XXI Congresso Brasileiro de Sementes traz programação especial e palestrantes qualificados

Informe publicitário

Edição XXVI | 03 - Mai . 2022
    O CBSementes, um dos principais eventos do setor sementeiro, será realizado de 12 a 15 de setembro em Curitiba; as inscrições estão abertas

    Com a programação praticamente definida e uma lista de palestrantes qualificados, o XXI CBS traz uma amostra do que será apresentado no evento,

   Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), a 21ª edição do CBS terá como tema central "Semente: Propulsora do Agronegócio". Na programação, palestras, painéis, sessões pôster com trabalhos científicos, além do showroom tecnológico.

    Temas como bancos de germoplasmas, edição gênica por meio de tecnologia CRISPR, conceitos de plantabilidade e os rumos do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia de sementes estarão no centro do debate durante os quatro dias de evento.

    O primeiro painel "Banco de Germoplasma - papel na manutenção da biodiversidade", terá a participação de duas pesquisadoras.  A Drª Vânia Azevedo, pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisa de batata CIP/CGIAR vai apresentar o tema "O papel do CGIAR na preservação das sementes a nível mundial". Também foi convidada para este painel a Drª Rosa Lia Barbieri, da Embrapa Clima Temperado, que abordará o tema "A participação da Embrapa em Bancos de Germoplasma a nível mundial".

    "Teremos uma programação especial, praticamente já definida e profissionais qualificados para debater o que há de mais inovador em termos de pesquisa na área de sementes", afirma o presidente do Comitê Organizador do CBS, Drº Fernando Augusto Henning. Num primeiro momento, Henning destaca, entre os temas, a importância dos bancos de germoplasma vegetais, para a garantia da sobrevivência e melhoramento das plantas.

    Outro assunto que pauta o evento refere-se à edição gênica aplicada à produção e qualidade de sementes em geral, com foco na tecnologia CRISPR que está revolucionando as pesquisas na área de genética em todo o mundo.

   Em linhas gerais, uma edição de genomas permite desenvolver cultivares resistentes a pragas, corrigir genes defeituosos e reescrever todos os genomas.

   "Queremos trazer para a discussão todas as tecnologias que estão chegando e já são realidade, preparando a sociedade para entender um pouco mais sobre essas ferramentas que são muito mais efetivas do que a própria transgenia, principalmente quando a gente fala em qualidade de sementes", enfatiza Henning.

    A importância da plantabiidade para diversas culturas é mais um assunto relevante dentro das discussões. Um dos palestrantes deste painel será o professor da Unesp, Dr. Paulo Roberto Arbex, que vai falar sobre grandes culturas e plantabilidade em geral.

    "O conceito de plantabilidade vem sendo utilizado para conferir a qualidade de semeadura, sendo um desafio em termos de estabelecimento das culturas".

   Além de falar sobre novas tecnologias e inovações do setor sementeiro, o CBS vai debater um assunto essencial à classe sementeira: o futuro do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia de sementes. Esse painel será organizado pela professora Denise Cunha Dias, editora-chefe do Journal of Seed Science (JSS). "Esse é um momento oportuno para falarmos sobre isso e a professora tem boa inserção nas universidades. Ela sente as dores e as necessidades dos alunos em relação ao mercado sementeiro", complementa Henning.

   Durante os quatros dias de CBS são esperados técnicos, produtores rurais, empresários, pesquisadores, docentes e estudantes, além de representantes da indústria e do governo vinculados ao setor de sementes

   EVENTO:
   XXI Congresso Brasileiro de Sementes
  Data: 12 a 15 de setembro de 2022
  Local:  Expo Unimed, Curitiba (PR)
  Inscrições: https://www.cbsementes.com/.
Compartilhar