Arquitetura de sementes II

Edição IV | 02 - Mar . 2000
James Delouche-JCDelouche@aol.com

    Analisando uma semente de amendoim, podemos observar que o tegumento é extremamente fino e que não oferece muita proteção, fazendo com que a casca funcione como uma unidade de difusão, o que representa uma grande desvantagem para o cultivo. Como a germinação de sementes de amendoim com casca leva muito tempo, elas precisam ser descascadas antes da semeadura. Como o processo é manual a operação é complexa e cansativa, máquinas de descasque são usadas, podendo esta operação causar danos significativos, diminuindo o potencial de armazenamento das sementes.

 

    Efeitos benéficos x efeitos nocivos do redesenho das sementes

    A mudança na arquitetura da semente é quase invariavelmente acompanhada por uma diminuição no vigor e por um aumento na vulnerabilidade a microorganismos. A razão para esta situação é que a força mecânica usada para essa mudança (redesenho) pode causar danos à semente.

    Em algumas operações, como escarificação de sementes, o objetivo é eliminar a impermeabilidade do tegumento por meio de danos mecânicos controlados. Em outras operações, o objetivo é simplesmente a remoção de apêndices que impedem a limpeza das sementes. Em ambos os casos, para justificar o redesenho, as melhorias obtidas no desempenho devem ser substancialmente maiores do que os efeitos prejudiciais.

    Um método comumente utilizado é retardar essa operação de modificação, até um tempo próximo à semeadura, para reduzir o período de armazenamento e tratamento das sementes com um fungicida apropriado.

 

    Uma visão melhor das sementes

    Em alguns casos, a casca ou os anexos da semente podem ocultar características importantes para a identificação. Há alguns anos, o programa básico de sementes na Universidade do Estado do Mississippi começou a receber pedidos de sementes de arroz vermelho. A maioria dos tipos de arroz vermelho pode ser facilmente identificado, mas alguns que são o resultado do cruzamento natural entre os tipos de arroz vermelho com variedades modernas produzem sementes semelhantes às variedades modernas.

    Como havia uma grande preocupação com o descarte dos campos de produção de sementes de  arroz, devido a presença de arroz vermelho, o programa de sementes do estado buscou áreas livres de arroz vermelho para a produção de sementes básicas, eliminando a possibilidade de contaminação, o que evitou a contaminação com arroz vermelho. Em um ano, as reclamações  acabaram.

    O revestimento das sementes, para modificar sua forma até deixá-la com uma forma aproximadamente esférica para semeadura de precisão, esconde características utilizadas para identificar as espécies às quais pertence. Os analistas devem remover o revestimento para verificar, em primeiro lugar, se esse "pellet" realmente contém uma semente e, em seguida, se essa semente corresponde às espécies declaradas.


    Limpeza de Sementes

    Os analistas devem conhecer as características que distinguem cada tipo de semente, a fim de determinar a pureza das sementes submetidas à análise.

    A separação completa de duas espécies, que diferem substancialmente em espessura ou largura, pode não ser possível. Por esta razão, o processo de remoção de material estranho das sementes envolve muitos ajustes entre o grau de separação e a quantidade de sementes a serem perdidas. A maioria dos operadores de máquinas prefere produzir sementes com níveis aceitáveis ​​de pureza.

 

    O perfeito "desing" das sementes

    Às vezes costumava desenhar círculos e colocar as partes essenciais de uma semente dentro deles, colocando o eixo embrionário no centro do círculo, como se estivesse enrolado em volta dos cotilédones. Parecia-me que, dessa maneira, o eixo embrionário estaria bem protegido, de modo que todas as classificações poderiam ser feitas com peneiras de furos redondos, além de que essas sementes poderiam ser semeadas com precisão. Felizmente, com o passar do tempo, comecei a perceber o caos que poderia resultar se o mundo das sementes fosse reduzido a esferas suaves e incolores e à grande perda que haveria na maravilhosa diversidade de sementes.

Compartilhar