Consultas

Edição V | 04 - Jul . 2001
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br
    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas 

 
    1 - Entendo que, para a produção de híbridos, deva haver cruzamento entre plantas, e essa seja a razão de se plantar em linhas separadas as sementes que resultarão em plantas macho ou fêmea. Dessa maneira, também deve ocorrer sincronismo no amadurecimento da floração das plantas. Por favor, explique o que é feito para que ocorra esse sincronismo. 
    Realmente, um dos maiores problemas na produção de híbridos é fazer com que o amadurecimento das flores ocorra ao mesmo tempo. Em geral, trabalha- se com o híbrido que servirá como macho, pois o número de plantas é menor. No caso de haver necessidade para retardar a floração, pode-se utilizar a semeadura um pouco mais tarde, ou, no caso de arroz, colocar-se um pouco de nitrogênio na linha a retardar. A semeadura em diferentes épocas possui o inconveniente da dependência de condições climáticas, e a aplicação de nitrogênio nem sempre funciona bem. Assim, está em desenvolvimento um polímero que retarda a germinação em alguns dias, propiciando com isso o desejado sincronismo de floração. 


 
    2 - Escutei que existe recomendação para semeadura de arroz irrigado de 70 kg/ha. Como orizicultor, estou acostumado a colocar 150 kg/ha em linhas. Examinando minha semeadura, constatei que para uma densidade menor terei dificuldades com meu equipamento. Assim, gostaria de saber se existem semeadeiras para 70 kg/ha em arroz? 
    O problema de semeadura em arroz é sério, pois 150 kg/ha representam 130 sementes/metro linear e, como cada semente de arroz tem cerca de 10 mm, as mesmas ficam amontoadas. Com 70 kg/ha já haverá espaço entre as sementes. Parece que os fabricantes de semeadeiras estão trabalhando intensamente para desenvolver um equipamento que faça uma boa distribuição das sementes, com a densidade desejada. No momento, parece que só as semeadeiras a vácuo são capazes de semear arroz com densidade de semeadura inferior a 100 kg/ha. 


 
    3 - Estive lendo na SEEDnews, ano 5, nº 3, sobre as novas cultivares de arroz que estão sendo lançadas no mercado. Como posso obter semente desses materiais? 
    É fácil. Na matéria está indicado quem criou o material e este informará quais os produtores de sementes que estão credenciados para comercialização. Num sistema organizado, o produtor de sementes possui uma importante função, que é a de multiplicar as sementes mantendo suas qualidades e colocar uma quantidade adequada à disposição do agricultor. 


 
    4 - Existe algum equipamento que se possa utilizar para determinar rapidamente a qualidade fisiológica das sementes de soja? 
    Existem kits para o teste do pH do  exsudato, entretanto, em termos de equipamento, existe o Analisador Automático de Sementes, desenvolvido na década de 70 nos Estados Unidos, e hoje também fabricado na Argentina, Espanha e África do Sul. É um equipamento baseado na corrente elétrica que passa pelo exsudato de cada semente. Requer algumas horas de embebição das sementes em água destilada. 


 
    5 - Como está o comércio de sementes das cultivares protegidas no Brasil? 
    O que se consegue constatar é que após algumas apreensões de sementes comercializadas sem autorização do obtentor, parece que os casos de infração estão sendo minimizados. Há muita gente no campo observando o que está sendo comercializado, assim minimiza- se a fraude. Inicialmente havia semente de variedades protegidas, sendo oferecida inclusive via fax, por pessoas que não possuíam autorização do obtentor. Algumas desculpas, como “eu não sabia da lei”, não servem, pois quem está no negócio deve, no mínimo, informar- se de tudo o que ocorre com seu empreendimento. 


 
    6 - No artigo sobre qualidade de semente de algodão, no último número da SEED News, não entendi bem porque as sementes produzidas no estado de Mato Grosso praticamente não apresentam deterioração de campo. 
    O algodão apresenta a floração em camadas, fazendo com que as sementes apresentem um escalonamento na sua maturação. Assim, em uma mesma planta haverá sementes que amadureceram há muito tempo, enquanto outras estão praticamente verdes ou recém-maduras. Esse processo faz com que as sementes permaneçam no campo aguardando a colheita. Em Mato Grosso, como esse período coincide com o das secas, as sementes pouco se deterioram, propiciando que se obtenha lotes de sementes de alta qualidade fisiológica. Em regiões em que o amadurecimento não coincide com o período das secas é mais difícil produzir sementes. 
 


 
    7 - Por favor, comente a razão da existência no Brasil de pouco mais de 20 laboratórios para análise sanitária em relação aos mais de 200 laboratórios que realizam análises fisiológicas e físicas das sementes. 
    As razões são várias, entre elas estão o fato de ser recente a conscientização da necessidade da análise sanitária das sementes, o baixo número de pessoal treinado, e a necessidade de equipamentos e salas especiais. 


Compartilhar