Consultas

Edição XX | 06 - Nov . 2016
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Nesta seção procuramos atender aos questionamentos enviados pelos leitores. As eventuais dúvidas sobre temas veiculados pela SEEDnews ou mesmo outros pertinentes à atividade agrícola, podem ser encaminhadas para redacao@seednews.inf.br ,


    Estou ciente de que os secadores são essenciais para a obtenção de sementes e grãos de alta qualidade. Há alguma marca que se destaca nos secadores do tipo intermitente?

    Os vendedores de equipamento utilizam vários argumentos para enaltecer seus produtos. Entretanto, o desempenho de qualquer secador é função do fluxo e da umidade relativa do ar de secagem. Quanto maior o fluxo de ar e menor a umidade relativa, mais rápida é a secagem. Assim, utilizando um mesmo fluxo e uma mesma umidade, dois ou mais secadores terão praticamente o mesmo desempenho. Observação: a umidade relativa pode ser reduzida aumentando a temperatura ou retirando a umidade absoluta do ar.   



    As sementes possuem várias características físicas, como comprimento, largura, espessura, forma, entre outras. Há alguma que se destaca quanto à qualidade fisiológica?

    É sabido de longa data que sementes de menor densidade possuem menor qualidade fisiológica, sendo que os agricultores utilizavam a água para separar as sementes leves que flutuam (as pesadas submergem). Atualmente, se utiliza em escala comercial a mesa de gravidade para fazer tal função. Outra característica física que apresenta relação com a qualidade fisiológica das sementes é a cor – no caso de soja, as sementes esverdeadas apresentam menor qualidade. 



    Gostaria que comentassem a função da casca da semente, pois parece ser supérflua.

    Todas as sementes possuem três partes, o embrião (ou eixo embrionário), para originar uma nova planta; o endosperma ou cotilédone, para a nutrição da semente (plântula); e a casca, para proteção física das sementes. Qualquer uma delas que faltar, a semente não desempenhará sua função de originar uma nova planta.  Como exemplo, sementes de arroz sem casca possuem três dias de vida, enquanto uma semente de soja com tegumento rompido de 5mm possui poucas semanas de vida. 



    Tenho observado que o negócio de sementes de flores está em crescimento no país, inclusive se utilizando de leilões em locais especiais, para sua comercialização. Como se relaciona este negócio com a lei de proteção de cultivares?

    Realmente, o negócio de flores é algo bastante profissional, sendo a cidade de Holambra-SP a capital do negócio no país, onde o comércio é realizado por leilões de lotes de flores, com presença física ou virtual dos compradores. Em relação à Lei de Proteção de Cultivares, funciona melhor do que em grãos, pagando-se o royalty ao obtentor para a sua devida produção e comercialização. Também em flores há materiais híbridos que possuem proteção natural contra a pirataria. 



    Nos últimos anos, tenho tratado minhas sementes de soja e arroz na fazenda, no entanto escuto com frequência que o tratamento industrial é melhor. Poderiam comentar a respeito?

    O tratamento das sementes traz, de fato, grandes benefícios, principalmente por aumentar o desempenho das sementes, como também agregando inseticida, nematicida, micro e macronutrientes, hormônios e inoculantes. Entretanto, o tratamento deve ter algumas peculiaridades, como cobrir bem a semente, ter a dosagem adequada, não exalar pó e ser seguro para o ambiente e para quem manuseia a calda. Para atender estas peculiaridades, recomenda-se o tratamento industrial de sementes, que envolve equipamento apropriado, pessoal treinado, ambiente adequado e teste da calda.

Compartilhar