As primeiras sementes de arroz do mundo cultivadas e colhidas em órbita no voo espacial chinês retornam à Terra
Em 4 de dezembro de 2022, o voo espacial chinês “Shenzhou-14” retornou à Terra após seis meses no espaço. O terceiro lote de amostras de experimentos de ciência espacial também chegou com a cápsula de retorno entregue a Pequim, incluindo as primeiras mudas de arroz do mundo colhidas no espaço.
Junto com as mudas de arroz, sementes experimentais de Arabidopsis thaliana, ou agrião tale, também cresceram vigorosamente na estação espacial. As duas plantas foram cultivadas no espaço por 120 dias e completaram todo o processo de crescimento de semente a semente. As sementes experimentais de arroz e agrião foram trazidas ao espaço no final de julho. O experimento foi lançado oficialmente em 29 de julho de 2022, com a injeção de nutrientes e concluído em 25 de novembro, totalizando 120 dias. Durante o processo, sementes de agrião e arroz brotaram, cresceram, floresceram e deram sementes.
O agrião e o arroz foram escolhidos para o experimento porque o agrião representa muitos tipos de vegetais, como bok choy e colza, enquanto o arroz representa culturas de grãos, incluindo trigo e milho, disse Zheng Huiqiong, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências.
Resultados preliminares mostraram que no espaço, as plantas de arroz ficaram mais soltas com ângulos foliares maiores. O arroz de grão curto ficou mais baixo, enquanto a altura do arroz de grão alto não foi significativamente afetada. Observou-se também que o movimento espiral ascendente do crescimento das folhas de arroz controlado pelo relógio biológico foi mais acentuado no espaço.