Consultas

Edição XV | 05 - Set . 2011
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br


    As sementes de milho variam bastante quanto ao tamanho; poderiam comentar quantas  sementes há em um quilograma?

    As sementes de milho são comercializadas em número de sementes/kg e por tipo, que pode ser semente chata ou redonda. Para sementes pequenas são necessárias 4,5 sementes para uma grama, enquanto que para sementes grandes são necessárias apenas 2,5 sementes. Como pode ser constatado, a diferença entre a maior e a menor semente, é mais de 70%.  



    Estive viajando pela região andina da Bolívia, apreciando as coisas boas e bonitas do país. Entre as muitas coisas interessantes, chamou-me a atenção um tipo de milho branco doce que os bolivianos consomem em grande quantidade. A propósito, gostaria de saber se é possível produzir este tipo de milho em locais de menor altitude.

    Realmente, o milho branco doce andino é saboroso e se mantém tenro por vários dias, sendo, junto com a batata, o prato principal da região. Infelizmente, este tipo de milho não produz semente em região de baixa altitude. Muitos trabalhos já foram realizados, entretanto não se obteve sucesso para incorporar as características genéticas do milho branco doceandino em outros materiais que produzem numa gama maior de altitude.



    Visitando as lavouras de arroz irrigado de minha região, constato que algumas são bastante limpas, enquanto em outras parece haver muita coisa crescendo junto com o arroz. Poderiam comentar essa diferença?  

    No cultivo de arroz – como em outros também – há aqueles agricultores que utilizam baixa tecnologia, com uso de sementes próprias, de baixa qualidade. Como esses agricultores, em geral, não utilizam sementes de alta qualidade das variedades melhoradas, infestam seus campos de produção com sementes de invasoras de difícil controle (como é o caso do arroz vermelho) e nem utilizam variedades que resistem a um herbicida total que pode controlar as invasoras.    



    Na última edição da revista SEEDnews, de julho de 2011, há um excelente artigo sobre os negócios de sementes que são realizados durante o congresso anual da International Seed Federation (ISF). Gostaria de saber como o pessoal se comunica e concretiza as negociações.

    A comunicação se dá em inglês e com muitos gestos, para não haver dúvidas sobre o que se está negociando. Uma vez acertado o negócio, o passo seguinte é a assinatura de um contrato, que pode ser durante o evento da ISF ou depois de alguns dias. Atualmente, com a agilidade e qualidade dos meios de comunicação, a concretização das transações comerciais se tornou mais fácil.



    Este ano, produzi mais de 50 toneladas de sementes de soja de seis cultivares, entretanto, perdi 30% de minha semente devido à baixa germinação. No teste de germinação das sementes recém colhidas, todos os lotes de todas as variedades apresentavam mais de 80% de germinação, mas, quatro meses após, muitos lotes apresentaram germinação inferior a 80%. Como isto se explica?  

    As sementes de soja são muito afetadas pela deterioração de campo, ou seja, não podem permanecer maduras no campo por muito tempo, expostas às condições adversas (principalmente de umidade). Em seu caso, provavelmente os lotes de sementes de baixa qualidade foram colhidos após permanecerem no campo com 13% de umidade por alguns dias.   Recomenda-se colher as sementes de soja tão logo atinjam 18% de umidade.  



    Há uma percepção por parte do agricultor de que o tratamento de sementes é essencial para o sucesso e a sustentabilidade de seu negócio. Neste sentido, gostaria de saber como anda o tratamento industrial de sementes, ou seja,  aquele em que a semente já sai tratada  da unidade de beneficiamento. 

    O tratamento industrial de sementes é uma tendência universal, envolvendo produto, equipamento e pessoal treinado – e isso não se desenvolve da noite para o dia. Entretanto, há várias empresas que já  estão preparadas para fornecerem este serviço.  

Compartilhar