Consultas

Edição XIX | 04 - Jul . 2015
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Nesta seção procuramos atender aos questionamentos enviados pelos leitores. As eventuais dúvidas sobre temas veiculados pela SEEDnews ou mesmo outros pertinentes à atividade agrícola, podem ser encaminhadas para redacao@seednews.inf.br 


    Na minha região existem alguns produtores que estão produzindo sementes de milho híbrido duplo nas propriedades, o que vocês têm a falar sobre isso?

    Isto, além de ilegal, é um erro. A ilegalidade está na apropriação indébita dos parentais para a produção do híbrido duplo e o erro está no desempenho deste material, pois a produtividade será baixa, por não passar pela experimentação, em que é testada a capacidade combinatória dos parentais. Atualmente, com a introdução dos materiais GM, nos quais apenas um pai é portador do evento, produzir um híbrido duplo utilizando estes materiais significa que uma percentagem razoável de plantas não sejam geneticamente modificadas para um determinado evento.  



    A produtividade de uma lavoura de milho é dada pelo número e tamanho da espiga; assim, se desejamos 60.000 espigas/ha, devemos montar o estande acrescentando quanto a mais na semeadura?
    Em média, numa lavoura comercial com um estande de 60.000 plantas/ha, pode-se considerar  que cada planta produza 1,1 espigas, o que  resultará em 66.000 espigas. Entretanto para uma germinação de 90% do lote de sementes, não há necessidade de fazer correção na semeadura. Para estandes maiores, as plantas tendem a produzir uma espiga por planta, e neste caso, a recomendação é ajustar a semeadura com a qualidade do lote de sementes, variando de 10 a 20%.  


    Podemos quantificar o percentual de perda em produtividade conforme o vigor da semente da semente de soja?  Escutei que se pode perder até 35%, mas essa perda é linear?
    O ganho de produtividade pelo uso de sementes de alto vigor é praticamente linear, na medida em que aumenta a proporção de sementes de alto vigor no meio do lote de sementes. Pesquisas acadêmicas, ratificadas nas fazendas de agricultores, mostram que o ganho é superior a 30%, caso todas as sementes sejam de alto vigor. Como isto é difícil de ocorrer, pode-se assumir que o ganho normal seja superior a 20%.


    Quais são as causas para se ter sementes com alta e baixa umidade na mesma planta de soja?
    Esta diferença de umidade entre as sementes em uma mesma planta ocorre em todas as espécies, devido à desuniformidade de maturação. Esta é a principal razão de se recomendar a colheita das sementes com umidade alta (soja 18% e milho 30-33%) para evitar a deterioração de campo. 


    Qual a importância em se deixar uma contra-amostra na propriedade após a semeadura?
    As sementes são a primeira causa na falha de um estande. Assim, ter uma contra-amostra na propriedade é importante para eventual verificação da qualidade da semente. Entretanto, isso não tem força legal. As empresas de sementes costumam separar um lote de sementes em várias partes como salvaguarda na eventualidade de problemas na emergência. Caso as sementes apresentem boa emergência em um campo, isto é suficiente para afirmar que o problema não deveu-se à qualidade da semente.
Compartilhar