Consultas

Edição XVIII | 01 - Jan . 2014
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br 


    Estou convencido de que, além da germinação, é recomendável também saber o vigor de um lote de sementes. Entretanto, gostaria de saber se é possível um lote de sementes de alto vigor baixar consideravelmente sua qualidade num período de três meses, após a colheita.

    Em geral, lotes de sementes com alto vigor possuem também alto potencial de armazenamento, porém isto pode não ocorrer, principalmente quando as sementes são armazenadas com umidade superior a 13%. Neste caso, como a umidade é uma média, há muitas sementes com mais de 14% de umidade, e, devido ao seu alto metabolismo, perderão sua qualidade rapidamente, mesmo tendo alta qualidade no início, afetando a qualidade do lote como um todo. 



    Por favor, gostaria que comentassem como os produtores de sementes planificam a sua produção, pois é diferente do que produzir grãos.
    Realmente, a programação da produção de sementes é um processo sofisticado, envolvendo várias informações, sendo uma das mais importantes a efetiva quantidade de sementes de uma variedade ou híbrido a ser produzida para atender uma determinada demanda. Isto obtido, o passo seguinte é determinar a área a ser cultivada, que envolve: a produção por área, a possível rejeição de campos de produção, as perdas de beneficiamento e da internalização de sementes de qualidade duvidosa. Para sementes de soja, considera-se o aproveitamento de pouco mais de uma tonelada por hectare, enquanto para grão a média facilmente ultrapassa 3t/ha.   



    Tenho observado demonstrações sobre tratamento de sementes em que as sementes são colocadas dentro de copos com água para observar a turbidez após alguns minutos. Poderiam comentar a respeito?
    Sementes em contato com água embebem rapidamente, afetando sua qualidade, pois neste processo muitos produtos são lixiviados das sementes. Com o tratamento de sementes e o revestimento com um polímero, a embebição é lenta, evitando lixiviação acentuada de produtos, assim como a liberação de pó para a água no copo com as sementes. Sementes tratadas e revistadas com polímero, evita os danos da embebição rápida e a liberação de pó para o ambiente. 


    Estou com o responsável técnico de uma empresa produtora de sementes de soja em que a produção é realizada com cooperantes. Para isso, há um contrato, que entre várias clausulas, consta uma que somente será recebida como semente aquela que apresentar menos de 13% de umidade. Tenho dúvidas sobre esta norma.
    Para o armazenamento das sementes, a umidade deve estar abaixo de 13%, em condições normais, entretanto, devido à desuniformidade do processo de maturação, aguardar que todas as sementes estejam com 13% para realizar a colheita significa que muitas sementes irão permanecer no campo aguardando que outras sequem. Isto fará com que a deterioração de campo possa ser alta, devido à formação de orvalho e possíveis chuvas após as sementes estarem secas. Desta maneira, recomenda-se, para sementes de soja, que a colheita seja realizada assim que as sementes tiverem 18% de umidade, de forma a assegurar qualidade e quantidade.


    O esfriamento das sementes aumenta seu potencial de armazenamento, como é sabido há décadas, entretanto gostaria que comentassem qual o melhor momento para esfriar um lote de sementes.
    A qualidade das sementes pode ser afetada por vários fatores, entre eles a alta temperatura. Felizmente tecnologias foram desenvolvidas para esfriar as sementes de forma eficiente, para serem utilizadas tão pronto as sementes sejam colhidas. Desta maneira, o esfriamento deve ser realizado assim que as sementes entrem na unidade de beneficiamento. Este processo de esfriamento, junto com a secagem, é um dos poucos que se utilizam para manter a alta qualidade das sementes.


Compartilhar