Semente ou grão?

A pergunta crucial na hora da colheita

Edição XXVII | 06 - Nov . 2023
   Sabemos que responder perguntas faz parte do dia a dia de qualquer atividade. E no meio do agronegócio não seria diferente. O fato é que perguntas como esta, de grande impacto, tanto financeiro quanto de imagem, são feitas inúmeras vezes ao dia durante a colheita e controle de qualidade, e a rapidez de uma resposta assertiva é o grande desafio de todo setor sementeiro.

   O poder desta pergunta é tão grandioso que respondê-la pode ser a única maneira de entender o sucesso ou o fracasso de grandes empresas sementeiras, do aumento da taxa de utilização de sementes, do aumento do uso de tratamento industrial de sementes, entre outros. A resposta desta simples pergunta desencadeia uma série de consequências para o setor, mas principalmente para o sucesso do agro brasileiro.

   Entender a real importância e avaliar todo cenário, incluindo dados, impactos atuais e futuros, logística, recepção, clima e principalmente, ter a previsibilidade da qualidade futura dos lotes oriundos, é quase um dom. Essa análise criteriosa, de visão sistêmica, é uma característica que o responsável técnico deve possuir para tomada de decisão.

   Exposto o grandioso desafio de responder a tal questionamento, iremos, de maneira cautelosa, dispor de estratégias e maneiras que impactam na assertividade dessa decisão. É preciso ter o cuidado, obviamente, para não trazer aqui uma solução milagrosa, pois esta inexiste; mas, ao mesmo tempo, deve-se expor a todos uma reflexão sobre a importância do tema e direcionar aos responsáveis técnicos os pontos importantes a serem avaliados, para que a decisão seja, no mínimo, bem pensada e analisada com critério, pois o foco principal na ponta da linha é o sucesso do agricultor e, consequentemente, o sucesso da empresa produtora de sementes.

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   Ao se analisar uma resposta para o tema, primeiramente devemos estar cientes de uma informação que é a grande “espinha dorsal” de qualquer estratégia norteadora: qual é o entendimento do responsável técnico do padrão de qualidade de sementes exigido pelos clientes, além disso, entender a real necessidade de seus clientes finais é, sem sombra de dúvidas, a primeira estratégia a ser discutida aqui. Portanto, iremos elencar cinco tópicos essenciais para a melhor tomada de decisão.

  Padrão de mercado
   Entender a exigência do mercado acerca da qualidade das sementes é uma das primeiras tarefas de casa a serem feitas pelos tomadores de decisão. O bom entendimento deste parâmetro é o grande guia para tomada de decisão sobre o padrão de sementes a qual busca-se na empresa produtora de sementes. É importante também mencionar que algumas empresas usam estratégias de diferenciação no mercado, o que pode ser tanto para cima (mais qualidade compossível maior preço) quanto para baixo (qualidade inferior com possível menor preço). Qual é a estratégia, de qualidade e preço, dos produtos de sua empresa? Reflita.

   Estrutura  disponível
   Os complexos industriais de sementes, na sua grande maioria, estão passando por uma reestruturação e/ou modernização. Entenda-se, por complexo industrial, o processo desde a estrutura de recepção, armazenamento temporário, secagem, beneficiamento e armazenamento final. Este complexo, na grande maioria das vezes, foi dimensionado para um momento do passado em que não se imaginava tamanho crescimento e evolução do agronegócio brasileiro. Em outras palavras, poucos sementeiros previam que aquele grande projeto de 30 anos atrás, mesmo que grandioso para época, fosse considerado hoje uma estrutura pequena ou com muitos ajustes a serem feitos, os famosos “puxadinhos”.

   Diante disso, outro ponto a se estudar e entender a fundo é: qual estrutura disponível tenho em minha empresa? O entendimento sobre essa pergunta trará ao tomador de decisão análises do negócio como um todo, bem como as possibilidades técnicas que o responsável possui a sua disposição. Seguem alguns itens de análise que possuem correlação direta perante a estrutura física disponível nas unidades produtoras:
- número de cultivares possível de serem recebidas ao mesmo tempo;
- estrutura de secagem vs. volume colhido no dia;
- estrutura de secagem vs. umidade de colheita;
- volume de sementes a ser colhido no dia vs. capacidade de recepção;
- volume de sementes a beneficiar vs. pulmão de armazenamento;
- características técnicas de cada cultivar vs. indústria de beneficiamento de sementes (IBS) disponível em meu complexo;
- padrão de qualidade de colheita vs. temperatura do armazenamento final das sementes;
- volume de sementes colhido vs. capacidade de armazenamento;
- número e tamanho dos produtores cooperados vs. quantidade de caminhões disponível para colheita.

   Enfim, o entendimento acerca da estrutura física de uma empresa é como a metáfora de um guerreiro espartano que, em batalha, estava sempre bem treinado, armado, alimentado e protegido. Do contrário, os tomadores de decisão, que não possuem conhecimento concreto sobre sua estrutura disponível, se equivalem a um guerreiro despreparado e desprotegido, prestes a ser abatido em frente de batalha. Qual é o guerreiro da sua empresa? Novamente, reflita.

   Portifólio de produto
   Este é um tópico bastante desafiador no atual cenário em que vivemos. Em meio a uma enxurrada de lançamento de cultivares, obtentores cada vez mais exigentes por volume e novas tecnologias entrantes, a gestão da produção de sementes de alta qualidade é cada vez mais complexa. É importante relembrar que todo plano de cultivares é definido pelo menos oito meses antes da colheita, plano este no qual os times de produção e comercial validam contratualmente com os obtentores as metas de produção de cultivares comerciais e lançamentos. A sinergia entre os setores (comercial e produção) permite que, mesmo com metas em contrato, existam análises mais complexas e criteriosas ao longo da colheita, identificando a real importância estratégica de alguns materiais.

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   Entender a importância da união destes dois setores (produção e comercial) é fundamental para o sucesso de uma empresa produtora de sementes. Pense comigo: o setor de produção possui a informação do que está sendo definido como colheita naquele momento, com os devidos dados de qualidade e produtividade real de determinados cultivares? Já o setor comercial detém a importância de cada cultivar para o negócio, ou seja, a troca de informação entre ambos pode desencadear grande ajuste de rota no momento da colheita, tornando a empresa também grande estrategista de portfólio e principalmente, por incrível que pareça, empresa com foco em qualidade? Portanto, outro ponto a ser refletido aqui é: como anda sua empresa em relação à sinergia entre setores?

   Plano de produção
   Este tópico diz respeito ao estudo preliminar da necessidade de áreas para o atingimento das metas de produção de sementes propostas pela empresa. A assertividade de um bom plano de produção pode ser fator determinante do motivo pelo qual muitas empresas produtoras de sementes consigam, ano após ano, bater suas metas de produção. Este planejamento tem por objetivo principal dispor ao sementeiro maior amplitude de opções no momento da colheita, bem como análise preditiva dos riscos aos quais, historicamente, as áreas ou cultivares são submetidas. Alguns pontos são fundamentais para o sucesso de um plano de produção, tais como:
- nível técnico de dificuldade de determinado material produzir semente;
- janela de semeadura da cultivar;
- dados de rendimento de IBS;
- dados de histórico pluviométrico da região a qual o plano será executado;
- potencial produtivo das áreas principalmente após maturidade fisiológica;
- nível tecnológico das fazendas produtoras.

   A pergunta que fica é: você tem desenhado estrategicamente seu plano de produção, analisando os diversos fatores que compõe a complexidade da produção de sementes?  

   Equipe
   O segredo dos campeões e a grande resposta da pergunta inicial podem ser resumidos neste tópico. Hoje sabemos que o grande desafio de qualquer empresa é formar equipes. 
Estas equipes são as molas propulsoras do negócio de maneira geral. Manter um time bem treinado, motivado e com espírito de dono realmente é sonho de qualquer empresa produtora de sementes. Mas não gostaria aqui de falar mais do mesmo e sim de realmente fazer refletir sobre a importância de ter equipes voltadas à assertividade no negócio de sementes.

   O meio do agro, como rotineiramente falamos, é uma indústria a céu aberto e, de maneira geral, grande parte de suas atividades são executadas no campo. É nessa hora que vemos a importância das equipes técnicas que, rotineiramente, são colocadas à verdadeiras provas de resistência, principalmente em momentos cruciais como a colheita.

   Ter um time que entenda a importância deste momento único de janela de oportunidade e que entenda que todo o sucesso ou fracasso do ano, vem da sua dedicação durante momentos como estes faz a grande diferença. De maneira alguma gostaria de deixar a imagem que a simples dedicação dos profissionais de forma isolada, isso também é sinônimo de sucesso. Porém, reforço a importância de termos um time bem treinado e motivado, com estrutura e suporte adequados às demandas da atividade.

   A verdadeira equipe de sucesso tem apoio da empresa, tanto em âmbito pessoal como profissional, e conta com remuneração compatível a suas entregas. Entender a importância deste profissional para o setor, bem como fazê-lo entender a importância de seu papel perante o sucesso da empresa, é a chave do sucesso do negócio.
Importante também reforçar aqui que não existe receita de bolo para produção de sementes e que estes cinco tópicos anteriormente citados são apenas parte de uma estratégia mais ampla e complexa; porém, são essenciais para as empresas produtoras de sementes que buscam ter longevidade no seu negócio.

   Sendo assim, voltando à pergunta inicial: É semente ou grão? Bom, se todos os temas abordados anteriormente forem devidamente colocados em prática e se a empresa tem suas estratégias claras e definidas, com o propósito da melhoria contínua, a resposta à pergunta anterior fica apenas a cargo de São Pedro, e isso pode se considerar como sinônimo de sucesso.

   Igual a uma série de TV, deixamos aqui uma segunda pergunta para a próxima temporada. Se considerarmos como verdade que todos os campos são considerados potenciais produtores de sementes, qual, de fato, é a melhor estratégia para produção de sementes com excelência, vistos os desafios do momento da colheita? Esse tema deixaremos para uma próxima conversa.

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