Sementes e mudança

Edição VI | 01 - Jan . 2002
James Delouche-JCDelouche@aol.com

    Sementes e Mudança Há 40 anos atrás, o importante papel das sementes como agente de mudança no setor agrícola foi oficialmente reconhecido com a proclamação de 1961 como o Ano Mundial da Semente, pelas Nações Unidas. ,z1 escolha da semente como ponto focal na campanha para aumento de produção e segurança de alimentos revelou a percepção e bom conhecimento do papel histórico e da função das sementes como um agente de mudança, confiança no potencial da ciência genética e da tecnologia de melhoramento de plantas para mudar e melhorar os cultivos, e algum conhecimento prévio dos dramáticos desenvolvimentos no melhoramento vegetal que já estavam a caminho. 


    Sementes através da história

    As sementes têm sido agente de mu-dança desde o início da civilização. A descoberta de sua função propagativa permitiu que o homem abandonasse a vida nômade, iniciando a agricultura, e desenvolvesse o que chamamos de civilização. Algumas espécies de plantas começaram a ser cultivadas e os cultivos espalharam-se pelo mundo conhecido, por meio das sementes levadas pelo homem nas suas migrações, conquistas e explorações. Algumas das mudanças fundamentais na cultura e nas sociedades foram associadas à descoberta e introdução de cultivos mais eficientes e produtivos, que deram ao homem mais tempo para outras atividades, além da busca de alimentos. Os antigos egípcios, por exemplo, tiveram tempo e mão-de-obra para construir pirâmides e templos, porque a combinação entre propagação por sementes, cultivos de grãos nutritivos, solos férteis e suprimento adequado de água possibilitou que uma proporção relativamente pequena da população pro-duzisse alimentos em abundância.

    Em tempos mais recentes, podemos considerar o papel do milho propagado por sementes no desenvolvimento das civilizações malas, assim como de outros povos da América Central. Sementes de milho. feijão, tomate e tubérculos de batata foram levados para a Europa, e dali para a Ásia. e tornaram-se importantes cultivos. O sorgo espalhou-se da África, seu lugar de origem. para as terras semi-áridas da Ásia e das Américas. A soja da China tornou-se cultivo importante nos Estados Unidos, Brasil e Argentina. Todos esses exemplos e outros incontáveis através da história, associados à introdução de novas sementes. causaram grandes mudanças, não só na agricultura e hábitos de alimentação das pessoas, mas também no seu desenvolvimento econômico e cultural. 


A introdução de novas sementes sempre causou grandes mudanças, não só na agricultura e hábitos de alimentação das pessoas, mas também no seu desenvolvimento econômico e cultural. 


    O conhecimento do papel das sementes na história, assim como de agente de mudança e catalisador da agricultura. e dos avanços na genética poderia ter sido suficiente para justificar a sugestão de fazer de 1961 o Ano Mundial da Semente, mas realmente acredito que a pessoa responsável pela sugestão mantinha-se em dia com a pesquisa em genética e melhoramento de plantas, e percebeu que desenvolvimentos revolucionários nos cultivos seriam alcançados dali a apenas poucos anos e que as sementes seriam os agentes de mudança. 


    Biotecnologia

    É também possível que a visão por trás da proclamação de 1961 como o Ano Mundial da Semente tenha sido inspirada pela descoberta da estrutura do DNA, no início dos anos 50. A biologia molecular e a engenharia genética rápida e fundamentalmente revolucionaram o melhoramento e desenvolvimento de cultivares e toda a biologia. O desenvolvimento de cultivares transgênicas cria perspectivas para aumentar dramaticamente a produtividade e o valor nutritivo dos cultivos para alimentação.

    As descobertas e o desenvolvimento, contudo, têm ocorrido em velocidade tão grande nos últimos anos que parecemos esmagados pelas mudanças, indecisão e controvérsias.

    Depois de passados 40 anos do Ano Mundial da Semente, ela continua a ser reconhecida e apreciada como fundamental para uma agricultura que está mudando e melhorando, mas, infelizmente, a semente passou também para o centro do palco em áreas de crescentes preocupações sociais, tais como ambientalismo, diversidade genética vegetal, desenvolvimento sustentável. organismos geneticamente modificados e mesmo globalização.

    É irônico que parcelas experimentais e instalações de pesquisa, que podem levar ao desenvolvimento de tecnologias para melhorar a condição humana, estejam sendo destruídas e/ou sub-metidas a demonstrações amargas, principalmente pelas gerações mais jovens. Ao longo da história, o comum tem sido ver as gerações mais novas abraçar em mudanças, enquanto os mais velhos reagem contra ou as evitam. É duplamente irônico que esta troca de posições históricas das gerações, com relação à mudança por si represente uma mudança, muito significativa e um pouco perturbadora. Podemos confortarmo-nos, contudo, com a certeza de que, apesar das inconveniências associadas às inúmeras mudanças na agricultura das últimas duas décadas, a humanidade vai, com o tempo, incorporá-las plenamente e explorá-las, como tem feito desde o início da civilização e, até mesmo, antes disso. 


Compartilhar