Participo de congressos e convenções regularmente. Em alguns específicos, participo como palestrante, expositor com minhas empresas ou ainda como congressista. Depois da pandemia, se intensificaram esses modelos de eventos, inclusive os presenciais, que voltaram com toda a força.
O agronegócio tem tomado a frente nessa área. Mas percebo que a maioria dos participantes não aproveita mais que 20% do que poderia. Muitos vão para passear. Não se preparam, não têm estratégia e não desencadeiam ações concretas posteriores aos eventos. Em síntese, são seres passivos que vão num evento cheio de oportunidades, mas esperam a mágica acontecer.
Participar de um congresso ou de uma convenção é uma oportunidade valiosa para expandir o conhecimento, estabelecer contatos profissionais e abrir portas para novas oportunidades, mas isso precisa estar associado a algumas estratégias. Por isso, resumi o que julgo essencial antes, durante e depois do evento.
Antes: o poder da preparação.
1. Pesquise os palestrantes e os temas
Um dos maiores erros é chegar ao evento sem conhecimento prévio sobre os temas e sobre os próprios palestrantes. Mas não só isso. Veja quem são os principais palestrantes, leia artigos e conteúdos relacionados a eles e ao que apresentarão. Isso não apenas permite que você acompanhe as discussões com mais profundidade, mas também possibilita que você faça perguntas mais inteligentes e tenha conversas mais ricas.
2. Conecte-se antecipadamente com os palestrantes e participantes
Sim. Tente se conectar previamente com eles, mandando uma mensagem de que você estará no evento e tem interesse no tema. Com as redes sociais, é possível se conectar facilmente. O LinkedIn e o próprio Instagram, por exemplo, são excelentes ferramentas para isso.
Ao se conectar com os palestrantes antes do congresso, você aumenta as chances de uma aproximação mais fácil e genuína durante o evento. Lembre-se, eles podem conhecer pessoas que talvez você também gostaria de se conectar. Ao comentar ou interagir com suas publicações, você já estará no radar dessas pessoas e poderá iniciar conversas mais assertivas quando o evento acontecer.
3. Estabeleça objetivos claros
Você precisa saber o que você vai fazer lá. Tenha objetivos definidos. Você quer ampliar seu conhecimento em determinado tema? Conhecer pessoas de um setor específico? Buscar parceiros de negócios? Reconectar com alguém? Definir isso antes do evento ajuda a focar suas ações e otimizar seu tempo. Acima de tudo, seja curioso.
4. Crie um plano de networking
Ampliar seu círculo de contatos deve ser prioridade em congressos, mas isso exige planejamento. Existe uma tendência natural de nos sentirmos confortáveis conversando apenas com pessoas que já conhecemos. Você precisa ser proativo se quiser ampliar suas conexões, por isso, identifique quem serão os participantes-chave ou as empresas representadas. Estude elas, se possível.
Durante: seja ativo, estratégico e presente.
Chegue cedo e se ambiente, converse com os organizadores e tenha clara a estrutura de como tudo vai funcionar. Veja como agir:
1. Participe ativamente das palestras
Um dos grandes erros é assistir às palestras de forma passiva, sem interagir ou fazer perguntas. O mínimo é levar algo para anotar ou use seu smartphone para os insights e os pontos principais. Sempre que possível faça perguntas ou contribua com observações, normalmente após as palestras, e tire fotos com os palestrantes. Publique nas redes sociais e marque-os (sem ser chato, claro). Essas atitudes não só ajudam você a absorver melhor o conteúdo, mas também a se destacar genuinamente para os palestrantes e outros participantes.
2. Coloque a prepotência no bolso, se misture e procure as pessoas
Muita gente vai num evento desses e volta para casa sem nenhuma conexão nova. Buscam o conforto das pessoas que já conhecem, evitando se expor. Ocorre que se todos fizerem isso, ninguém sai da sua bolha, porque esse comportamento limita as oportunidades de networking. Por isso, tente se sentar ao lado de pessoas novas, participe de rodas de conversas diferentes, com a mente aberta e visite stands. Seja curioso.
3. Tenha um discurso de apresentação preparado
Em congressos, as oportunidades para conhecer pessoas novas aparecem frequentemente, mas você precisa estar preparado para se apresentar de maneira rápida e clara, um pitch.
Tenha na ponta da língua uma espécie de “discurso de elevador”, o conhecido elevator pitch. Na prática, é uma breve descrição de quem você é, o que faz, seus objetivos e de como você pode ser uma pessoa interessante. Isso transmite uma imagem profissional e de uma pessoa bacana de se ter nas relações. Em síntese, uma pessoa preparada.
4. Troque contatos estrategicamente
Ao trocar contatos, não se limite a distribuir cartões de visita. Personalize a interação. Quando possível, anote algo sobre a pessoa na hora de registrar em seu celular. Isso ajuda a relembrar o contexto da conversa quando você for fazer o follow-up após o evento, tornando as futuras interações mais pessoais e eficazes.
O depois: follow-up é essencial.
O congresso não termina quando o último painel é concluído ou você vai para casa. O verdadeiro poder de um congresso está no que você faz com as informações e os contatos adquiridos depois dele terminar. Afinal, é na vida real que o jogo é jogado. Seguem mais três sugestões:
1. Siga nas redes sociais e mantenha contato
Devemos dar continuidade às conexões feitas durante o congresso, lembrando dos contatos não apenas quando precisarmos deles. Por isso, faça follow-up para consolidar os relacionamentos.
Assim, após o evento, envie mensagens de agradecimento para aqueles com quem você trocou contatos. Não esqueça de agradecer pela conversa e, se possível, marque uma nova interação, como um café (presencial ou virtual) para discutir potenciais colaborações.
2. Compartilhe o que aprendeu
Outra boa maneira de capitalizar sua participação é compartilhar o que você aprendeu com pequenos posts de insights nas redes sociais (isso também pode ser feito enquanto o evento estiver rolando) ou mesmo dentro da sua empresa. Assim, além de reforçar seu aprendizado, ainda se posiciona como uma pessoa proativa e atualizada. Vai te dar visibilidade dentro e fora da empresa.
3. Aplique os conhecimentos adquiridos
Ir a um evento desses e não aplicar os conhecimentos é como voltar do médico com a receita e não tomar o remédio. Capitalize ao máximo, colocando em prática o que você aprendeu. Afinal, você investiu tempo e dinheiro, então faça valer a pena colocando em marcha as novas ideias no seu dia a dia.
Por fim, já deve ter percebido que a regra é simples: não vá a lugar algum sem uma estratégia. Congressos e convenções são muito mais do que palestras. São momentos de troca, conexão e desenvolvimento. E cabe a cada um extrair o melhor dessa experiência.
Até a próxima.