Consultas

Edição II | 05 - Set . 1998
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Tenho comprado semente de soja de várias origens e é comum o pessoal completar o peso da semente, pois é raro que um saco de 50 quilos realmente pese essa quantidade. Qual a razão para isso? 
     É evidente que o principal fator não é a má intenção do produtor, e sim, que a semente foi embalada com umidade de 13%, pesando 50 kg em um ambiente seco. Com o decréscimo da sua umidade, diminui também o peso da semente. 

    Por que as sementes são normalmente tratadas com um produto vermelho? 
    A cor do tratamento da semente é obrigatória por lei, entretanto a cor pode ser qualquer uma, desde que diferencie as sementes tratadas das não tratadas. O vermelho é utilizado para chamar mais a atenção de quem compra semente. 
 
    Utilizo milho híbrido em minha propriedade há muitos anos e, mesmo sabendo que as sementes de milho são atacadas por gorgulho, ainda não encontrei semente perfurada por esse inseto. O que as empresas fazem para não ter esse problema? 
    Realmente, o milho é muito atacado por insetos e, para evitar que isso ocorra, as empresas de sementes fazem primeiramente um expurgo nas sementes que vêm do campo, e depois, no momento de tratá-las, aplicam, além do fungicida, também um inseticida. Assim, evita-se o ataque do gorgulho. 

    O período de semeadura de minha soja está chegando, e esse ano quero ver se obtenho um melhor estande. Quase todos os anos tenho que replantar alguma coisa. O que posso fazer para minimizar essa situação? 
    Primeiro, utilize semente de alta qualidade, pois nem sempre o solo apresenta as melhores condições para a semente germinar; segundo, não se esqueça que a semente necessita de água para germinar. Isto quer dizer que em solo seco, ou quando possui pouco contato com o solo, a semente sofre muito. Outro fator que prejudica a germinação é a colocação do adubo muito perto da semente, pois esse dificulta a embebição de água pela semente. 
 

    Estive lendo que as sementes de arroz vermelho apresentam dormência secundária. O que é isso? 
    A dormência, como o Dr. Delouche salientou em seus artigos na SEEDNews (edições números 5 e 6), é um mecanismo de sobrevivência das sementes e é chamada de secundária quando ocorre em sementes armazenadas que estavam em condições de germinar e não o fizeram por não terem, em geral, água ou a temperatura adequada. No caso de arroz vermelho, ela ocorre após as sementes passarem algum tempo embebidas, e a uma temperatura acima de 25oC. Isso ocorre no verão e, caso as sementes germinassem, iriam sucumbir no inverno e, com isso, não produziriam semente e a espécie se extinguiria. 
    
    Escutei muita coisa sobre semente básica, mas fiquei sabendo que o preço dela é quase duas vezes maior que uma semente fiscalizada. Por que essa diferença? 
    No processo de produção de sementes encontramos várias classes. A básica é uma das mais puras, requerendo uma tecnologia especial de produção, enquanto a fiscalizada é a última classe (não quer dizer que seja a menos recomendável), sendo produzida já em larga escala para diminuir seus custos e assim ficar mais acessível ao agricultor. Por princípio, a semente básica é produzida para ser vendida aos produtores de sementes, e a semente fiscalizada é produzida para ser vendida aos agricultores. 

    O que vem a ser controle externo ou interno de qualidade? 
    O controle externo de qualidade é o controle efetuado por pessoal fora dos quadros da empresa, em geral pelo governo, enquanto o interno faz parte dos programas de qualidade das empresas, realizado por seu próprio pessoal. Hoje em dia, o controle interno está cada vez mais difundido entre as empresas, pois a qualidade não só deve ser obtida, mas também avaliada e mantida. 

    Tenho observado que o pessoal da vizinhança está produzindo semente de milho híbrido para as empresas de sementes em seus sistemas de irrigação por pivô central. Alguma razão especial para isso? 
    Esse pessoal está fazendo um bom negócio, pois em dois anos, provavelmente, irão tirar todo o dinheiro investido no sistema. E as empresas de sementes também ganham com isso, pois terão certeza da produção e, assim, poderão programar melhor suas vendas. A programação dos híbridos é feita com bastante antecedência. 

    Mandei realizar em junho o teste de germinação em todos os lotes de minha semente de soja e os resultados foram de 80 a 95% de germinação. Devo preocupar-me com esses resultados? 
    Os lotes que apresentaram mais de 90% de germinação, provavelmente ainda devam estar altos. No entanto, os que estavam ao redor de 80% devem estar mais baixos agora, pois aí em Nova Mutum as condições de armazenamento não são das melhores. Nessa situação, o melhor é fazer um teste de emergência a campo, e em cinco dias você saberá a qualidade dos lotes de sementes. 
    
    O que vem a ser tolerância, quando se fala em germinação das sementes? 
    A tolerância é a diferença entre as repetições do teste de germinação. Até um certo limite, permitese uma diferença entre os resultados, entretanto, se a diferença crescer, o teste deve ser repetido. Isso quer dizer que uma percentagem de 85% é uma média das 400 sementes testadas. 

    Volta e meia o pessoal da extensão aparece com uma palavra nova, que a gente tem dificuldade de entender. A última foi terminator, poderiam explicar? 
    Essa palavra significa uma tecnologia de produção de sementes, recentemente desenvolvida, que consiste em incapacitar a semente de desencadear o processo de germinação. Isso será utilizado para que o agricultor não guarde para semente o material produzido em sua propriedade. 

Compartilhar