Consultas

Edição XX | 01 - Jan . 2016
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Nesta seção procuramos atender aos questionamentos enviados pelos leitores. As eventuais dúvidas sobre temas veiculados pela SEEDnews ou mesmo outros pertinentes à atividade agrícola, podem ser encaminhadas para redacao@seednews.inf.br 


    Estou produzindo sementes de uma nova variedade de arroz. Colhi mais de 7t/ha, o que para nossa região está muito bem. Logo após a colheita, fizemos um teste de germinação e este apresentou 85%, entretanto, três meses após, baixou para menos de 40%. Poderiam explicar o que aconteceu com as sementes?

    A principal causa para redução desta germinação das sementes de arroz em tão curto espaço de tempo deve ter sido a umidade em que as sementes foram colocadas para armazenar. Provavelmente, estavam com mais de 15% de umidade. As sementes de arroz são normalmente colhidas com 20-24% de umidade e secadas até 13%. Neste processo de secagem pode ocorrer que as sementes sejam tiradas do secador antes de completarem a secagem. Isto pode ocorrer por mau funcionamento do determinador de umidade..



    Possuo 300 ha de terra em que cultivo soja, milho, feijão e, às vezes, outros grãos para uma boa rotação de culturas. Utilizo o serviço de revendas da região para a compra dos insumos, entre eles a semente; entretanto, costumo ser procurado por vendedores de sementes ofertando alguma semente especial em relação à variedade ou à germinação. Como devo proceder para evitar comprar grão por semente?

    As sementes possuem algumas características que os grãos não possuem, pois necessitam estar vivas e puras, enquanto isto não ocorre em grãos. Para a produção e comércio de sementes, existe, inclusive, uma lei. A grande diferença é que, junto com as sementes, deve vir um documento atestando a sua conformidade quanto à germinação e pureza (qualidade fisiológica e física). A embalagem também é própria da semente. ,



    Considerando que as sementes devem estar vivas para poderem desempenhar sua função de perpetuar a espécie, gostaria que comentassem quais os fatores que podem afetar a sua qualidade.

    A qualidade das sementes deve ser obtida e mantida pelo menos por alguns meses, na maioria dos casos. Para a obtenção de sementes de alta qualidade fisiológica, um dos principais fatores que afetam é a deterioração de campo (atraso na colheita), enquanto para a manutenção da qualidade os principais fatores são a temperatura e a umidade das sementes. Outros fatores que podem afetar são o ataque de insetos, as doenças e a danificação mecânica.




    Parabéns pela cobertura do XIX Congresso Brasileiro de Sementes, realizado em setembro último pela ABRATES. Chamou-me a atenção os 1.120 trabalhos científicos apresentados e distribuídos em oito áreas, 234 dos quais foram sobre viabilidade e 158 sobre vigor.  A que se deve tão importante contribuição à ciência e tecnologia de sementes?

    Este é o resultado de políticas públicas adotadas a partir da década de 1970, em que se estruturaram centros de capacitação de pessoal em várias universidades brasileiras e centros públicos de pesquisa. Várias universidades possuem cursos de pós-graduação em sementes que geram teses e dissertações, e consequentemente trabalhos técnico-científicos.



    Ouvi de meu avô que a semente se faz no campo, entretanto leio e escuto com frequência que há processos e produtos que aumentam o desempenho das sementes. Que há de verdade nisso?

    Realmente, a semente se faz no campo (apesar de haver semente sintética), entretanto seu desempenho pode ser melhorado de forma acentuada através de processos como o condicionamento osmótico ou termoterapia, assim como o tratamento de sementes com fungicidas, inseticidas, nematicidas, bioestimulares, micronutrientes, entre outros. Nos últimos anos, a pesquisa identificou vários produtos que podem aumentar a qualidade das sementes, no entanto sempre devemos levar em conta que a semente deve estar viva para que o efeito possa se manifestar.

Compartilhar