
Federação Internacional de Sementes (ISF) lança seus objetivos estratégicos chave para os próximos 4 anos
Os Objetivos-Chave de Sementes (KSOs) reúnem as prioridades dos membros e parceiros da ISF, permitindo ações focadas para acelerar a inovação no melhoramento de plantas e viabilizar a movimentação segura e eficiente de sementes além-fronteiras, ao mesmo tempo que fortalecem práticas social e ambientalmente responsáveis e apoiam políticas baseadas na ciência e na avaliação de riscos.
Uma abordagem baseada em projetos para alcançar resultados
Para implementar os KSOs com mais eficiência e aprimorar o engajamento externo da ISF, a organização adotou uma abordagem baseada em projetos. Objetivos sobrepostos e complementares entre os Grupos de Coordenação e os Grupos Consultivos/de Especialistas foram combinados em projetos intergrupos. O Conselho de Administração da ISF aprovou essa forma de trabalho, juntamente com 24 projetos principais e seis atividades lideradas pelo Conselho. Essa abordagem também foi apresentada na Assembleia Geral do Congresso Mundial de Sementes da ISF, em Istambul, em 21 de maio de 2025.
O que isso possibilita?
O que isso possibilita?
Responsabilidades mais claras e entrega mais rápida: Os projetos são conduzidos por Grupos de Coordenação, com o apoio de Grupos de Ação (GAs), Grupos de Ação (GAs) e do Secretariado da ISF.
Coordenação e alcance mais eficazes: O modelo foi concebido para aprimorar a forma como a ISF interage com organizações internacionais e partes interessadas, apoiado por comunicações estratégicas e capacidades e coordenação de relações públicas fortalecidas.
Progresso mais mensurável: Um modelo de projeto padronizado facilita o planejamento, a elaboração de relatórios e o monitoramento consistentes.
Como acompanharão o progresso?
Uma parte fundamental dessa mudança é tornar o progresso mais fácil de visualizar e de implementar. Cada equipe de projeto manterá e atualizará um modelo de planejamento padronizado, com modelos completos para todos os 24 projetos previstos para as reuniões de meio de mandato da ISF em 2025, acessíveis pela área de membros da ISF.
Os projetos serão revisados anualmente pelo Conselho, com foco em gestão, avaliação de status, decisões de alto nível e mobilização de recursos — tudo isso apoiado por um sistema de semáforo para identificar o que está no caminho certo, o que precisa de atenção e o que pode precisar ser interrompido ou encerrado.
Foco na otimização e facilitação do impacto
A estrutura do ISF permanece a mesma, incluindo os Grupos de Coordenação (GCs), Grupos de Ação (GAs) e Grupos de Especialistas (GEs). No entanto, o trabalho dentro e entre esses grupos será mais dinâmico e focado em resultados, permitindo-nos alcançar os Objetivos-Chave de Segurança (KSOs) com maior clareza, coordenação e impacto.
À medida que os desafios enfrentados pelo setor global de sementes se tornam cada vez mais urgentes, os KSOs de 2026–2030 fornecem uma direção comum para impulsionar nosso progresso na construção de sistemas agroalimentares mais resilientes que apoiem a segurança alimentar global.
Assunto:Linha Verde
Autor:ISF
Data de publição:02/02/2026 12:37:13








