Londrina Sediará o Congresso Brasileiro de Soja

Edição III | 01 - Jan . 1999
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    A cidade de Londrina sediará, no próximo ano, um congresso inédito na América Latina. Trata-se do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), organizado pela Embrapa Soja. O evento ocorrerá de 17 a 22 de maio, no Parque de Exposições Governador Ney Bragae contará com a co-promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e da Sociedade Rural do Paraná. Segundo o pesquisador José de Barros França Neto, presidente do congresso, a evolução da cultura da soja no Brasil, associada à sua importância econômica, há muito tempo demandavam realização de um grande evento, dirigido a todos os setores que têm contribuído para o sucesso da cultura. 
    Ele lembra que a soja é a principal cultura agrícola do País, atingindo na última safra um valor bruto de 6,5 bilhões de dólares. Essa cifra representou 0,8% do PIB brasileiro e 7,5% do PIB agropecuário. O CBSoja vai reunir pesquisadores, empresários, industriais, produtores, professores, extensionistas, estudantes e profissionais do agronegócio para troca de conhecimentos e experiências. 
 A estrutura geral do congresso será composta de conferências, palestras técnicas, sessão poster, rodada de negócios, avanços tecnológicos e mostra paralela. A coordenação técnica do CBSoja informa que já foram confirmadas as seguintes presenças: o deputado Antonio Delfin Neto abre o evento, com a conferência “Desafios e soluções do complexosoja no Brasil”; Luiz Renato D Agostini, da Universidade Federal de Santa Catarina vai falar sobre “  
 

 "Para saber mais sobre o CBSoja, visite o endereço www.sercomtel. com.br/ cbsoja" 

 
    A produção agrícola e a sustentabilidade em relações homem/ambiente”; Milford A. Hanna, da Universidade de Nebraska (EUA), proferirá a palestra “Potencialidades Industriais de Utilização não Alimentar de Soja”; Renato Casali Pavan terá como tema as novas fronteiras de produção e o intermodal de transporte; Alexildo Vaz, gerente de Marketing Companhia Vale do Rio Doce- Sistema Sul, discorrerá sobre a experiência da CVRD nas novas fronteiras de produção e o intermodal de transporte;o pesquisador John Dr. Terry L. Niblack, do departamento de patologia de plantas, da Universidade do Missouri abordará “População de nematoides: dinâmica e genética”. Outros temas importantes, como mercado futuro da soja, a soja na prevenção e no tratamento de doenças crônicas, o impacto ambiental na utilização de óleo de soja em motores e o uso da soja na alimentação animal, também serão debatidos no congresso. 
    Naárea de sementes estarão presentes: S.H. West, da Universidade da Flórida, que falará sobre a “Deterioração de sementes de soja”; Julio Marcos Filho, da Esalg/USP — “Conceitos e testes de vigor para sementes de soja”; Roberval Daiton Vieira da UNESP - “Situação atual da aplicação de testes de vigor em sementes de soja no Brasil”. Proteção das Plantas Visão ampla França Neto explica que a preocupação dos organizadores do CBSoja é tratar a soja em um amplo contexto. Produção, industrialização, mercados, tendências mundiais, avanços da pesquisa, alternativas de utilização na alimentação, biotecnologia, reflexos ambientais e sociais da produção brasileira de soja no Brasil. 
    O presidente do CBSoja enfatiza que as instituições que trabalham com pesquisa agropecuária não devem se preocupar apenas em gerar tecnologias para aumentar a qualidade dos alimentos no Brasil. Segundo ele, o mundo do agronegócio hoje é muito mais amplo. “Como pesquisadores, devemos sim, pensar no setor produtivo, no setor industrial. Mas nosso horizonte é bem maior. Precisamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, gerando tecnologias que contribuam para a oferta de alimentos, mas que não causem danos ao meio ambiente nem à saúde do homem”, argumenta. O CBSoja pretende também trazer contribuições e alternativas para a saúde do brasileiro. Por isso, um dos temas mais importantes a ser apresentado em forma de conferência é o uso da soja em benefício da saúde da população. 

Para ler esta matéria completa faça Login.
Caso não seja assinante, clique aqui e conheça nossos planos para ter acesso à todas as edições em nosso portal!
Ver mais matérias
Compartilhar