Associação Internacional de Análise de Sementes (ISTA) pronta para o próximo século

Edição Especial - Set . 2022
    A ISTA, em seu primeiro século fez uma contribuição significativa para a agricultura global e a segurança alimentar através dos esforços comprometidos e combinados no desenvolvimento, adoção e publicação de procedimentos padrão para amostragem e análise de sementes. Assim como, promover a aplicação uniforme desses procedimentos para avaliação da qualidade necessária para o comércio, e a promoção da pesquisa e educação da Ciência das Sementes em todo o mundo. A ISTA foi reconhecida internacionalmente como uma organização chave para a segurança alimentar e de sementes

    Notáveis foram as ​​realizações da ISTA no campo da pesquisa e análise de sementes e, em 2024 entrará no segundo século após sua fundação em 1924 em Cambridge, Inglaterra, sendo  estabelecida com o objetivo de fornecer regras de uso comum. Posteriormente, a associação desenvolveu um processo de acreditação para todos os tipos laboratórios de análise de sementes. Sob este guarda-chuva, existem agora 150 laboratórios em 83 países ao redor do mundo capazes de emitir Certificados Internacionais ISTA Orange ou Blue.

ISTA 1.jpg 172.01 KB


    Os membros da ISTA são representados em todo o mundo, sendo uma colaboração diversificada de cientistas e analistas de sementes de laboratórios de análise sementes, universidades e institutos/organizações de pesquisa. As regras ISTA são recomendadas para o comércio nacional e internacional por muitos países e órgãos, como os esquemas de certificação de sementes da OECD, regulamentos da UE e estrutura de garantia de qualidade de sementes de diferentes nações. Atualmente, muitos países exigem Certificados ISTA quando as sementes são importadas para seu território.

    A ISTA, como autoridade em ciência e tecnologia de sementes, possui seu papel no desenvolvimento de métodos de amostragem e análise de sementes adotados globalmente. A  estratégia revisada de novos capítulos para 2022-2025, sob a presidência de seu presidente da Ásia, Dr. Keshavulu Kunusoth (Índia), contempla ajudar a ISTA a crescer ainda mais e manter sua importante posição para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2 das Nações Unidas de “Fome Zero”.
Implementação de Novas Tecnologias

    A ISTA investiu nos últimos 4 anos 100.000 Francos Suiços em projetos para o uso de tecnologias avançadas. Um resumo disso foi apresentado durante um seminário sobre “Avanços e Inovação na Análise de  Sementes: Da Ciência ao Teste Robusto” durante o 33º Congresso da ISTA no Cairo, Egito, este ano (https://www.seedtest.org/en/events /ista-congress-2022.html). Muitas dessas novas tecnologias serão incluídas nas Regras da ISTA para Análise de Sementes diretamente como métodos novos ou adicionais e abrirão portas para melhorias futuras.

    Apoio à Geração mais Jovem
    A ISTA iniciou um programa para apoiar jovens analistas e cientistas de sementes em suas  carreiras, incluindo intercâmbios com outros laboratórios credenciados. Três áreas principais serão apoiadas financeiramente : 1- Participação e contribuição durante eventos da ISTA como Congressos, Reuniões Anuais, Simpósios, Workshops, etc.; 2- Treinamento de laboratório  para analistas. Ambos permitirão que os jovens ganhem experiência para o seu desenvolvimento profissional e construam uma rede forte dentro da sua área de trabalho, e; 3- Publicação gratuita no Scientific Journal of Seed Science and Technology (SST) da ISTA.

ISTA 2.jpg 193.63 KB


    A isenção da taxa de publicação deve ajudar os jovens cientistas a iniciar ou construir seus registros de publicação em um periódico revisado por pares. O Conselho Editorial da SST também está oferecendo aos jovens cientistas a oportunidade de desenvolver habilidades para revisar artigos científicos e se tornarem revisores da SST. Todo o projeto é apoiado anualmente com 25.000 Francos Suiços.  A Bayer CropScience St. Louis, MO, EUA, doou outros 5.000 USD para complementar os fundos no ano de 2022. As inscrições da América do Sul são bem-vindas e os detalhes podem ser encontrados no site da ISTA (https://www.seedtest.org/en/services-header/young-ista.html). A ISTA também convida os jovens a participar do fórum LinkedIn Young@ISTA (https://www.linkedin.com/groups/9044393/).

    Espécies Subtropicais e Tropicais
    Nos últimos anos, várias espécies de sementes subtropicais foram adicionadas às Regras da ISTA para Análise de Sementes, incluindo Chenopodium quinoa em 2022. Uma ação na estratégia da ISTA 2022-2025 é adicionar mais espécies de sementes subtropicais e tropicais nas Regras. Isso reflete que cada vez mais espécies (sub)tropicais estão sendo comercializadas internacionalmente.

    Neste sentido, para atingir esse objetivo estratégico, a ISTA solicitou seus parceiros as prioridades para essas espécies. Isso resultou em uma lista de 39 espécies, que serão trabalhadas nos próximos anos. A lista de prioridades é mostrada na tabela no texto.

    Capacitação
    Uma das tarefas do ISTA é a disseminação do conhecimento sobre amostragem e análise de  sementes. No passado, isso era conseguido principalmente por meio de publicações e workshops. Cerca de seis anos atrás, a ISTA estabeleceu uma prioridade para crescer em áreas e regiões, onde historicamente a ISTA não tem sido bem representada .

ISTA 3.jpg 172.81 KB


     Assim, a Índia foi a primeira e bem-sucedida área do programa, sendo obtido com base no Congresso da ISTA realizado em Hyderabad, 2019. Atualmente existem 29 Laboratórios Membros na Índia, dos quais 8 são credenciados. A ISTA está analisando outras áreas e regiões para desenvolver capacidade, especialmente fora da Europa e da América do Norte. Isso está sendo feito em níveis regional e local através de colaborações com parceiros governamentais e industriais, especialmente na região do Mekong, região COMESA, em toda a África, juntamente com a União Africana e com as Associações de Sementes regionais na Ásia, África e Américas.

    Digitalização
    A preparação da ISTA para o próximo século envolve digitalizar todos os processos e publicações, começando com as Regras da ISTA para Amostragem e Análise de Sementes e digitalização de manuais, bem como todo o Jornal científico SST e seu Boletim de Notícias, Seed Testing International.

ISTA 4.jpg 108.72 KB

    A tecnologia da informação também está sendo usada para facilitar o trabalho dos membros da ISTA. O aplicativo de calculadora de amostragem de sementes  que pode ser baixado do site, sendo  uma ferramenta usada por muitos amostradores de sementes em todo o mundo (https://www.seedtest.org/en/services-header/ tools/bulking-sampling-committee/ista-sampling-calculator.html).

    O aplicativo está atualmente disponível em 15 idiomas. Avanços adicionais de TI têm construído plataformas de comunicação para os 20 Comitês Técnicos da ISTA por meio do Microsoft Office 365, renovando o site da ISTA, tornando-o muito mais amigável, hospedando informações mais relevantes e fáceis de usar em dispositivos móveis.

lista prioritária_ista.jpg 229.82 KB


    Melhorias
    A ISTA está explorando como a representação regional pode ser aprimorada com possibilidades de ter escritórios de ligação com representantes regionais para aumentar a comunicação entre os membros e as partes interessadas, inclusive através da mídia social; facilitar ainda mais a implementação de métodos de amostragem e análise; encorajar e melhorar as capacidades em análises de qualidade de sementes; expandir as atividades da ISTA regionalmente.

    Os projetos são introduzidos para o benefício das partes interessadas e para preparar a ISTA no seu segundo século, onde a análise de sementes será ainda mais importante, pois o comércio internacional está crescendo constantemente. Por meio dessas mudanças, a ISTA também está assumindo a responsabilidade de alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2 das Nações Unidas de “Fome Zero”.

   Coautor:
   Keshavulu Kunusoth
Compartilhar