que devem ser observados estão relacionados a qualidade das sementes utilizadas, o manejo do sistema de produção ao longo dos últimos anos, a semeadura com distribuição horizontal e vertical correta e uniforme, a disponibilidade de água e a temperatura do solo na profundidade de deposição das sementes, o corte da palha e o fechamento e compactação do sulco de semeadura. Estas variáveis afetam a plantabilidade, o estabelecimento inicial e, consequentemente, todas as demais fases fenológicas da cultura até a colheita.

   Após a emergência das plântulas na área de produção, o acompanhamento nas fases iniciais é indispensável para identificação de pragas, doenças, plantas daninhas e possíveis limitações que possam comprometer o estande de plantas e, com isso, a rentabilidade da lavoura.

   Entre as principais limitações destacamos a semeadura superficial, excesso de profundidade de semeadura, resíduos de agroquímicos no solo, erros de aplicação de agroquímicos, excesso de ingrediente ativo ou calda no tratamento de sementes on-farm, danos devido a baixa e alta temperatura (tombamento por calor, dano na borda dos cotilédones, atraso na emergência), ocorrência de chuvas pesadas no pós-plantio (dano por embebição), falta de água no solo, erosão e compactação superficial do solo.
image.png 490.88 KB

   O protocolo proposto para atendimento de reclamações tem o objetivo de unificar os procedimentos, relacionando conhecimentos agronômicos com tecnologia, visando a correta identificação das causas e efeitos ao longo da cadeia logística, armazenamento, semeadura e emergência de plantas.


   Comentário final
   A falha ou deficiência no estabelecimento de uma cultura acarreta graves prejuízos, quer sejam no rendimento de grãos ou inclusive na necessidade de se realizar uma ressemeadura. Ambos com forte impacto no bolso do agricultor. 

   Neste sentido, por tradição e costume, a semente recebe a culpa do não estabelecimento da cultura, em que o agricultor aciona a quem lhe vendeu a semente por ressarcimento de prejuízo. Assim, a correta identificação (o mais rápido possível) da causa que ocasionou a falha do estabelecimento do cultivo, é essencial para toda a cadeia produtiva. Como mencionado no texto, várias são as causas que podem ocasionar a falha, sendo a qualidade das sementes apenas uma delas. Felizmente, com as inovações tecnológicas, os produtores de sementes estão colocando no mercado lotes de sementes de alta qualidade com inclusive avaliação de vigor, o que minimiza os problemas no estabelecimento da cultura.
Compartilhar