Colômbia registra novo recorde na adoção de culturas geneticamente modificadas

Colômbia registra novo recorde na adoção de culturas geneticamente modificadas

   A Colômbia atingiu um novo recorde na adoção de culturas geneticamente modificadas (GM) em 2023, com 154.677 hectares plantados, segundo dados do Instituto Agrícola Colombiano (ICA). Este crescimento reflete a crescente confiança na biotecnologia como ferramenta fundamental para a sustentabilidade e competitividade da agricultura colombiana.

   O milho transgênico se consolidou como cultura líder, com 142.711 hectares plantados, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Essa cultura representou 36% do total de hectares de milho do país e contribuiu com mais de 50% da produção de grãos, que atingiu 1,6 milhão de toneladas, segundo a FENALCE. O aumento sublinha o papel crucial da biotecnologia na satisfação da procura interna de alimentos e no reforço da segurança alimentar da Colômbia.

   “O aumento da área plantada com milho transgênico é revelador para a Colômbia. Não só melhora a competitividade de milhares de pequenos e médios agricultores que dependem desta cultura, como também nos coloca um passo adiante no longo caminho que temos de percorrer para satisfazer a procura nacional de milho, que é cada vez maior. ano “apenas para consumo direto em nossa mesa, mas para as necessidades de indústrias em crescimento como a avicultura, a aquicultura e o setor suíno no país”, disse María Andrea Uscátegui, diretora executiva da Associação de Biotecnologia Vegetal Agro-Agrícola.

Agro-Bio_Mapa-de-adopción-cultivos-GM-2023.png 671.08 KB


   O algodão GM foi plantado em 7.409 hectares, registrando uma diminuição em relação ao ano anterior devido a diversos fatores. Segundo Cesar Pardo, presidente do CONALGODÓN, o baixo preço internacional tem desestimulado o plantio dessa cultura, além da forte concorrência com outras culturas como milho e arroz que oferecem condições de pagamento mais atrativas, com liquidações imediatas, enquanto o algodão pode levar até três meses para ser liquidado.

   Por outro lado, a soja transgênica atingiu 4.557 hectares plantados. Essa cultura foi aprovada no país em 2010, mas ainda não havia sido comercializada.

   O progresso na adoção dessas culturas é reflexo dos benefícios que a biotecnologia oferece em termos de resistência a pragas e facilidade de manejo das culturas, o que se traduz em melhores rendimentos e produtividade para os agricultores. Através da adopção de novas e melhores tecnologias de sementes, a Colômbia permanece alinhada com as tendências globais no sentido de uma agricultura mais eficiente e sustentável.

Subject:Biotecnologia

Author:AgroBio

Publication date:31/10/2024 12:08:15

Share