Atividades da ABRASEM

Informe publicitário

Edição XXV | 04 - Jul . 2021
    O negócio de sementes é dinâmico, neste sentido, o Comitê de Legislação da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas) realizou em maio último uma reunião para alinhar as revisões das Instruções Normativas dos grupos de trabalhado do MAPA (IN 09/2005, IN 24/2005, RNC e RENASEM). Por outro lado, o Comitê de Fitossanidade da entidade, realizou reunião para alinhar tópicos referentes aos grupos e subgrupos de trabalho da SAA (Seed Association of the Americas).

    O Comitê dos Executivos da Abrasem, visando alinhar questões referentes à Portaria 306/21, que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, reuniu para tomar in inciativas conjuntas. A Ferrugem Asiática da Soja requer atenção especial pelos danos que pode causar. 
 
    A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), Abrasem, CropLife Brasil, representantes do setor sementeiro e das empresas obtentoras, têm acompanhado atentamente as discussões sobre a Portaria nº 306, publicada recentemente, que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS). 
   
    Neste sentido, em 07 de junho, as Entidades protocolaram junto ao MAPA, uma Carta Conjunta ressaltando a preocupação de todo o setor de sementes com os possíveis impactos da referida portaria, solicitando especial atenção em relação:
• Aos estudos técnicos que embasaram à tomada de decisão quanto a propostas de ato normativo, bem como aos processos de Análise de Impacto Regulatório (AIR);
•  Ao Art. 10º que fere o que legislações vigentes da área de sementes e mudas, como a própria Lei Nº. 10.711/2003 e o Decreto Nº. 10.586/2021; e
• A criação, no âmbito do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas - DSV/SDA, de um Comitê Nacional de Fitossanidade com caráter consultivo.

    Outra importante reunião da Abrasem foi com a Abrass e a Croplife Brasil. Na oportunidade foram discutidos temas de muita importância para a indústria de sementes e para o agronegócio brasileiro, constantes das agendas das entidades. O compromisso é somar esforços, buscando uma atuação alinhada, complementar e bastante próxima, na defesa dos objetivos comuns.
Compartilhar