III Congresso Paraguaio de sementes

Edição XXIII | 04 - Jul . 2019
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Em julho, a associação paraguaia dos produtores de sementes (Aprosemp) realizou seu terceiro congresso na “Ciudad del este” com o lema “Semeamos, que se levante o Paraguai”, em guarani, “Ñañemity, topu’ã Paraguay”.

    O evento contou com cerca de 400 participantes, sendo parte vindos do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, abordando aspectos de políticas públicas, melhoramento vegetal, biotecnologia, plataforma legal, ciência e tecnologia e, comercialização de sementes. Também durante o evento, foram apresentados pôsteres de trabalhos técnico científicos sobre a temática sementeira.




    O Paraguai possui um dinâmico negócio de sementes, cujo principal deles é com sementes de soja para mais de 3 milhões de hectares semeadas anualmente, estando logo atrás, o cultivo do milho, com mais de 500 mil de ha e, de trigo, com 400 mil ha. Para o abastecimento dos agricultores com sementes de alta qualidade das variedades melhoradas, o país conta com um bom número de produtores de sementes reunidos na “Aprosemp”, assim como de empresas que se dedicam ao melhoramento vegetal reunidas na “Parpov”.       

    Registra-se que os atores da cadeia de sementes no Paraguai serviram de exemplo mundial do alto retorno quando estes entram em acordo sobre determinado processo ou situação. O exemplo foi com a coleta da Taxa Tecnológica referente à soja RR1, em que todos os participantes recebiam algo referente ao montante coletado. O dono da patente ficava com 65%, enquanto que os 35% restantes eram divididos entre os produtores, os obtentores, a indústria (moega) e uma entidade de pesquisa.  Entretanto para a soja RR2, os atores não conseguiram chegar a um acordo. Mesmo assim, o exemplo ficou, e quem consegue uma vez, sabe o caminho a percorrer numa próxima oportunidade.

    A plataforma legal no Paraguai permite o uso de sementes próprias, que no caso de soja alcança mais de 60%, afetando o negócio de sementes e a criação de novas e melhores cultivares. A qualidade das sementes é um fator de produção em que, pode por si só, contribuir com mais de 10% na produtividade de um cultivo, além de possibilitar o tratamento industrial (que requer equipamento especial e uma equipe altamente treinada) e isto o produtor de sementes disponibiliza ao agricultor. Por outro lado, o obtentor que cria e desenvolve novas e melhores cultivares, que agregam um aumento anual de produtividade entre 1-2% por ano (além de outros atributos agronômicos), necessita ser ressarcido de seus investimentos durante os mais de 8 anos que levou para criar e desenvolver cada cultivar. O uso de semente própria não contempla o ressarcimento do melhorista. 




    Os produtor de sementes do Paraguai possuem uma capacidade instalada de secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes de 160 000 toneladas de soja, sendo suficiente para atender mais de 80% das necessidades de sementes pelos agricultores. Isto significa, que apesar de terem investido em infraestrutura, equipamentos e pessoal, grande parte das UBS estão ociosas. Por outro lado, os obtentores criaram e desenvolveram mais de 200 cultivares de soja desde 2006 quando a “Parpov” foi criada, evidenciando a capacidade científica e tecnológica dos programas de melhoramento vegetal.

    O Paraguai, a similitude dos países da região, adotou o uso comercial de materiais GM, sendo uma das razões de seu sucesso no cultivo da soja e do milho. Agora, com a inovação tecnológica da edição de genes, se alinhou novamente, considerando que os materiais obtidos sem a introdução de gene externo seja considerado não GM e, assim, sem a necessidade de ser regulamentado. Isto abrevia em 50% o tempo necessário para a criação e desenvolvimento de um novo material. As inovações tecnológicas são essenciais para a sustentabilidade e o combate a fome, realidades cada vez mais desafiadoras no século XXI.

    A SEEDnews congratula a “Aprosemp” pela realização de seu III congresso de sementes, fomentando pesquisa, possibilitando o diálogo entre os atores da cadeia de sementes e permitindo contatos comerciais, profissionais e pessoais entre os participantes.





Compartilhar