
Cientistas desenvolvem variedade de arroz geneticamente modificada com melhor absorção de fosfato na Índia
Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Vegetal (NIPGR) do BRIC, em Nova Déli, desenvolveram linhagens de arroz com melhor absorção de fosfato e produtividade de grãos, mesmo em solos com baixo teor de fosfato, por meio da edição genética. As linhagens de arroz com edição genética diminuirão a necessidade de fertilizantes fosfatados, reduzirão os custos com insumos agrícolas e evitarão a perda de fertilizantes em corpos d'água.
A Índia depende fortemente de fertilizantes fosfatados para sustentar culturas como o arroz, que cobre 36% das terras cultiváveis do país. No entanto, com apenas 20% do fosfato aplicado absorvido pelas plantas de arroz, melhorar a eficiência do uso do fósforo pela cultura tornou-se uma preocupação agrícola fundamental. A equipe de pesquisa utilizou CRISPR-Cas9 para aumentar a absorção de fosfato no arroz.
Neste estudo, os pesquisadores eliminaram o sítio de ligação do repressor do promotor de OsPHO1;2. Os resultados demonstraram um aumento significativo na expressão de OsPHO1;2, resultando em maior absorção de fosfato do solo e um aumento de 26% na produtividade de grãos em condições com baixo teor de fosfato. Os resultados do estudo oferecem um potencial promissor para melhor eficiência no uso de fósforo e um cultivo de arroz mais sustentável.
*Esta notícia foi publicada pela ISAAA e pode ser acessada em seu idioma original através de: https://www.isaaa.org/kc/cropbiotechupdate/article/default.asp?ID=21420
Subject:Biotecnologia
Author:ISAAA
Publication date:16/07/2025 12:29:26