Consultas

Edição VI | 05 - Set . 2002
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas 
 
    Soube que normalmente se gasta mais de um milhão de dólares, para criar uma nova variedade. Gostaria de saber como os obtentores se ressarcem desse dinheiro investido. 
    Através da Lei de Proteção de Cultivares, é possível os obtentores das novas variedades licenciarem seus materiais para que os produtores de sementes façam a multiplicação. Esse licenciamento envolve várias cláusulas contratuais, entre elas, que o produtor de sementes se compromete a pagar royalties por cada saco de semente que vende. Um royalty bastante comum entre os produtores é de 5%. 

 
 
    Com o advento das sementes geneticamente modificadas, aparece com freqüência o termo sementes adventícias. O que vem a ser isto? 
    Esse nome pomposo, por convenção, significa que houve uma mistura varietal, ou seja, existe uma semente de uma variedade geneticamente modificada no meio de um lote de sementes de uma variedade convencional. 

 
    Escutei em recente palestra que algumas sementes como a de alfafa são produzidas sinteticamente. Poderiam explicar qual o significado disso? 
    Uma semente sintética é aquela produzida em laboratório, a partir de uma célula. Essas sementes, uma vez obtidas, apresentam somente o embrião, necessitando das duas outras partes, ou seja, um tecido de reserva e uma cobertura para proteção. Os resultados exitosos obtidos até agora têm sido realmente com sementes de alfafa, cenoura e algumas florestais. 
 
 
    A matéria da última Seednews sobre riscos na produção de sementes está bem interessante. Tenho a impressão que os produtores de sementes são realmente uns adivinhos para estimarem a demanda para as suas sementes. Ou a matéria supervalorizou os riscos? 
 Realmente, os produtores de sementes são expostos a inúmeros riscos para estimarem a demanda de suas sementes. Normalmente, super ou subestimam a demanda. Entretanto, quanto mais bem informado for o produtor de sementes, menor será o seu erro. 
 
 
    Gostaria que comentassem algo sobre a eficiência na produção de sementes. 
    A semente, para ser colocada à venda, deve possuir um padrão de qualidade que começa no campo e vai até o armazenamento. As perdas vão desde a contaminação dos campos por invasoras, contaminação com pólen estranho, deterioração, descarte de materiais indesejáveis, entre outros, os quais alcançam, na maioria das vezes, altas percentagens. Para arroz irrigado e soja, as percentagens podem ser superiores a 50%, entretanto, para milho, esse percentual já é menor. Com a profissionalização do setor de sementes, os produtores estão diminuindo cada vez mais a percentagem de sementes descartadas, pois quanto menor é o descarte, maior é o lucro. Para instalar seus campos, devem comprar a semente básica ou registrada, normalmente, do obtentor da variedade. 

 
 
    Para que serve o hilo na semente de soja? 
    Através do hilo é que a planta enche o grão, ou seja, através dele passam para a semente todos os materiais elaborados pela fotossíntese ou extraídos de outro local. Na soja, quando o hilo muda de cor é sinal de que a semente atingiu o ponto de maturidade fisiológica. Muitas variedades de soja podem ser distinguidas pelo formato de seu hilo. 

 
 
    Quando meu pai começou a produzir arroz da variedade BR IRGA 410, era comum obter-se um rendimento de engenho de 32% de grãos inteiros. Porém, agora, obtemos com facilidade rendimento de engenho acima de 55%. O que mudou desde então? 
    Essa variedade foi desenvolvida há mais de 20 anos e naquele tempo se deixava o arroz no campo até secar e atingir 16-17% e, como as variedades eram resistentes à fissura e à debulha, não havia problema nenhum. Assim, como a variedade BR IRGA 410 fissura com certa facilidade, foi necessário que a colheita se realizasse com umidade entre 20-24%, evitando que o arroz ficasse muito tempo no campo, exposto ao orvalho da noite. Com essa umidade, obtém-se um produto com alta percentagem de grãos inteiros, no entanto, deve-se realizar a secagem o mais rápido possível, pois as sementes com esse grau de umidade possuem uma alta taxa de respiração. 

 
    Estou com intenção de aumentar a produção de sementes de soja de 80 para 160 mil sacos, mas estou com dúvidas sobre o que realmente devo priorizar no aumento de minha UBS. 
    Ninguém melhor do que você para saber de suas necessidades, entretanto, algumas sugestões podem ser dadas. Uma delas é aumentar sua capacidade de secagem e armazenamento a granel, pois assim você poderá continuar colhendo sua semente no melhor momento para alcançar um produto de alta qualidade. Quanto às máquinas de limpeza e classificação, provavelmente poderão continuar as mesmas, apenas trabalhando mais horas por dia. 

Compartilhar