Consultas

Edição XXII | 03 - Mai . 2018
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Nesta última safra, tenho tido muitas sementes de soja apresentando tegumento rompido. Qual o impacto disso no potencial de armazenamento dos lotes?

   Toda semente possui três partes, que, no caso da soja, são o tegumento, que possui a função de proteger a semente; os cotilédones, para nutrição nos estágios iniciais de germinação e emergência; e o eixo embrionário, que originará a nova planta. Assim, caso o tegumento esteja rompido, a semente perderá parte de sua proteção, diminuindo seu potencial de armazenamento.  A intensidade do efeito é função do grau de rompimento e localização, estimando-se que uma semente de soja com rompimento de 5mm tenha um potencial de armazenamento de 3 meses em condições de 250C.


    No caso de arroz, as fissuras e amarelamento dos grãos trazem prejuízos ao produtor de sementes, assim como para o agricultor. Por acaso, há alguma precaução que já podemos tomar para diminuir a incidências destes danos?

    As fissuras nas sementes de arroz são ocasionadas principalmente por alto gradiente de umidade dentro da semente com umidade inferior a 20%. Assim, para evitar isto, é necessário que a colheita seja feita quando as sementes estiverem entre 20-24% de umidade. Quanto ao amarelamento, este ocorre devido ao aquecimento das sementes enquanto aguardam o processo de secagem. Sementes ou grão de arroz com mais de 20% de umidade aguardando a secagem por mais de 12 horas tendem a amarelar (deteriorar).


    Como funciona a exportação/importação de sementes certificadas de sementes frente às diferentes legislações existentes em cada país?

    As sementes possuem classes e categorias. No Brasil, temos a classe certificada e a não certificada. A certificada apresenta 4 categorias, sendo: a genética, a básica, a certificada 1 e a certificada 2, enquanto que a classe não certificada apresenta as categorias S1 e S2. Estas denominações não são iguais entre os países, no entanto mantêm o número de gerações praticamente igual, sendo que na maioria dos países as categorias certificadas são: genética, básica, registrada e certificada e não certificada. Estas informações são disponibilizadas para quem importa ou exporta sementes. 


    Soube que um agricultor solicitou junto ao MAPA autorização para produzir sementes de um híbrido comercial de milho, utilizando o anexo 33 da Lei de Sementes.  Pergunto se isso é possível e como?

    A produção de sementes de milho híbrido é diferente da produção de sementes de soja, pois para produção de um híbrido há necessidade das linhas parentais, enquanto para uma planta autógama, como soja, isto não é necessário, uma vez que o filho será igual ao pai. Assim, caso o agricultor tenha a nota fiscal da compra das linhas parentais, poderá produzir as sementes do híbrido, não sendo aceita a nota fiscal da compra do híbrido, pois o filho será bem diferente do pai. O difícil é encontrar a empresa que venda as linhas parentais para um agricultor. 


    Estou atualmente em fase de planejamento de uma UBS para 300.000 sacas de soja. Assim,  há alguma recomendação em relação ao posicionamento ideal das mesas de gravidade? Estas deveriam ser antes ou depois do padronizador por tamanho?

    A mesa de gravidade é uma máquina que separa os materiais com base na diferença de peso específico entre eles e em menor grau na diferença de tamanho. Para tamanho, há equipamentos melhores e mais baratos, que também fazem o mesmo trabalho; entretanto, para separação com base no peso específico, é a única máquina comercial. Assim, é essencial que a mesa de gravidade esteja posicionada após o padronizador por tamanho.  


    Nesta seção procuramos atender aos questionamentos enviados pelos leitores. As eventuais dúvidas sobre temas veiculados pela SEEDnews ou mesmo outros pertinentes à atividade agrícola, podem ser encaminhadas para redacao@seednews.inf.br 

Compartilhar