ABRASS 2023-2024: Conquistas e Caminhos para o Futuro do Setor de Sementes

Informe publicitário

Edição XXIX | 01 - Jan . 2025
   Na última reunião do ano com os associados, a diretoria da ABRASS apresentou um balanço das suas atividades no biênio 2023/2024, destacando os avanços e desafios para o setor e, principalmente, a representatividade da Associação que representa mais de 50% do volume de sementes de soja comercializadas no Brasil.

   Fortalecimento do quadro associativo
   A ABRASS registrou um crescimento no número de associados, com novos membros de diversas regiões do país. O presidente Gladir Tomazelli destacou que isso “É uma demonstração de confiança no trabalho que estamos desenvolvendo. Reunimos as principais vozes do setor para enfrentar desafios e construir soluções conjuntas.”

   Avanços em regulações: Dedutibilidade de Royalties e Lei do Autocontrole

   Uma das principais conquistas legislativas foi a resolução, através da aprovação de diversas normativas e trabalho árduo da Associação e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), das pendências históricas relacionadas à dedutibilidade de royalties. Essa medida trouxe benefícios financeiros diretos à cadeia de multiplicação de sementes. “Esse progresso reduziu os riscos fiscais e promoveu a sustentabilidade econômica da cadeia, sendo um incentivo direto à inovação e assegurando a competitividade do setor" afirmou o diretor executivo da ABRASS, Osli Barreto. A regulamentação da Lei do Autocontrole para o setor de sementes e mudas também foi um foco importante. Consultorias especializadas desempenharam um papel fundamental na elaboração de uma proposta que harmoniza a legislação de autocontrole aprovada com as normativas específicas para sementes e mudas, buscando a melhor solução para atender às demandas do setor.

   Protocolo de Sementes: Qualidade e Excelência
   O Protocolo de Sementes ABRASS avançou significativamente, com atividades que envolveram questionários, entrevistas individuais, dois workshops, grupos de trabalho e a participação de mais de 100 representantes de empresas associadas. Gladir enfatizou que “Estamos comprometidos em garantir padrões de excelência para nossas sementes, modernizar e evoluir os processos de produção, fortalecendo a competitividade do setor e, principalmente, destacando o trabalho comprometido dos associados da ABRASS.”

abrass 1.jpg 156.59 KB


  Enssoja 2024
   Entre os dias 23 e 25 de maio, realizamos em Foz do Iguaçu (PR), o Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja (ENSSOJA), um dos mais importantes eventos do setor de sementes de soja do país. Os números alcançados falam por si, foram 350 participantes, 11 palestras e cinco painéis, 21 painelistas, palestrantes e convidados e 14 expositores. Todos os agentes importantes da cadeia de multiplicadores estavam reunidos para debater e pensar os desafios do setor.

   Capacitação e Formação de Líderes
   A Academia ABRASS retomou os encontros presenciais em 2024, focando no desenvolvimento de lideranças e gestão de pessoas. Os workshops atraíram 50 participantes em cada edição, promovendo uma qualificação estratégica. Também realizamos um curso de capacitação sobre crédito com o especialista Carlos Ortiz que abordou práticas essenciais para a sustentabilidade financeira dos multiplicadores de sementes de soja com ferramentas para melhorar políticas, procedimentos e análises de crédito.

   Parcerias e Representação Institucional
   Nesses dois anos, a ABRASS trabalhou na construção de pautas convergentes com entidades como a Aprosoja Brasil, Abrasem, CropLife Brasil, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto Pensar Agro (IPA) e manteve colaborações em temas cruciais com o Ministério da Agricultura e empresas de genética e biotecnologia.

   Comunicação
   Um dos projetos desse período foi “O Brasil da Semente de Soja”, idealizado para divulgar e valorizar as boas práticas de produção de sementes de soja, seu desempenho no campo e os resultados econômicos para os agricultores que utilizam semente certificada. Apoiamos também a campanha “Agricultor de Valor” da CropLife Brasil, a fim de conscientizar os agricultores sobre os riscos dos insumos ilegais e lançamos um novo site e um vídeo institucional.

   Futuro e Planejamentos para 2025
   A ABRASS já está com o foco no próximo ano. Ela continuará acompanhando todas as pautas importantes para o setor como a regulamentação do Autocontrole. O Protocolo de Sementes entrará em nova fase, a Academia ABRASS continuará focando em pessoas. Novas turmas do Curso de Crédito com Carlos Ortiz serão programadas e projetamos a realização de um novo evento, o Workshop ABRASS. 
Compartilhar