Semente recomendada

Edição I | Zero - Jul . 1997
Antonio Eduardo Loureiro da Silva-diretoria@apassul.com.br

    A tecnologia para produzir semente de planta autógama, via de regra, não é complexa. A difusão de requisitos para tanto vem sendofeita aos produtores de sementes e aos seus cooperantes desde a década de 60. Isto, aliado às condições climáticas favoráveis e às condições financeiras muitas vezes adversas, leva os agricultores a armazenarem grão para serem utilizados como sementes. O processo fica mais fácil quando a espécie produzida não possui cultivares à disposição. 
    Em meados da década de setenta tornou-se obrigatório o uso de Semente Fiscalizada nos empréstimos de custeio. Era necessário estabilizar o emergente setor de sementes e o crédito era subsidiado. Em função desta medida a taxa de utilização de Sementes Fiscalizadas de soja e arroz aproximou-se de 80%. Com o desaparecimento de facilidades governamentais no crédito rural esta exigência também caiu. Caíram também as taxas de utilização de Sementes Fiscalizadas, como por exemplo de soja e arroz, que baixaram para aproximadamente 55%. Todavia registramos que o setor sempre buscou o aprimoramento dos procedimentos tecnológicos e a implantação de modernas técnicas mercadológicas. A apresentação do produto, o preço, a qualidades e outros procedimentos vão fazer a diferença. 

     "O agricultor só tem vantagens quando adquire sementes fiscalizadas" 

    Quanto à qualidade do grão armazenado e plantado pelos agricultores, estudo tem demonstrado a sua qualidade, tanto fisiológica como especialmente em relação à mistura de cultivares e presença de sementes de plantas silvestres e nocivas. A incidência de antracnose em grãos de feijão utilizados para plantio é bastante alta, o que evidencia seguramente uma das causas da baixa produtividade das lavouras, já que a taxa de utilização de Semente Fiscalizada ou Certificada de plantas autógamasé, percentualmente, em relação ao preço da venda do produto comercial, bastante favorável ao consumidor. 
    Se o agricultor agregasse ao preço do grão valores para sua limpeza, armazenamento, conservação e embalagem, veria que há vantagem em adquirir Semente Fiscalizada. Quanto à argumentação de que a qualidade da Semente Fiscalizada não é boa, em função especialmente da Fiscalização do Comércio de Sementes que atualmente é incipiente, é uma falácia. 
    Levantamentos efetuados demonstram que a qualidade da Semente produzida no Rio Grande do Sul é excelente. A tendência é que a Fiscalização do Comércio de sementes decline em virtude do Código de Defesa do Consumidor. Atualmente o consumidor de sementes tem um aliado muito forte e decisivo - eventualmente, pois os programas não são perfeitos - quando compra um produto que lhe cause prejuízos. Nenhum produtor de sementes quer seu nome e marca divulgados de maneira desairosa. Logo, quem mais deseja que a semente atinja seus objetivos é o próprio produtor e, se ' porventura existir quem não pensa assim, será alijado do mercado pelos consumidores, com significativos prejuízos em sua parte mais sensível: o bolso. 
    Outro dado positivo é quanto à disponibilidade de Semente Fiscalizada: não há registro de escassez na última década. Todavia é perfeitamente normal que os bancos financiem grãos do próprio produtor para a implantação de sua lavoura. Quanto ao seguro do crédito ou Proagro, também deve ser concedido para lavouras fundadas com grão. E logicamente quando o sinistro ou a causa do insucesso não esteja relacionada com a qualidade genética, física, fisiológica ou sanitária do produto utilizado, seja pago ao agente financeiro. 
    Entretanto o que não se pode admitir é que integrantes de instituição bancária oficial queiram alterar uma recomendação de pesquisa no intuito de admitir, em razão disso, que o sistema bancário financie grãos em detrimento de Semente Fiscalizada. Isto aconteceu recentemente durante a XXIX Reunião da Comissão Bul-Brasileira de Pesquisa de Trigo. Semente Fiscalizada ou Semente Fiscalizada ou Semente Certificada são vetores de tecnologia, comprovadamente. A Pesquisa oficial deve, recomendar sempre a melhor solução. 
    Agora, se as instituições de crédito, como o Banco do Brasil por exemplo, o que deve ser modificado são seus normativos e o regulamento do Proagro. Nunca uma recomendação tecnológica. 

    "O produtor de sementes é o maior interessado na qualidade e portanto o grande aliado do agricultor"

Para ler esta matéria completa faça Login.
Caso não seja assinante, clique aqui e conheça nossos planos para ter acesso à todas as edições em nosso portal!
Ver mais matérias
Compartilhar