Simpósios no CBSementes trazem avanços para o setor de sementes e discutem novas práticas e políticas

Informe publicitário

Edição XXVIII | 06 - Nov . 2024
   Os simpósios realizados em Foz do Iguaçu foram fundamentais para o sucesso do 22º Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) por impulsionar discussões que ampliaram o conhecimento e promoveram melhorias no campo das sementes.

   As coordenadoras dos quatro comitês da ABRATES, responsáveis por organizar os simpósios, destacaram os principais pontos discutidos e a importância para todo setor de sementes.

   Avanços para as sementes florestais
   Segundo Bárbara Dantas, coordenadora do Comitê de Sementes Florestais, um dos principais marcos do Simpósio Brasileiro de Sementes Florestais foi o anúncio da reestruturação das Regras de Análises de Sementes (RAS), com a inclusão de um capítulo dedicado às sementes florestais. A previsão é que as novas regras sejam publicadas no início do próximo ano.

   A pesquisadora também ressaltou a relevância de iniciar o simpósio com a plenária geral do CBSementes, na qual foram discutidas a importância das sementes florestais e a restauração ambiental, com enfoque nas ações do Ministério do Meio Ambiente e do Mapa.

   O simpósio abordou temas como o impacto das condições climáticas na regeneração das espécies e germinação das sementes em diferentes biomas, além de discussões sobre a organização e gestão de bancos de dados, com informações sobre germinação e características funcionais das sementes, que contou com a participação de palestrantes internacionais.

   Oportunidades no setor de sementes de forrageiras
   Para Jaqueline Verzignassi, coordenadora do Simpósio de Sementes de Espécies Forrageiras, os temas debatidos geraram reflexões importantes sobre o futuro do setor. “Entre os destaques, surgiram grandes oportunidades de negócios com sementes de forrageiras e certificações socioambientais, alinhadas aos pilares de sustentabilidade”, afirmou.

   A rastreabilidade e o autocontrole foram temas centrais no simpósio, com discussões sobre a necessidade de combater a comercialização de sementes de baixa qualidade
Padronização para   análises de sementes

   O primeiro Simpósio de Análises de Sementes, estreando com destaque na programação do CBSementes deste ano, atraiu um público de mais de 600 participantes. O evento destacou-se por enfatizar a relevância das Regras para Análise de Sementes (RAS), fundamentais para a padronização e garantia da qualidade das técnicas laboratoriais.
Entre as novidades, foi anunciada a criação de capítulos dedicados às análises de misturas de sementes, além do acesso exclusivo às RAS pela plataforma Wikisda, com conteúdos organizados por capítulos.

   Outra inovação apresentada foi uma nova metodologia para testar a germinação de sementes tratadas de soja e milho, aprovada recentemente pelo Mapa. Débora Rocha, vice-coordenadora do Comitê de Análise de Sementes e uma das organizadoras do simpósio, destacou que o método, utiliza o substrato "rolo de papel + vermiculita", proporciona resultados mais precisos sobre a qualidade das sementes.

   Desafios para a sanidade de sementes
   O Simpósio de Patologia de Sementes, organizado por Ellen Noly Barrocas, discutiu os principais desafios para melhorar a sanidade de sementes no Brasil. O ponto central foi a qualificação dos profissionais para identificar microrganismos e patógenos, para garantir a eficácia e segurança dos tratamentos de sementes.
Compartilhar