
Estudo revela como o nitrato supera a inibição do hormônio vegetal para impulsionar a germinação das sementes
O ácido abscísico (ABA), um hormônio de resposta ambiental essencial, inibe fortemente a germinação de sementes e serve como um regulador central neste processo. Embora tenha havido um progresso significativo na decifração dos mecanismos moleculares da supressão da germinação mediada por ABA, a especificidade potencial da sinalização de ABA e da regulação da germinação de sementes sob condições ambientais específicas permanece obscura.
Em um estudo publicado no The Plant Cell, pesquisadores do Jardim Botânico Tropical Xishuangbanna da Academia Chinesa de Ciências (CAS), da Universidade de Ciência e Tecnologia da China da CAS e da Universidade de Hunan revelaram como o nitrato neutraliza a supressão mediada por ABA da germinação de sementes em Arabidopsis (Arabidopsis thaliana) e descobriram uma relação antagônica entre a sinalização de nitrato e as vias de ABA mediadas por reguladores transcricionais essenciais.
Pesquisadores investigaram o mecanismo pelo qual o nitrato promoveu a germinação de sementes por meio da Proteína 8 semelhante a Nin (NLP 8) por meio de análise de expressão gênica e experimentos bioquímicos. Eles analisaram a expressão do gene NLP8 em sementes de Arabidopsis cultivadas sob diferentes concentrações de nitrato e examinaram os níveis de expressão de genes downstream relacionados à sinalização ABA. Eles também observaram os efeitos de diferentes tratamentos nas taxas de germinação de sementes e tempos de germinação.
Os resultados mostraram que quando o nitrato de potássio e o ABA foram aplicados exogenamente, o nitrato aliviou parcialmente o atraso na germinação de sementes induzido por ABA. O hub de sinalização de nitrato NLP8 interagiu fisicamente e suprimiu a atividade dos reguladores da via ABA ABI3 e ABI5. O composto de nitrogênio mitigou as respostas ABA durante a germinação sem alterar os níveis de ABA.
Notavelmente, a superexpressão de NLP8 demonstrou suprimir a hipersensibilidade ao ABA em mutantes com vias de óxido nítrico prejudicadas, sugerindo aplicações potenciais para melhorar o vigor das sementes sob condições de estresse.
“Nosso estudo revela que o módulo NLP8-ABI3/ABI5 serve como um fulcro molecular que equilibra a disponibilidade de nutrientes ambientais com mecanismos de restrição de desenvolvimento. Ele fornece insights para desenvolver estratégias para melhorar o estabelecimento de culturas em ambientes subótimos”, disse o Prof. HU Yanru, o autor correspondente deste estudo.
*O estudo pode ser acessado através do link: https://academic.oup.com/plcell/article-abstract/37/3/koaf046/8092165?redirectedFrom=fulltext
Subject:Sementes
Author:Academia Chinesa de Ciência
Publication date:02/04/2025 14:11:30