O comércio de sementes continua a crescer por todo o mundo

Edição XXVII | 03 - Mai . 2023
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br
   O mercado global de sementes comerciais teve um crescimento significativo nos últimos dois anos. A indústria de sementes ainda sofreu alguns desafios relacionados à pandemia de coronavírus, incluindo o alto custo de produção de sementes devido à escassez de mão de obra, altos custos de insumos, frete e logística e moedas desfavoráveis. No entanto, os elevados preços de venda de sementes reduziram o impacto adverso do custo de produção mais elevado. Em 2021, os preços dos cultivos, especialmente para as culturas que representam os mercados de sementes mais importantes, aumentaram significativamente, devido à demanda de grãos da China acima do esperado. As áreas de cultivo foram favorecidas pela maior demanda e clima ideal, enquanto a melhoria dos lucros dos agricultores aumentou  mais os investimentos em sementes de alto valor.

   Em 2021, o mercado global de sementes comerciais cresceu 7,1% em relação a 2020, atingindo um valor estimado de 47,2 bilhões de dólares. O crescimento nos mercados de sementes mais proeminentes - EUA, China e Brasil - durante 2021 impulsionou o crescimento geral da indústria. O aumento da demanda de volume e os preços mais altos das sementes de milho dos EUA e China e de soja do Brasil contribuíram ainda mais para o crescimento geral da indústria durante o ano. Em 2021, a participação dos EUA no mercado global de sementes comerciais foi de 32%, e o valor de mercado do setor cresceu 9%; juntas, as vendas de sementes de milho e soja no país aumentaram em 1,195 bilhão de dólares. O mercado de sementes da China, compreendendo 16% da participação no mercado global, cresceu principalmente nos setores de milho e sementes de hortaliças. Em nível regional, em 2021, a América do Norte foi o maior mercado, com 37% da participação mundial, seguida pela Ásia-Pacífico (26%), Europa (19%), América do Sul (14%) e Oriente Médio e África (4%).

Gráfico 2 mercado global.jpg 115.37 KB


   Assim, o mercado global de sementes cresceu em todas as regiões, sendo a América do Norte o mercado de crescimento mais rápido. O mercado de sementes de milho dos EUA contribuiu com 72% do crescimento regional geral em 2021. A área de milho sob variedades geneticamente modificadas no país cresceu 3% em 2021, em relação a 2020, enquanto a área sob variedades convencionais diminuiu 11%, indicando o aumento do cultivo de sementes de alto valor durante o ano. Na Ásia-Pacífico, milho e vegetais foram os principais impulsionadores do mercado em 2021. A China contribuiu para a maior parte do crescimento regional em ambos os segmentos; preços mais altos de vegetais e um aumento de 5% na área de milho na China impulsionaram o crescimento do mercado de sementes.

   A região europeia teve clima favorável, e as áreas de girassol, hortaliças e milho cresceram em relação aos anos anteriores, levando a um crescimento de mercado de 6,7%.
As vendas do mercado latino-americano de sementes, por sua vez, cresceram 5,1%, atingindo 6,6 bilhões de dólares em 2022. O crescimento na região foi impulsionado pelo Brasil, principalmente pelo setor de sementes de soja e em parte pelo setor de sementes de milho. O valor do mercado de sementes da Argentina caiu 4% em 2021 devido à queda nas áreas plantadas de milho e à queda nos preços das sementes.

   Mercados de Sementes Agrícolas
   Os preços das commodities e as condições climáticas na época da semeadura influenciam significativamente nas áreas plantadas. O mau tempo afeta negativamente a demanda e os preços das sementes, e os preços mais altos das commodities e os lucros dos agricultores aumentam os gastos com sementes de alto valor. Aumentos nos lucros dos agricultores estão relacionados à troca de área cultivada entre as safras. Em 2021, os preços de milho, algodão, soja e trigo aumentaram, impulsionados pela demanda da China, principalmente de milho e soja, devido ao crescimento do rebanho suíno após os impactos da peste suína africana e do mau tempo no Brasil em 2020/21, limitando o fornecimento.

Gráfico 1 mercado global.jpg 91.71 KB


   No caso do trigo, o clima desfavorável limitou a produção na Rússia, reduzindo os estoques globais e impulsionando o preço do mercado global. Em geral, as condições climáticas em 2021 para a maior parte do cultivo de safras em nível global foram favoráveis, impactando positivamente no plantio de safras e nas vendas comerciais de sementes.

   Perspectivas de mercado
   Vários drivers prometem sustentar o crescimento do mercado global de sementes no futuro. O aumento da população e a maior demanda por grãos alimentícios impulsionam a demanda no mercado de sementes comerciais. Como a semente sozinha responde por 74% do ganho de rendimento dos cultivos, ela sempre permanecerá um ponto de foco para atender às metas de sustentabilidade. 

Compartilhar