Qualidade total já é parte do negócio de sementes

Edição I | 02 - Nov . 1997
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Qualidade total e controle de qualidade têm sido uma parte do comércio no negócio sementes. Desde o final dos anos 80 as companhias começaram a planejar e implementar sistemas de controle para melhoria de qualidade. Nos últimos anos, porém, surgiu um novo movimento que vai mais longe no aumento da qualidade, avaliando a complexidade dos sistemas de controle. Ainda que a certificação de qualidade nas indústrias esteja nos primeiros passos, algumas companhias já tomaram a dianteira, tornando-se certificadas e esperando que também seus fornecedores qualifiquem-se para a certificação. 
    A série ISO International Standards Organization, ou organização internacional de padrões- desenvolveu-se em 1987 como uma forma de estabelecer uma unidade de padrão para as empresas de todo o mundo. O movimento pró-qualidade tem suas raízes nas tentativas dos militares britânicos de avaliarem a capacidade das companhias durante a II Guerra Mundial. Desde então diversos sistemas de padrões desenvolveram-se separadamente no Reino Unido e EUA. A série ISO 9000 é o primeiro conjunto de padrões que países de todo o mundo aceitaram como parâmetro para a avaliação de sistemas de gerenciamento de qualidade. 
    Para ser considerada Iso-certificada em uma das quatro séries (9001,9002,9003 ou 9004), baseada na espécie de negócio, uma organização deve passar por uma avaliação extensa dos procedimentos operacionais. A avaliação, chamada de inspeção de qualidade, é feita por uma terceira organização, autorizada a desempenhar tal função. Durante as visitas de inspeção, identifica- se e se documenta cada procedimento de um processo de produção a fim de assegurar-se que uma operação ou atividade possa ser completada consistentemente, sem desvio, pelos funcionários. Quanto mais detalhada a documentação, mais completa a avaliação de um certo processo. O objetivo é determinar os procedimentos operacionais corretos e documentá-los para referência futura. 
    A auditoria não é realizada apenas uma vez. As empresas submetem-se a auditorias a cada seis meses, por uma fonte externa, para ajudar a assegurar aos clientes que, mesmo com troca de empregados, a qualidade permanece a mesma. 
    Apesar das muitas variações que podem ocorrer na produção de sementes, por exemplo, os produtores e adquirentes do produto concordam em que há critérios- padrão a seguir, de forma que uma empresa possa ser considerada dentro desse exigente mercado. Um dos mais importantes destes critérios, de acordo com as companhias, é a consistência. Parte do desafio da consistência é dar aos clientes exatamente aquilo que eles esperam. Por exemplo, quando alguém vai a um McDonald's sabe exatamente o que lhe vai ser servido, o gosto e a aparência que terá. O mesmo deve acontecer com o produtor de sementes. O cliente deve saber exatamente o que esperar em termos de produto final. Se a informação do produtor consignar um determinado percentual de germinação, o comprador não pode receber nada diferente. Ou não haverá consistência. 
    Embora a certificação seja um meio de avaliar a qualidade do processo de um fornecedor, ainda não é necessariamente uma garantia de qualidade. A certificação é uma forma de aumentar a qualidade, mas este não é o objetivo final. Ela é o caminho para o sucesso futuro, pois os clientes valorizarão o fato de que a empresa investiu para assegurar a melhor qualidade possível para estes clientes. 
 

    "Esses programas garantem qualidade idêntica em todas as fases de produção, em processo padrão" 

    Aumento de renda 
    Antes mesmo de buscar o Certificado ISO 9002 uma empresa precisa implantar um programa de qualidade total. Esse é um processo extremamente importante que lhe dá melhores condições de atendimento aos clientes, através de produtos ou serviços, reduzindo os custos de produção e aumentando a rentabilidade, explica Marcelo Prado, do grupo ALGAR. 
    Esse processo começa pelo convencimento, pelo modo de pensar do líder da empresa, que deve acreditar nisso e motivar as pessoas que com ele trabalham a desenvolver a qualidade total. Mas não se pode ficar no topo e esquecer de transmitir a ideia à base, a todos os funcionários, mesmo os de menor categoria. Quando todos acreditarem na qualidade como instrumento de melhoria de resultados da empresa, do ambiente de trabalho, e de qualidade de vida, quando isso acontece os resultados surgem de forma muito rápida. É quando se observa a redução nos desperdícios, nos custos de produção, a empresa se torna mais ágil, mais competitiva, as pessoas se sentem mais motivadas e aumentam a participação. 
    Depois disso, de implantação desse programa de qualidade total, então talvez seja o caso de se pensar no processo de implantação da ISO 9002, que se constitui num processo de organização do processo produtivo da empresa, passo a passo, através de mecanismos e manuais, onde a empresa tem uma política das qualidade que ela persegue. Todo esse processo gera um produto de melhor qualidade e maior confiabilidade para o cliente. Quando se compra um produto com o certificado ISO 9002 adquire- se a segurança de que houve observância de padrões internacionais de qualidade e comprova que a empresa se compromete com a modernidade e processos evoluídos de produção. 
 
     Um bom argumento de vendas 
    As unidades de produção e sementes básicas da Pioneer Sementes Ltda. situadas no Brasil, Argentina e Chile, desde janeiro de 1997 possuem o Certificado de Qualidade ISO 9002 para seus processos de produção. 
    Antes disso, é certo, já haviam desenvolvido programas de qualidade. Como resultado, salientam os representantes da empresa, quem usar as sementes Pioneer terá a certeza de que cada lote passou pelos padrões de qualidade, isto é, cada saco de sementes que chegar às suas mãos contém exatamente o que a empresa apregoa. Assim, por exemplo, se a empresa informar que o lote apresenta 98% de germinação, o produtor pode ter a certeza de que é exatamente isso o que terá. 
    Na avaliação de Claudio de Miranda Peixoto, gerente de produtos da unidade de Santa Cruz do Sul, RS, a obtenção do Certificado não chegou a alterar a rotina empresarial, posto que os programas de qualidade anteriormente implantados já haviam produzido a mentalidade interna necessária. De certa forma, apenas incrementaram-se algumas metodologias, como o fato de que todos os funcionários, inclusive os temporários. recebem treinamento antes de realizar qualquer atividade. Da mesma forma, não há operações sem registro. Um exemplo é a calibragem de equipamentos, que antes da ISO era ado mas sem “a complementação do que hoje é rotina. 
    De acordo com Claudio, o fato mais relevante que surge é o controle total de todas as fases do processo. Além disso, a ISO 9002 incentiva a empresa = buscar sempre uma melhoria contínua, através de suas ferramentas como as auditorias internas, ações preventivas e corretivas, além de treinamento e calibragem. 
    Mas o que é, afinal, o Certificado ISO 9002? Claudio explica: é o conjunto de normas para administração de um sistema de qualidade. Um auditor qualificado certifica se o sistema de administração da qualidade está documentado e se efetivamente mantido. Dentro da série ISO 9000 (que fornece orientação na seleção do modelo certo de usar conforme a empresa), existem ainda a ISO 9001- usado em empresas que querem ter normas e padrões desde o projeto, desenvolvimento, produção, instalações e assistência técnica-, a ISO 9002 - usado nas empresas para ter normas e padrões na produção e nas instalações-, a ISO 9003 (que trata de normas e padrões nas inspeções finais do produto) e a ISO 9004 , que trata de como gerenciar a qualidade na empresa. E um guia que fornece a explicação dos elementos usados nos três sistemas anteriores. 
    À empresa considera a obtenção do certificado um fator importante de ganhos. Destaca Claudio Peixoto, especialmente, as especificações e padrões definidos do produto para todas as fases do processo produtivo, e a elevação do nível técnico dos colaboradores. Todos passaram a conhecer melhor as atividades e como elas devem ser desenvolvidas para que se atinjam os padrões estabelecidos. Também houve um reestudo de todo o processo produtivo, eliminando tarefas e registros desnecessários, bem como auxiliou na globalização das unidades. Hoje a Pioneer mantém procedimentos semelhantes em todas as unidades do mundo. Igualmente destacou a abertura de mercado externo e a fixação, em padrão alto, da confiança entre os clientes e fornecedores.  
    A Pioneer escolheu como entidade certificadora a BVQI, argentina, empresa de largo conceito em qualidade e líder no setor. O processo iniciou em junho de 95, culminando em janeiro de 97. Começou pelo treinamento de ISO 9000 para gerentes e supervisores da produção, semente básica e laboratório, formando um time para difundir o sistema dentro da empresa. Em julho de 95 treinaram- se os grupos de auditores internos e de agosto a dezembro revisou-se o processo de produção. Nessa fase escreveram- se os procedimentos administrativos e operacionais, as instruções de trabalho e revisaram- se todos os registros e referências. 
    Em janeiro seguinte iniciou o treinamento de todos os funcionários e implementou-se a parte administrativa do sistema. No mês seguinte iniciou-se a implementação da parte operacional e em maio ocorreu a primeira auditoria interna e a primeira reunião de revisão de gerenciamento. Em setembro ocorreu a pré-avaliação da entidade certificadora, em outubro realizou-se a auditoria e em novembro e dezembro adotaram- se as correções da auditoria de certificação, para em janeiro obter-se a aprovação do certificado. 

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