Consultas

Edição XIV | 03 - Mai . 2010
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br 


    Com o avanço da agricultura e a necessidade de que a semente tenha um alto desempenho, estou convencido de que devo utilizar semente tratada com fungicida, inseticida e nutrientes. No entanto, estou em dúvida se a dosagem a ser utilizada é a mesma para semente grande e semente pequena.

    O tratamento de sementes é realmente uma necessidade para aumentar o desempenho das sementes, e todos os produtos possuem uma dosagem recomendada, que é, em geral, gramas/kg de sementes. Entretanto, considerando diferentes tamanhos de sementes e utilizando a dosagem com base no peso de cada semente, a pequena receberá uma dosagem menor do que uma semente grande. Para sementes que são normalmente classificadas por tamanho, como milho e soja, essa constatação já é levada em consideração, sendo que 100 kg de sementes pequenas recebem mais produto do que 100 kg de sementes grandes.




    Sei que a semeadura das sementes geralmente ocorre em condições de solo que não são ótimas para o processo de germinação, como temperatura baixa ou alta, umidade baixa ou alta do solo, profundidade de semeadura, contato solo/semente, entre outras causas. Como faço para ter uma ideia sobre a capacidade da semente superar essas condições adversas ?

    Sua abordagem sobre a semeadura é bem realista, evidenciando a complexidade em se garantir um adequado estande de plantas no campo. Felizmente, a ciência avançou e desenvolveu testes que avaliam o vigor das sementes, ou, em outras palavras, testes que avaliam a capacidade das sementes superarem condições adversas que normalmente encontram no momento da semeadura, para desencadearem o processo de germinação. Existem vários testes de vigor; entre eles, os mais usados são o envelhecimento acelerado, o teste de frio e o de condutividade elétrica.


    Na colheita das sementes de soja costumo receber muitos lotes por dia e, nos últimos anos, recebi alguns lotes de baixa qualidade, descartando-os mais tarde no processo de beneficiamento das sementes. Isso acarreta vários inconvenientes que gostaria de evitar. Qual a sugestão para evitar a entrada na unidade de beneficiamento de sementes (UBS) de lotes com baixa qualidade?

    De fato, o recebimento na UBS de lotes com baixa qualidade traz vários inconvenientes, que, inclusive, podem custar o emprego da pessoa responsável pela Unidade. A solução passa por uma boa amostragem do lote de sementes e por testes rápidos para avaliar a qualidade das sementes. Entre os testes rápidos, estão a umidade das sementes, o teste de danificação mecânica, o teste do pH do exsudato e o percentual de sementes com tegumento enrugado. Todos estes testes podem ser realizados em menos de uma hora, o que facilita a logística da recepção das sementes da UBS em período de colheita.


    Tenho observado que as empresas de sementes estão colocando no mercado cada vez mais sementes híbridas. Poderiam comentar a respeito desta tendência?

    A utilização de sementes híbridas é uma realidade para muitas espécies, como é o caso de sementes de milho, onde – no Brasil – mais de 80% da área de 14 milhões de hectares, é cultivada anualmente com semente híbrida. Os materiais híbridos tendem a produzir mais pela heterose, devido à sua composição genética, bem mais abrangente. Entretanto, pela dificuldade em achar uma boa combinação, como em trigo, por exemplo, nem todas as espécies respondem da mesma maneira. Em algumas espécies, o processo de produção do híbrido é tão dispendioso que não se torna economicamente viável. Os híbridos são utilizados por sua tendência de produzirem mais e possuírem proteção contra a pirataria de sementes.  


    Possuo uma casa agropecuária em que vendo sementes de várias espécies, e tenho observado que o agricultor muitas vezes compra os defensivos agrícolas em meu estabelecimento, mas usa sua própria semente. Como posso convencê-lo a comprar semente?

    Essa é uma situação difícil, entretanto, algumas atitudes podem ser tomadas, como ter certeza de que a semente colocada à venda possua alta qualidade e seja de uma variedade melhorada. Isto, certamente, mostrará ao agricultor que você é um profissional da área. Outra atitude é mostrar ao agricultor que ele está colocando vários produtos na semente e não sabe se esta irá germinar. Os efeitos dos produtos químicos aplicados à semente só se manifestarão se a semente originar uma planta.

Compartilhar