Estrutura de Armazenagem no Mato Grosso do Grupo Kothe

Entrevista com o Gerente de Qualidade Wagner Soares

Edição XXVI | 01 - Jan . 2022
    A Kothe S.A. é referência como um dos melhores e mais completos operadores logísticos, com soluções inovadoras, sustentáveis e excelência na entrega. Nos últimos anos vem investindo com força total no Agronegócio, expandindo suas divisões em Transporte, Armazenagem, Tratamento de Sementes Industrial e Distribuição. Para falar da Divisão Agro, convidamos o Gerente Corporativo de Qualidade do Grupo Kothe, Wagner Soares, abordando os processos de qualidade nos armazéns dedicados ao agro.

    SN: Wagner, nos conte como a Kothe iniciou a atuação no Agro.
    Wagner: Estamos presentes em toda a cadeia logística dos nossos clientes, apresentando várias soluções e cases de sucesso. Nós transportamos desde matéria-prima para a industrialização, insumos para a produção, transferências entre unidades fabris, transporte do produto acabado para redes atacadistas e varejistas, logística de recebimento de mercadoria, armazenagem e distribuição. Interface gráfica do usuário, Site

    A Kothe Agro iniciou sua atuação como transportadora para este segmento, e hoje nos tornamos um dos maiores operadores logísticos nacionais. Evoluindo dos tradicionais serviços de transporte, armazenagem e distribuição para agregar valor à cadeia do cliente com o tratamento de semente industrial (TSI). Hoje, somos uma das operadoras mais verticalizada do mercado brasileiro de agronegócios!

    Para atender a demanda do setor, nos capacitamos e nos preparamos para entender as necessidades e especificidades do mercado de insumos agrícolas, sementes, defensivos e produtos acabados, desenvolvendo soluções próprias para serviços logísticos destes produtos. Kothe Agro é a nossa divisão de negócio dedicada ao atendimento e desenvolvimento de logística especializada para o setor do agronegócio.

    Nossos Armazéns estão próximos dos principais centros de plantio do País: Mato Grosso, Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul. Nossas operações asseguram rapidez e total controle de qualidade até o cliente final.

    Reduzimos a distância entre produtores, fabricantes e clientes, garantindo agilidade, segurança e visibilidade em tempo real para o negócio de nossos clientes.

    O primeiro empreendimento dedicado ao armazenamento de sementes foi na cidade de Primavera do Leste, Mato Grosso. O armazém começou a operar em 2020 já com 100% de sua capacidade. Com o sucesso e o crescimento do agronegócio no Brasil, o Grupo Kothe decidiu, de maneira estratégica e assertiva, construir o segundo empreendimento dedicado a armazenagem e TSI. Dessa vez a cidade escolhida foi Lucas do Rio Verde, no norte do MT, na cidade de Lucas do Rio Verde cerca de 334 Km da capital Cuiabá.

    O armazém de Lucas do Rio Verde é uma estrutura gigante e conta com um terreno de 100 mil m². Para se ter uma ideia, somente a área para armazenamento de sementes é de mais de 24 mil m². A estrutura ainda conta com área administrativa, refeitório, área de convivência, guarita, sala de apoio ao motorista, dentre outras estruturas para melhor comodidade dos colaboradores e parceiros.
kothe.jpg 190.08 KB


    SN: Quais os diferenciais do Armazém de Lucas do Rio Verde?
    Wagner: Cuidamos para que os produtos dos nossos clientes sejam armazenados com perfeição, priorizando as particularidades de cada mercadoria. Nossos CDs possuem estruturas super modernas  e  equipadas,  com controle  total sobre as cargas armazenadas, possibilitando rápida localização e expedição de entrega.

     O armazém de Lucas do Rio Verde, sem sombra de dúvidas, é um dos mais completos dentro do estado do Mato Grosso. Conforme dito anteriormente, o armazém conta com mais de 24 mil m² com um rigoroso sistema de refrigeração e controle de umidade. Para se ter uma ideia o armazém tem 31 docas com uma área de Picking com mais de 5 Mil m², também refrigerada e com controle de umidade, assegurando assim a qualidade na movimentação.

     O armazém conta também com um sistema robusto no que tange a parte de segurança patrimonial. Todo o perímetro do armazém é murado com placas pré-moldadas maciças de concreto com 8 cm de espessura e com 2,40 m de altura, protegidos por cerca de eletrochoque com seis fios e concertina. Temos eclusa com capacidade para recebimento de caminhão/rodotrem onde as vistorias são realizadas antes dos mesmos adentrarem no armazém. Os portões possuem sistema de intertravamento, não sendo possível que o primeiro portão de acesso seja aberto se o segundo portão estiver aberto, e a nossa portaria é blindada. O armazém também é equipado com o  alarme e circuito fechado de televisão, que é monitorado por uma empresa terceirizada 24 h por dia. O objetivo é proporcionar aos nossos parceiros a maior tranquilidade na cobertura de seus produtos. A Kothe não mede esforço no que tange investimento em segurança patrimonial.

    SN: O armazém de Lucas do Rio Vede realiza tratamento de sementes?
    Wagner: Temos a solução ideal para o tratamento de sementes industrial de soja, milho e algodão. O TSI (Tratamento de Semente Industrial) facilita o processo operacional do produtor, previne que ele se exponha ao tratamento de sementes feito na fazenda e elimina os riscos de misturas de peneiras e cultivares. A tecnologia também proporciona maior germinação, longevidade de armazenamento e uniformidade da lavoura, além de proteger o potencial produtivo. Temos três máquinas de TSI de última geração, feita exclusivamente para operar no CD de Lucas do Rio Verde. A área dedicada ao TSI é de mais de 2 mil m², equipada com empilhadeiras, sala de químicos e com uma equipe especializada. As máquinas conseguem tratar mais de 70 toneladas de sementes por hora. A Kothe prima por oferecer uma semente que permite ao produtor apenas abrir a embalagem e plantar. No futuro, nosso próximo passo é oferecer novas soluções completas com foco nas necessidades de cada região.
Compartilhar