Pouco mais de 15 anos atrás, enquanto caminhões da Kothe singravam o Brasil levando cargas refrigeradas pelas longas distâncias exigidas pelo nosso país continental, sobreveio o pensamento de aproveitar essa frota especializada para transporte de outros tipos de carga. E que outro tipo de bem que precisaria desse tipo de translado cuidadoso, com controle de temperatura e umidade, trazendo consigo um altíssimo valor agregado? A resposta era clara: sementes.
Assim, algum período mais tarde, o cuidado que produtos alimentícios delicados, como carne e derivados, encontrava sobre essas rodas estender-se-ia para essa grande matéria-prima da agricultura. Descortinava-se uma nova história para a Kothe.
Chegando em 2024, a divisão de agronegócio da companhia destaca-se como um dos seus principais pilares. Consolidada como um dos maiores operadores logísticos do país, a Kothe firma-se também como uma solução completa de logística para o setor sementeiro no Brasil, oferecendo serviços desde o beneficiamento, que inclui a maior indústria de beneficiamento de sementes da América Latina, até a entrega ao consumidor final nas principais regiões produtoras, em centros de distribuição munidos de tratamento industrial.
Uma trajetória de arrojo Nascida como empresa de transportes, a Kothe atua no mercado brasileiro há mais de 50 anos. Suas atividades começaram em Concórdia (SC), tendo sua matriz migrado para Jundiaí (SP) em 2016; sua administração, entretanto, ocorre em Araguaína (TO). Em 1989, ingressou na área de transporte frigorífico, com a aquisição do primeiro veículo da frota.
Em 2016, uma nova operação marcaria a trajetória da empresa, com a armazenagem e a distribuição. Quatro anos mais tarde, em 2020, esse setor passaria também a operar com mercadorias do agronegócio, especialmente sementes. “Encontramos um mercado sedento”, comenta o gerente corporativo de Logística, Gabriel Maciel.
Com a vontade de atender seus clientes e a capacidade financeira para investir, a oportunidade tornou-se negócio: centros de distribuição pensados para atender estrategicamente os grandes mercados do agro brasileiro saíram do papel em construções feitas de maneira rápida. Um arrojo que não para apenas no planejamento, mas no atendimento às necessidades de clientes já estabelecidos e outros potenciais. “A empresa não mede esforços, sobretudo quando é desafiada”, comenta Maciel.
Tal desafio a levou a construir armazéns climatizados em recantos tão distantes quanto Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Tocantins, por exemplo, onde a demanda por estruturas do tipo estava latente. Em espaços como estes, a semente entra em seu sono profundo para ser acordada quando necessário, garantindo a preservação de sua qualidade.
Diante dessa nova atuação, surgiu também uma nova inquietação. Por que não aproveitar o período de estada das sementes no armazenamento para realizar também seu tratamento industrial? Ao somar essa nova ação, além de agregar um novo serviço ao seu portfólio, a Kothe entra em consonância com o conceito just in time, por meio do qual a semente é entregue ao agricultor no momento correto. “Tiramos do produtor mais esse risco”, lembra o gerente.
Números que impressionam Essa trajetória culmina com a instalação da maior indústria de beneficiamento de sementes da América Latina, fruto de uma parceria entre a Kothe Agro e a SLC Agrícola. Em operação desde março de 2022, ela também faz parte desse plano de expansão da companhia para tornar-se esse operador logístico completo para o setor sementeiro, desde o pós-colheita até a entrega na porteira do agricultor.
Localizada em Diamantino (MT), a planta é notória pelos seus números extraordinários. Com capacidade para até dois milhões de sacos de sementes, ela vem mantendo um crescimento de atendimento de 150 mil sacos por ano. Seu grande volume foi – como de costume – pensada para atender à clientela mato-grossense, que necessita comportar vastos volumes em um curto espaço de tempo: “No Mato Grosso, a colheita é muito rápida; por isso, precisamos de alta capacidade de atendimento”, destaca Ademir Scheibler, diretor de Produção da Kothe Agro.
São seis linhas de recebimento, que são finalizadas em 10 silos para cada uma. O processamento inicial chega à escala de 150 toneladas por hora. No fim do processo, 30 mil metros quadrados aguardam para armazenar os volumes beneficiados. Ali também ocorre tratamento sob a demanda do produtor.
Acreditar no agronegócio “Nesse curto período em que entramos no mercado sementeiro, já conquistamos nosso espaço”, pontua Alex Souza, diretor comercial. Esse salto realizado nos últimos quatro anos, em sua opinião, vai muito além do investimento financeiro, mas também aquele realizado em pessoas e relacionamentos. “Damos valor a todos os nossos clientes, sendo aquele de apenas 10 bags ou o de milhões de sacos”, afirma.
Por isso, conforme lembra Scheiber, a ideia é sempre estar em busca de novas parcerias. Depois da conclusão do centro de distribuição de Ariquemes (RO), os olhares se voltam para o Pará, estado onde estão sendo prospectadas as possibilidades de uma nova estrutura. Mas os esforços também se dedicam à consolidação da posição já atingida pela empresa, buscando operações mais eficientes e o estabelecimento de um alto nível de performance.
No entanto, está no DNA da Kothe a ousadia e o arrojo. “Fazemos investimentos acreditando no mercado, e o agro permite isso”, finaliza Gabriel Maciel. Isso proporciona a visão que a empresa acredita: ser um operador logístico completo para servir ao cada vez mais pujante agronegócio brasileiro.
Kothe 1.jpg73.4 KB A evolução da agricultura de precisão vem causando mudanças na cadeia de suprimento logísticos do agronegócio brasileiro. Foi nessas mudanças que a Kothe Logística se norteou para sua expansão de capacidade de atendimento.
Estar próximo ao produtor, com estruturas robustas de armazenagem, tratamento de sementes, plantas de beneficiamento, alinhadas a uma frota moderna para distribuição e uma gestão de estoque com tecnologia, transparência e segurança, reflete em aumento de produtividade na safra dos nossos clientes.
Nos últimos dois anos, inauguramos no Mato Grosso a indústria de beneficiamento de sementes mais moderna do país e o nosso segundo CD climatizado em Primavera do Leste. Ainda na região Centro Oeste, iniciamos as operações de armazenagem climatizada e seca em Santa Helena de Goiás e ampliamos nossa capacidade de armazenagem climatizada em Aparecida de Goiânia. Na região Sul, inauguramos nosso CD em Chapecó (SC). Os investimentos nas regiões Norte e Nordeste foram destinados a construção do CD e, Ariquemes (RO), aumentando significativamente nossa capacidade de secagem e armazenagem climatizada, além de termos a oportunidade do tratamento de sementes industrial para a região. Com o crescimento e desenvolvimento agrícola na região de Balsas (MA), ampliamos a armazenagem climatizada em nosso CD, reforçando a estratégia de atendimento próximo ao produtor e com agilidade.
A renovação da frota de caminhões é uma estratégia de longa data dentro da Kothe e o que traduz em uma idade média dos veículos de 2,6 anos. Olhando a nível de gestão, o investimento na solução do SAP_EWM mostra o nosso compromisso com a segurança e transparência no controle de estoque nos CD.
A Kothe acredita muito nesta capilaridade e proximidade com os produtores e revendas do agronegócio, a entrega no momento certo, entendendo a necessidade dos nossos clientes é que fortalece nossas parcerias comerciais.
Kothe 2.jpg50.51 KB O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, além de ser um dos maiores geradores de empregos no país. Para a Kothe Agro, é fundamental estar plenamente integrada a este setor. Por isso, investimos constantemente em aumentar nossa capacidade de produção e em aprimorar o tratamento de sementes. A tecnologia é um valor para o nosso negócio. Utilizamos máquinas de última geração para o tratamento de sementes, o que nos permite aplicar produtos químicos com precisão, evitando perdas e seguindo as especificações técnicas dos produtos fornecidas por nossos parceiros.
Nosso objetivo é atender às demandas de culturas de alto potencial, como soja, milho, algodão e outras. Destacamos que nossos projetos de construção são planejados para uma integração inteligente, assegurando uma linha contínua entre beneficiamento, logística e tratamento de sementes.
Kothe 3.jpg66.36 KB A logística no agronegócio é um campo em constante evolução, que desempenha um papel vital na garantia de que os produtos cheguem ao mercado de forma eficiente e sustentável. A adoção de novas tecnologias e práticas inovadoras está ajudando a enfrentar os desafios do setor e a atender às demandas crescentes de consumidores e mercados globais. Investir em logística não é apenas uma questão de melhorar a eficiência operacional, mas também uma estratégia crucial para o sucesso e a competitividade no mercado global.
Kothe 4.jpg59.47 KB O agronegócio é um mercado pujante que estimula investimentos e que nos obriga a estar em constante evolução. E é uma marca do Grupo Kothe fazer investimentos inteligentes buscando o atendimento das necessidades de mercado, sempre atrelado com a melhoria contínua dos nossos processos, afinal, estamos com a responsabilidade de gerenciar armazenagem que ultrapassa dez milhões de sacos de sementes.
Nossa capacidade de inovação também merece destaque. Com know-how interno alinhado às melhores práticas de mercado, desenvolvemos nossa ferramenta Portal Kothe Log, plataforma que visa interação com nossos clientes, gestão de agendamento e visibilidade de estoque.
Mas nosso maior patrimônio são as pessoas, e estamos investindo “pesado” e disseminando a cultura Lean/Six Sigma. Temos certeza que preparar nossos times é base para amparar todo nosso crescimento. Acreditamos no que fazemos e faremos bem feito, nunca nos distanciando do nosso lema que “Atender é o Nosso Negócio”.