Consultas

Edição XIII | 04 - Jul . 2009
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br 


    Tenho observado em meu armazém que ocorre gotejamento de água do teto para a pilha de sementes, e isso em dias que não está chovendo. Poderiam explicar o que está ocorrendo e como se resolve este inconveniente?

    O que se verifica em seu armazém é a condensação de água, devido a um ar quente e úmido encontrar uma superfície fria – mesmo princípio que ocorre na superfície de uma garrafa fria quando a retiramos do refrigerador. Para resolver este inconveniente, que tantos prejuízos podem causar às sementes, deve-se uniformizar a temperatura da semente com a do ar ambiente, o que se faz com a aeração. Sempre que houver diferença superior a 5°C, deve-se providenciar a aeração da massa de sementes.


    Gostei da matéria central da última SEEDnews, abordando o processo de esfriamento de sementes. Sabemos que a temperatura e a umidade das sementes são os principais fatores que afetam a sua qualidade e esse processo de esfriar as sementes é realmente um grande avanço tecnológico. Gostaria que comentassem o sucesso desta inovação. 

    Sabe-se, de longa data, que o frio minimiza o processo de deterioração, entretanto, esfriar grandes quantidades de sementes era o desafio, por dois motivos: o custo e a uniformidade do esfriamento, pois era realizado em sementes ensacadas. Assim, o sucesso veio com a mudança do paradigma de esfriar as sementes a granel, em que o esfriamento é uniforme, e com a utilização de equipamentos mais eficientes. Atualmente, esfriar uma tonelada de sementes de 30°C para 15°C custa US$ 0,60.    


    Há anos escuto que a invasora conhecida como arroz vermelho causa sérios danos ao arroz comercial, alcançando perdas de até 20%. Por favor, comente as dificuldades para seu controle.

    O arroz vermelho é um problema universal, cujo controle envolve várias práticas, que, em conjunto, minimizam os danos. A principal dificuldade de controle do arroz vermelho está em sua profunda dormência, pois pode permanecer no solo por vários anos. O outro é que essa dormência também é secundária, ou seja, aquelas sementes que por ventura superam a dormência, caso as condições climáticas não sejam favoráveis para produzir uma planta e frutificar, entram em dormência novamente. Além da dormência, o arroz vermelho é da mesma espécie do arroz comercial, podendo ocorrer polinização cruzada e, com isso, dificultar a ação de herbicidas seletivos.


    O tratamento de sementes é prática essencial para aumentar o desempenho das sementes, entretanto parece que sua efetividade está na qualidade do processo de tratamento. Como podemos saber se o tratamento das sementes foi bem realizado?

    Os agricultores reconhecem que uma semente tratada lhe proporciona uma maior garantia na obtenção de adequado estande de plantas. A qualidade do tratamento pode ser observada na uniformidade da cor das sementes, na quantidade de pó que sai da massa de sementes, no índice de plantabilidade e no ângulo de repouso das sementes. Empresas que vendem as sementes tratadas realizam estes testes como controle de qualidade rotineiro.



    Seria possível obter informações sobre as temperaturas de secagem para sementes de azevém, pois necessito aumentar minha produção de sementes de alta qualidade?

    Sementes de azevém são palhentas, e isso dificulta a secagem artificial, entretanto, realizando uma boa limpeza das sementes antes da secagem é possível secá-la em qualquer tipo de secador. Em relação à temperatura de secagem, recomenda-se que a temperatura das sementes nos secadores intermitentes seja de, no máximo, 43°C, enquanto nos secadores estacionários, em vez de temperatura, o controle deve ser na umidade relativa, que deve estar entre 40 e 70%, para não ocorrer uma super-secagem.


    Este ano colhi muita semente de soja com umidade entre 9 e 11%. Que cuidados devo ter com essas sementes?

    As sementes de soja podem sofrer danos mecânicos com certa facilidade, devido, principalmente, à espessura e estrutura de seu tegumento. Neste sentido, com umidades inferiores a 13%, o potencial de dano mecânico aumenta conforme a umidade das sementes diminui. O principal cuidado é fácil: verificar o percentual de danos mecânicos e, caso seja superior a 10%, o lote de sementes terá baixo potencial de armazenamento. Para a próxima safra, cuide a rotação do cilindro na hora de colher as sementes com baixo conteúdo de umidade.

Compartilhar