Consultas

Edição XX | 03 - Mai . 2016
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Nesta seção procuramos atender aos questionamentos enviados pelos leitores. As eventuais dúvidas sobre temas veiculados pela SEEDnews ou mesmo outros pertinentes à atividade agrícola, podem ser encaminhadas para redacao@seednews.inf.br 


    Gostei da matéria sobre a perda da qualidade fisiológica das sementes depois que saem da UBS. Como isso pode ser minimizado?

    Realmente, pode ocorrer um decréscimo superior a 10 pontos percentuais na germinação das sementes desde o momento em que saem da UBS do produtor de sementes até sua utilização pelo agricultor.  Assim, uma das recomendações é diminuir o tempo entre a UBS e a utilização das sementes, a outra é que as revendas de sementes possuam armazém climatizado a uma temperatura entre 15-20ºC.


    Os meus campos de produção de sementes de soja sofreram com a seca durante o período vegetativo e agora está chovendo no período da colheita. Gostaria que comentassem estes efeitos na qualidade das sementes.

    Em relação à seca, o efeito principal é na quantidade de sementes; por outro lado a chuva no período de maturação das sementes pode ocasionar alta deterioração. Caso as sementes de soja possuam umidade superior a 17-18%, os efeitos em seu processo de deterioração podem ser considerados pequenos. Por outro lado, caso as sementes estejam com 12-13% de umidade, os efeitos da deterioração serão altos, resultando na baixa qualidade fisiológica das sementes. Esta é a razão de se recomendar começar a colher as sementes assim que atingirem 18% de umidade e realizar a secagem artificial.


    Tenho um secador tipo intermitente, com capacidade estática de 60 toneladas para soja. Gostaria de saber quais os cuidados que devo ter em relação à temperatura do ar.

    Trata-se de um secador com alta capacidade, que utiliza alto fluxo de ar, superior a 50m3/m/t, em que, normalmente, três cargas de sementes são secas por dia para sementes de soja. Deve-se ter o cuidado de que no final da secagem (semente com 13-14% de umidade), a temperatura das sementes seja inferior a 38ºC. Normalmente, para esta condição, a  temperatura do ar de secagem, para a maioria dos secadores intermitentes, situa-se entre 55-60ºC.



    Possuo um conjunto de seis silos secadores, com distribuição radial do ar para as sementes de arroz da empresa. Normalmente, colhemos o arroz com umidade entre 20-24%. Poderiam comentar a capacidade destes secadores e os cuidados com a frente de secagem?

    Estes secadores com distribuição radial do ar são do tipo estacionário, no qual as sementes permanecem paradas do início ao fim da secagem, em que os cuidados devem ser com a umidade relativa do ar (UR) em vez da temperatura.  A frente de secagem é do interior do silo secador para a periferia, em uma camada de 20cm, e esta praticamente não avança até as sementes entrarem em equilíbrio higroscópico com a umidade do ar. Esta é a razão para que o controle seja na UR, devendo estar entre 40-70%, para não ocorrer super secagem das sementes. Em termos de capacidade, é de uma a duas cargas por dia.


    Em relação à avaliação dos efeitos da qualidade fisiológica das sementes, a campo, quais os principais atributos a serem considerados?

    Vários são os atributos, entretanto os mais fáceis de avaliar a campo são: velocidade de emergência, aparecimento de falhas (porcentagem de emergência), estande, tamanho de plântula e área folhar. 

Compartilhar