A semente como valor

Edição I | Zero - Jul . 1997
James Delouche-JCDelouche@aol.com
    Por que sementes? Por que discutir, documentar, promover e venerar as sementes? Devido a seu crucial porém conhecido papel na transição de pequenas sociedades de caçadores e coletores para uma agricultura mais estável, até o estágio da civilização em que nos encontramos hoje. Outras respostas: por ser o principal mecanismo de estabelecimento, expansão, diversificação e melhoramento na produção agrícola; ser o banco de reposição de caracteres hereditários e de variabilidade das espécies; ser o mecanismo de transporte das inovações e da revolução que a biotecnologia está propiciando. 

    Há mais de 10 mil anos ao longo de um grande rio, provavelmente o Nilo, um caçador observou o surgimento de plantas em um acampamento no qual, anteriormente, não havia nada de similar. Observou ele que as espigas dessa planta eram iguais ou parecidas às coletadas após cada enchente, em uma região bastante distante. Disso concluiu que as sementes deveriam ter caído no acampamento na última visita. Conclusão que originou o cultivo de plantas longe de seu habitat, através da semeadura, e foi, sem dúvida, a grande descoberta que permitiu o desenvolvimento da agricultura e o avanço da civilização. 


    "Sem a semente o homem ainda estaria vivendo da caça e da coleta de frutos" 


    As sementes têm sido o ingrediente principal no estabelecimento, expansão, diversificação e desenvolvimento da agricultura desde tempos imemoriais. A semente é o mecanismo principal pelo qual populações de plantas são distribuídas no tempo e no espaço, priorizadas como item de inventário nas grandes explorações dos séculos XVI a XIX. Além da grande adaptação para a função prioritária de perpetuação e multiplicação das espécies, possuem outras importantes funções na agricultura. 
    O processo sexual em plantas combina continuamente a variabilidade genética da população influenciando a semente produzida de diferentes maneiras. Algumas delas, propagadas por sementes, exibem características tais que se diferenciam das demais. O homem, através dos tempos, melhorou suas plantas, separando as sementes para multiplicação entre aquelas que exibem características desejáveis. Neste século o processo de desenvolvimento agrícola foi tremendo e acelerado pela sistemática coleta e conservação da variabilidade das espécies, bem como pelo mais recente domínio da biologia molecular. 
    À pequena quantidade de material de alto valor obtida pela ciência é mais seguramente mantido, transmitido e multiplicado por sementes. 
    Outro papel, relativamente moderno, é o transporte de agentes químicos aplicados em sua superfície. Sementes são um conveniente veículo de transporte para produtos químicos requeridos em pequenas quantidade buscando a proteção das sementes e da própria planta contra doenças e insetos. O objetivo é sempre regular o crescimento e corrigir possíveis deficiências do solo. O transporte de elementos químicos também apresenta vantagens para o ambiente, já que a dosagem é bem mais criteriosa do que as aplicações de outras maneiras. Talvez a maior função das sementes da era moderna seja a de ser um transporte para inovações e produtos da revolução biológica que afetam a agricultura. Variedades de algumas espécies que produzem seu próprio inseticida, fungicida e antídotos já estão no mercado e outras encontram- se em fase de desenvolvimento. Sementes de cultivar melhorado são o componente básico do conjunto de insumos requerido para uma agricultura economicamente bem sucedida, além de catalizadoras de explorações em outros avanços tecnológicos. Já como insumo, a semente é diferente em importantes e diferentes maneiras, diferenciando- se de outros como fertilizantes, pesticidas e água. São requeridas em pequenas quantidades, multiplicadas em vez de consumidas no processo de produção. Por outro lado, são vivas e assim podem morrer - sua produção, por consequência, tem que ser planejada com antecipação. Sementes não são mercadorias de prateleira. 
    Os agricultores priorizam os arranjos para o suprimento adequado de suas necessidades nesta área. À propósito, o primeiro programa de sementes foi estabelecido pelo primeiro agricultor. Desde então cada um deles tem desenvolvido mecanismos para assegurar-se de um adequado suprimento, arranjos que passam desde guardar sua própria semente até a importação. 
    O agricultor adquire sementes híbridas pois estas necessitam de cuidados especiais de produção - e de hortaliças, forrageiras e culturas para fibra devido serem cultivadas para obtenção de produto em vez de semente. A principal razão para comprar sementes de culturas autógamas é obter novas cultivares desenvolvidas por um programa de melhoramento. Entretanto, cresce a demanda por sementes de alta qualidade fisiológica compradas de empresas com boa reputação. O agricultor reconhece que um plantel uniforme e vigoroso é fator importante para obter qualidade. O alto preço das cultivares da biotecnologia e a grande expectativa da agricultor, é no presente uma conjuntura que força as empresas colocarem no mercado sementes de alta qualidade. 
    Por que sementes? Porque sem elas a agricultura seria tremendamente diminuída, haveria menos humanos, e alguns ainda estariam caçando e coletando frutos. 


Compartilhar