Inovando o beneficiamento de sementes

Informe publicitário

Edição XXIII | 04 - Jul . 2019
Profile Industries-chari@profile-ind.com

    A Profile Industries, sediada nos EUA, criou uma solução com grandes  benefícios para ajudar os produtores de  sementes a fazer melhores negócios. A necessidade é a mãe da invenção. Para a empresa, esse foi definitivamente o caso quando surgiu sua linha de equipamentos rotativos, há uma década.

    “A tecnologia foi desenvolvida para um cliente canadense que tinha um problema. Sem nenhuma maneira de separar as partículas não-redondas, ele precisava de algo que fizesse o trabalho com eficiência e não impactasse a qualidade da semente”, diz Steve DeJong, presidente da Profile Industries, de Minnesota.

    A empresa oferece separadores em espiral e classificadores rotativos. Ambos separam muito bem, mas o rotativo melhora a qualidade, o rendimento e reduz os custos de mão de obra. Assim, oferece todos os benefícios de um separador espiral fechado, mas funciona mais rápido e é mais fácil de ajustar, conforme o lote de sementes, devido ao uso de um PLC automatizado. Não só isso, mas literalmente não há inconvenientes em ajustar durante o beneficiamento devido ao seu design exclusivo.




    Os classificadores rotativos oferecem três benefícios:

    Maior qualidade – O classificador rotativo é capaz de remover melhor sementes  deformadas, enrugadas e danificadas do que um  separador espiral padrão. Isso resulta em um melhor produto final.

    Eficiência – Segundo DeJong, há menos perda de semente boa com o classificador rotativo. “Nós mudamos a geometria do espiral e giramos seu centro com motor, obtendo RPMs variáveis. Isto resulta em colocar energia na semente redonda para fazer com que ela role mais rápido para sair da espiral. Desta maneira  aumenta-se a quantidade de sementes boas que entram no saco, reduzindo a quantidade de sementes boas que entram no fluxo dos rejeitos nos separadores de espiral padrão”, observa.

    Fácilidade de uso – DeJong diz que os classificadores rotativos são mais fáceis de usar do que espirais tradicionais: “Quando começamos a trabalhar com  classificador rotativo, nos livramos de muitos ajustes manuais necessários com um espiral padrão. Nós automatizamos o equipamento usando um controlador VFD”. 


    Chris Ens, da Ens Farms, com sede na província canadense de Manitoba, pode atestar a diferença que o separador rotativo da Profile Industries fez em seu negócio. “Verificamos que estávamos perdendo muita semente boa junto com o descarte no beneficiamento de sementes de soja. Assim, observando o trabalho dos classificadores rotativos, testamos alguns em linha com nossas espirais de núcleo estacionário e descobrimos que nosso descarte foi bastante reduzido com o rotativo”, afirma Ens. “Descobrimos que poderíamos economizar até 5% a mais de produto, em média, com o rotativo. Melhor qualidade e menos perdas – você ganha nos dois sentidos com um rotativo ”, conclui.

    Ray Hurt, do Tennessee’s Hurt Seed, concorda. Ele usa o classificador rotativo há três anos em sua unidade de beneficiamento de sementes (UBS) original e agora o usa em uma nova UBS que construiu em 2019. “Não sei se possuo outro maquinário que consuma menos tempo para ajustar; e, em nossos negócios, a pontualidade é fundamental. Para quem trabalha com sementes de soja, eu não teria uma UBS sem o separador rotativo”, diz Hurt.

    “Estamos desenvolvendo algo novo, permitindo que o classificador rotativo funcione de maneira ainda mais eficaz. Também estamos trabalhando para torná-lo menor para UBS’s que não tenham altura ”, afirma DeJong. 


    Para mais informações, visite profile-ind.com

Compartilhar