Consultas

Edição VII | 02 - Mar . 2003
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas

 

    Gostei da matéria sobre semente pirata da última edição da SEED News, mas tenho dificuldade de entender porque o problema é tão grande. E não é só no Brasil, já escutei que o problema também ocorre em outros países.

    As sementes piratas são aquelas comercializadas sem a permissão do obtentor da cultivar. Vários são os artifícios utilizados por aqueles que burlam a lei – o mais comum é comercializar como grão e não como semente. Com isso todos perdem, principalmente o agricultor que potencialmente está comprando uma mercadoria de qualidade inferior, sem garantia. Isso ocorre principalmente nos países em que a lei de proteção de cultivares é de implementação recente. No Brasil, por exemplo, é permitido que um agricultor inscreva campos para produção de sementes, independente da área que irá cultivar. Há registros de produtores que inscreveram para uso próprio toda sua área. Neste sentido, há um forte movimento para fazer-se correções de rumo nesse processo.

 

    Se possível, gostaria que comentassem um pouco mais sobre a situação do laboratório de análise de sementes da Aprosmat, que detectou, em mais de 50 000 t, o aparecimento de plântulas anormais em grandeza tal que os lotes não alcançavam os níveis mínimos para comercialização.

    Essa situação ocorreu no ano agrícola 2001/02, em que a responsável pelo laboratório, junto com sua equipe de pessoal bem treinado, conseguiu detectar a causa do aparecimento da anormalidades nas plântulas de soja. As sementes de soja possuem pouca proteção natural auferida pelo tegumento, e quando essa decresce, aparecem as anormalidades pela embebição muito rápida de água. No caso específico, estas foram devidas à baixa umidade das sementes associada ao tegumento descontínuo ocasionado pela expansão e secagem muito rápida das sementes durante o processo de maturação. A solução foi aumentar a umidade

das sementes, antes de colocá-las para germinar.

 

    Estou em vias de começar a colheita do arroz e, como este ano vou realizar a secagem e o armazenamento na fazenda, Gostaria de saber quais as peneiras que devo utilizar para fazer uma pré-limpeza e assim ajudar a o processo de secagem?

    A pré-limpeza é, realmente, essencial no processo de secagem, para remoção dos materiais mais grosseiros. A peneira irá depender da semente, entretanto, para o tipo de arroz longo fino recomenda-se a peneira redonda 7,5 mm como a primeira, para remoção principalmente dos talos que vem junto com a semente, e a peneira oblonga 1,2 x 19 mm como segunda, para remoção de materiais bem pequenos.

 

    No processo de produção de sementes escuta-se muito falar em taxa de multiplicação semente-semente, que, no caso de soja, é em torno de 1:20. Por favor, gostaria de receber uma explicação, pois, normalmente, uma planta de soja produz mais de 100 sementes.

    De fato, uma planta de soja em condições normais produz mais de 100 grãos. Porém, nem todas tornar-se-ão sementes, pois no processo de colheita, secagem e beneficiamento muitas serão separadas como material indesejável por danificação mecânica, maturação

e outros fatores. Aliado a isso, alguns campos de produção não serão utilizados por problemas de deterioração de campo ou por contaminação. Assim, no planejamento da produção de sementes considera-se como normal obter 1000 kg por 50 kg de sementes semeadas. Produtores de sementes que usam alta tecnologia conseguem obter uma taxa de multiplicação semente-semente para soja de mais de 1:30.


    Tenho dificuldade de aquecer o ar de meu silo-secador, Assim, gostaria de saber se é possível secar as sementes sem aquecimento do ar?

    Para as sementes secarem são necessárias, praticamente duas coisas: que o ar passe por elas, e que o ar tenha capacidade de absorver a umidade da semente. Como você já tem o ventilador (o mais importante), a segunda coisa que deve observar é que o ar tenha uma umidade relativa inferior a 70%. A grande maioria das regiões apresenta esta condição. Desta maneira, você pode secar seu produto sem aquecer o ar. O inconveniente é que vai demorar um pouco mais.




 

    Muitas vezes temos que semear quando a umidade do solo não está adequada. Gostaria de saber quanto tempo uma semente pode ficar no solo esperando para germinar?

    Uma semente necessita para germinar principalmente de umidade e temperatura. Quando essas condições não são favoráveis, a semente germina muito devagar e, em casos extremos de umidade muito baixa, a semente não germina, permanecendo praticamente armazenada no solo. Em caso de solo muito seco, a semente pode permanecer sem ser afetada por mais de uma semana, desde que protegida com fungicida. Porém, solo que estiver com alguma umidade irá provocar a deterioração das sementes em vez da germinação.

Compartilhar