Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br
Estou necessitando saber o número de sementes por peso, pois compro a semente por saco de 40 kg e não sei a área que poderá ser semeada. Isto é importante, pois as variedades ou híbridos são posicionado em número de plantas/m², não é mesmo?
Para muitas sementes, as Regras para Análise de Sementes contêm o peso médio de 1.000 sementes. Assim, por exemplo, para soja, um peso de 1.000 sementes de 200g significa que cinco sementes pesam uma grama. Felizmente, muitas empresas de sementes estão colocando na embalagem o peso de 1.000 sementes do lote que está sendo comercializado.
Possuo uma estufa para determinação de umidade das sementes, entretanto nunca a utilizei, pois sempre usava os métodos expeditos (rápidos). Neste sentido, poderiam esclarecer como é realizado o cálculo da umidade?
A determinação da umidade das sementes pelo método da estufa é direto, ou seja, se faz por diferença de peso, onde as sementes são secas na estufa até zero% de umidade. A umidade é obtida pela seguinte equação:
Estou no negócio de sementes de soja há 10 anos e nesta safra tive uma desagradável surpresa ao constatar que, em um dos meus silos de 500 toneladas, as sementes estavam com baixa germinação. Verifiquei que as sementes do topo do silo eram as de menor qualidade. Poderiam comentar o ocorrido?
O armazenamento das sementes a granel facilita o manuseio das sementes, entretanto alguns cuidados devem ser tomados. No seu caso, várias coisas podem ter ocorrido, mas as mais prováveis são a alta umidade das sementes colocadas no silo ou a demora em esfriar as sementes, pois sua região de produção é quente. Como as sementes são secas ou esfriadas de baixo para cima, é compreensível que as sementes do topo do silo apresentassem menor germinação, já que demoraram mais para secar ou esfriar.
Constato que as sementes de milho possuem vários tamanhos e, dentro destes, dois formatos – o chato e o redondo. Existe diferença de qualidade entre estas sementes?
As empresas de sementes de milho realizam a colheita em espiga, para retirar o material do campo com sua máxima qualidade. Quando o procedimento é este, todos os tamanhos e formas de semente de milho possuem a mesma qualidade fisiológica. Por outro lado, quando as sementes permanecem no campo até que sejam secas normalmente na espiga, o que leva mais de um mês, as sementes redondas, que se situam nas extremidades da espiga, tendem a ter qualidade inferior.
Tenho entendido que sementes de brachiária apresentam dormência, e, assim, gostaria de saber se estas sementes colorem no teste de Tetrazólio.
A dormência nas sementes pode ser causada por diversos fatores. No caso de sementes de brachiaria, ela é devida à fisiologia das sementes, ou seja, as sementes embebem água, entretanto não desencadeiam o processo de germinação. Assim, é possível realizar o teste de Tetrazólio em sementes de brachiaria para avaliação da qualidade fisiológica, sendo que nas sementes vivas o embrião é colorido (vermelho).