Consultas

Edição XVI | 03 - Mai . 2012
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br 


    As sementes devem ser preparadas para que se possa realizar a semeadura com facilidade e não contaminar nossos campos com sementes de invasoras. Neste sentido, gostaria de saber quais são as principais máquinas utilizadas para o beneficiamento das sementes.

    Há várias máquinas disponíveis para a limpeza e classificação das sementes, e sua escolha irá depender do material indesejável que está junto com a semente. A máquina básica de toda unidade de beneficiamento de sementes é a de ar e peneiras; entretanto, há outras também importantes, como a mesa de gravidade, espiral, cilindro separador e o classificador de sementes por largura e espessura.


    Tenho observado que a SEEDnews tem publicado matérias com empresas que estão colocando no mercado sementes de soja com germinação superior a 90%. Em que consiste o processo de produção e tecnologia de pós-colheita que propicia a confiança destas empresas?

    Realmente, o que é bom deve ser divulgado e promovido. A obtenção de lotes de sementes de soja com germinação superior a 90% envolve o emprego de alta tecnologia, com um bom programa de controle interno de qualidade. Algumas das altas tecnologias empregadas pelas empresas é a colheita no momento certo com a colhedora adequada, a secagem artificial das sementes, uso de equipamentos para minimizar os danos mecânicos às sementes e o emprego de frio no armazenamento.



    Sabemos que é possível comercializar algumas sementes de forrageira com pureza de 60%, conforme matéria da última SEEDnews. No entanto, gostaria de saber o que deverá ser feito para que este padrão seja no mínimo 98%, como nas grandes culturas. 

    Há tecnologia e equipamento para limpar as sementes de tal forma que a pureza do lote, praticamente de qualquer espécie, seja de no mínimo 98%. A situação é que quem está comprando a semente não está dando importância para esse atributo de qualidade. A tendência, entretanto, é de que este padrão suba paulatinamente até alcançar o padrão das outras culturas. Depois de experimentar o produto bom, as pessoas conseguem diferenciar melhor o que é de qualidade inferior.


    Estou em vias de comprar um secador, entretanto estou com dúvidas quanto à sua capacidade, pois há vários tipos de secadores no mercado.

    Há, de fato, vários tipos de secadores, como os estacionários, nos quais a semente permanece parada durante todo processo de secagem, e os intermitentes, em que as sementes estão em constante movimento. Para os estacionários, deve-se considerar ao redor de uma carga de secador por dia, enquanto para os intermitentes pode-se considerar, em média, três cargas de secador por dia. Assim, sabendo-se a capacidade estática do secador, pode-se determinar a quantidade de sementes secas por dia.


    A danificação mecânica é coisa séria na produção de sementes de soja. Como posso fazer para que seja mínima no processo de colheita?

    Todas as sementes possuem três partes essenciais: o embrião, que resultará na nova planta, uma parte para as reservas (endosperma, cotiledon) e a casca. A colheita é a etapa da produção que normalmente mais danos causa à semente. Assim, deve-se ajustar muito bem a colhedora para que o dano seja mínimo. As colhedoras que debulham as sementes em um fluxo axial tendem a danificar menos. 


    No processo de tratamento de sementes, observo que algumas sementes seguram melhor os produtos. Poderiam comentar?

    As sementes de soja e de canola, por exemplo, possuem uma camada cerosa no tegumento, fazendo com que os produtos se agreguem melhor às sementes. Entretanto, felizmente, há os polímeros que possuem uma característica que fixa os produtos do tratamento às sementes.

Compartilhar