Entrevista Oilema 25 anos

Olhos voltados para o futuro do campo

Edição XXVII | 02 - Mar . 2023
Thiago Bergmann Araújo-redacao@seednews.inf.br
    O olhar voltado para o futuro sempre foi uma característica da família Gatto. Ao mirar novas fronteiras agrícolas, o patriarca, Amélio, fez a aposta de vender 22 dos 70 hectares que a família possuía no Rio Grande do Sul para adquirir uma área 100 vezes maior no extremo oeste da Bahia. Ao vislumbrar a nova legislação de proteção de cultivares, o agronômo Celito Missio deu o marco inicial para uma nova empresa especializada em multiplicação de sementes, baseada na capacidade de produção e na inovação tecnológica. Ao enxergar a crescente busca pela qualificação do mercado sementeiro, a já estabelecida organização surpreende ao lançar ainda em 2010 uma nova categoria de semente com garantia de 95% de germinação, além da inovação de vender no Brasil sementes de soja por unidade, e não por peso.

   E, agora, chegando aos seus 25 anos de atuação, a Sementes Oilema mais uma vez volta seu olhar para o futuro: além de pensar a nova geração de multiplicadores de sementes à sua frente, a empresa prepara as sementes que farão acontecer o novo campo, apostando na tecnologia, na informação e na partilha de conhecimento.

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   Uma história semeada com trabalho e inovação
   A história da Sementes Oilema começa, de forma oficial, em 1998, após a promulgação da Lei de Proteção de Cultivares: a nova legislação motiva o Condomínio Irmãos Gatto e o Condomínio Santa Carmem a pensarem novas formas de produzir sementes dentro dos novos parâmetros, mas trazendo a inovação como tônica.

   No entanto, esta era apenas a consolidação de um trabalho já iniciado pela família Gatto desde os primeiros momentos de sua instalação na região extremo-oeste da Bahia. Após a ousada decisão da compra da área na região, os filhos de Amélio fizeram as primeiras tentativas de plantio, nas quais verificaram a adaptabilidade da soja ao local. Já nos primeiros anos, Celito Missio, que trabalhava na época em uma empresa de sementes no Mato Grosso, estado no qual a sojicultora em área de Cerrado já estava estabelecida, viabilizava aos familiares o que havia de mais moderno na ciência sementeira.

   Assim, a plantação chamava atenção dos vizinhos pela sua qualidade, e, naturalmente, a propriedade virou um polo de fornecimento de sementes aos vizinhos, de acordo com o que ocorria na época. Era o surgimento de uma vocação que se concretizaria anos depois. “Começamos sem imaginar o crescimento”, conta Missio. Antes mesmo da existência de uma empresa de sementes, já havia no empreendimento dos Gatto uma usina de beneficiamento de sementes, de forma a qualificar a oferta necessária para a região do cerrado baiano, que contava com poucas opções de fornecimento.

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   A criação da Oilema lançou as bases para que o negócio de sementes do grupo familiar pudesse dar novos passos. Tais fundamentos foram sempre focados na qualidade do produto oferecido e no atendimento ao público consumidor. “Desde sempre, buscamos o diferente, não queríamos ser só mais um no mercado.”, relata Celito Missio, que ocupa a função de diretor-presidente na empresa. A ideia era manter-se na dianteira, proporcionando aos clientes sementes que rendessem mais, agregando ao produto aquilo que a ciência traz de mais moderno para o campo.

   Grande marco desta aposta ocorreu em 2010, quando a empresa lançou a Oilema Supreme: pela primeira vez no mercado brasileiro, uma multiplicadora de sementes garantia ao produtor germinação mínima de 95%. Ou seja, de 200 mil sementes plantadas, o resultado seria, no mínimo, 190 mil plantas de soja de alto potencial.

   Mas esta não era a única inovação deste lançamento. “Uma semente especial assim não poderia ser vendida por quilo”, pontua Missio, ao relembrar essa passagem. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que chegava ao mercado esse produto tão especial, a Oilema propunha uma nova forma de venda:  as embalagens de sementes deixam de ser negociados por seu peso e passam a ser ofertados por número. O consumidor poderia optar por sacos de 200 mil sementes – que renderiam, como já dito, ao menos 190 mil pés de soja – ou, em mais uma novidade, por big bags contendo cinco milhões de sementes.

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   O ineditismo da Oilema pode ser encontrado em outros pontos de sua história, como sendo por exemplo, a primeira empresa brasileira a utilizar a espiral rotativa durante o processo de beneficiamento de sementes de soja. Seguindo as tendências de mercado, a organização também adotou tecnologias de armazenagem: em 2020 seus estoques foram 100% climatizados, mantendo as sementes em ambiente controlado de temperatura e umidade relativa.

   Atualmente, as sementes produzidas pela Oilema são cultivadas por agricultores parceiros, sempre alinhados com a filosofia da empresa de proporcionar a máxima qualidade aos processos. Do campo, ela é recebida no centro de produção, localizado no interior de Barreiras (BA), onde ocorre toda a cadeia de beneficiamento e tratamento. Dali, ela é distribuída para diversos estados do Brasil central, em locais como Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No entanto, seu mercado mais forte ainda é aquele que fez surgir a empresa: a Bahia; cerca de 40% da produção permanece em território baiano.

   A partir de uma reestruturação administrativa ocorrida nos últimos tempos, oconteceu, no início de fevereiro deste ano, a implantação do Conselho de Administração da empresa, com sua primeira reunião. Composto por membros advindos das organizações que compõe a holding controladora da empresa, a Irmãos Gatto Participações e a Agro Santa Carmem Participações, e dois membros independentes, a nova estrutura buscará trazer ainda mais alinhamento da Oilema com o mercado e com o futuro do agronegócio. Os dois integrantes convidados têm uma grande vivência no ramo: Arlindo Moura, ex-diretor da John Deere para a América do Sul e ex-presidente da SLC Agrícola, e Marcus Fava Neves, professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de São Paulo.

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   Essa mudança na estrutura administrativa também vem trazendo transformações em áreas como governança, financeiro, gestão de recursos humanos, controladoria, marketing e comercial, além de chegar ao arranjo societário. São modificações que visam preparar a Oilema para sua perenidade.

    A semente certa para novos anseios
   A Sementes Oilema chega aos seus 25 anos tendo testemunhado a grande revolução pela qual passa a agricultura brasileira. Com a adoção de técnicas e tecnologias cada vez mais modernas, o agricultor, que antes comemorava produtividades de 40 sacas por hectare, hoje almeja alcançar produtividades que ultrapassem 100 sacas por hectare, já registradas por muitos produtores. Plantio direto, fertilidade e saúde do solo, maquinário avançado, digitalização são realidades que transformaram o agronegócio, tornando-o cada vez mais profissional, somando-se ao momento em que novas gerações assumem a gestão dos negócios.

   “Imagina com esse aparato a semente não se garantir. Protagonista nesse processo, a semente não pode falhar”, destaca Lucio Bertoli, gestor de Produção da empresa. Por isso, o papel da Oilema nessa mudança do campo também não é de mera espectadora. Inserida no mercado sementeiro com 35 cultivares, hoje em dia, é responsável pelo fornecimento de sementes para fazer germinar 2,5% da área total de plantio de soja no Brasil, que ultrapassa 43 milhões de hectares. Estabelece-se assim como uma das principais empresas fornecedoras de sementes no país.

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   O fato de ter galgado essa posição, para o diretor-presidente, não deve ser tomado como uma motivação para a acomodação, muito pelo contrário: “Incentivo nossa equipe a nunca pensar que estamos no topo”. É o comprometimento e o árduo trabalho desse grupo de pessoas qualificadas que ajuda sustentar essa visão e a meta de ampliar a participação da empresa no agronegócio.

   A ideia é crescer ainda mais. A Oilema está preparada para um crescimento entre 5 e 10% por ano, conforme descrito em seu planejamento estratégico. Afinal, como lembra o diretor-presidente, o mercado de sementes ainda tem um potencial gigantesco. “A demanda de sementes no Brasil aumenta duas a três Oilemas por ano”, explica. Uma das táticas é converter pessoas que ainda usam sementes próprias em consumidores de sementes comerciais. Outra iniciativa recente da organização é a de produzir três híbridos de sorgo, diversificando sua oferta de produtos ao mercado.

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   Também, ao fazer parte de um programa de melhoramento vegetal, a organização busca colocar-se em papel de destaque na inovação. A motivação, claro, é a de ter suas cultivares sendo multiplicadas e plantadas em todo território nacional. Para isso, está unida a outras três empresas sementeiras e outra de genética, formando a Genética Soy, que já está rumando a seus oito anos de trabalho, com cultivares já difundidas no mercado.

   “Temos a missão de fazer com que a nossa semente tenha impacto positivo na vida do agricultor”, destaca Missio. Para isso, as palavras são  informação e qualidade. Na visão da empresa, não basta apenas oferecer um produto de qualidade: é necessário proporcionar aos clientes dados relevantes sobre a semente que eles têm na mão, o que permite ao agricultor ter o máximo de informação para fazê-la chegar ao campo em seu máximo potencial. Por isso, toda a semente vendida pela Oilema pode ser rastreada desde seu plantio: por meio de aplicativo, é possível visualizar os resultados das análises de qualidade, o tratamento recebido, a tecnologia instalada e informações relevantes sobre a cultivar.

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   Outro fator importante é a proximidade que a empresa tem de seus clientes. “Sabemos quem planta nossas sementes”, conta o gestor comercial Paulo Levinski. Por isso, segundo ele, é possível sentir suas dores e seus anseios. 

   Um dos frutos dessa relação é formar clientes cada vez mais exigentes, uma geração de agricultores que vai demandar sempre mais, pois deseja performance por saber das evoluções constantes que a ciência tem proporcionado ao campo. “O agro novo já está acontecendo e estamos preparados para isso”, afirma Celito Missio.

   Com um olhar decidido ao futuro, a Oilema volta-se agora aos novos 25 anos que virão. Ainda seguindo os valores familiares que a trouxeram até seu quarto de século, como a aposta na inovação, nas relações e no trabalho duro, a empresa chega a um novo momento de maturidade, buscando oferecer a seus clientes sementes que possibilitem alto desempenho, que contenham em suas pequenas dimensões um universo de tecnologia e inovação. Assim, chegará nas mãos do agricultor a semente do novo campo.

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