A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), com sede em Rondonópolis (MT), está completando 40 anos de história. Nascida em 10 junho de 1980, e atualmente com 30 associados, a associação acompanhou ao longo dos anos a evolução do agronegócio, sempre ditando seu ritmo inovador, técnico e humano na área.
Nestes 40 anos, a Aprosmat, atendeu demandas e desafios que surgiram a cada safra, investindo em capacitação dos seus profissionais e associados, com cursos e oficinas, sempre ministrados pelos nomes mais renomados do setor. O conhecimento foi levado para todos os cantos de Mato Grosso, com rodadas técnicas que percorreram as principais regiões produtoras de sementes do Estado, oferecendo palestras com pesquisadores, especialistas e demais referências da área de sementes.
Nesta caminhada, a Associação investiu no desenvolvimento humano, com programas de motivação e liderança aos seus profissionais. Aos associados, foram proporcionadas missões internacionais, onde foi possível acompanhar palestras, exposições de máquinas, reuniões com multinacionais, entre outros, ampliando assim o conhecimento e expandindo o networking dos integrantes do grupo ligado ao setor sementeiro.
Os laboratórios da Associação também merecem um destaque especial, por subsidiarem todo tipo de informação necessária aos produtores de sementes. A Aprosmat mantém o Laboratório de Análise de Sementes, Laboratório de Nematologia e Laboratório de Sanidade.
O Laboratório de Análises de Sementes da Aprosmat foi criado em 22 de maio de 1989 e é admitido como membro da International Seed Testing Association (ISTA). Já o Laboratório de Nematologia iniciou as atividades em 1o de março de 2007, e é considerado de excelência em análises nematológicas e o Laboratório de Sanidade, implantado em 2001, identifica a presença de fungos em sementes de diversas culturas. Em comum, os três laboratórios possuem excelência de equipe técnica, que é constantemente submetida a treinamento de reciclagem e conhecimento, mantendo assim altos padrões de qualidade.
image.png436.77 KB A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso tem ainda como ponto forte a facilidade de comunicação e interação junto aos produtores e empresas, e, para isso, mantém a Ouvidoria, onde é possível oferecer e receber informações de forma prática e com rápida resposta.
Todo esse trabalho e ações desenvolvidas em 40 anos de história fizeram a Aprosmat ser uma referência para o setor produtivo em âmbito Estadual e Federal, e por isso desafio de estar preparada para o futuro é maior ainda. A Associação investe em qualificação de pessoas, otimizar processos, reduzir custos de forma sustentável, apoiar o uso sustentável de recursos, amparar o meio ambiente e projetar o setor sementeiro para os novos cenários que virão através da agricultura moderna.