Pesquisadores descobrem nova molécula antiestresse em uma planta típica de pântano salgado

Pela primeira vez, uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de East Anglia (UEA) identificou os genes que ajudam as plantas a crescer em condições estressantes, com implicações para a produção de culturas alimentares mais sustentáveis ​​diante das mudanças climáticas globais.

O estudo, publicado na Nature Communications, revela os genes que permitem que as plantas produzam uma nova molécula antiestresse chamada dimetilsulfoniopropionato, ou DMSP. De acordo com as descobertas, a maioria das plantas produz DMSP, e a produção de alto nível de DMSP permite que as plantas cresçam na costa, por exemplo, em condições salgadas. O estudo também mostra que as plantas podem ser cultivadas em outras condições estressantes, como a seca, quando são suplementadas com DMSP, ou quando as plantas são criadas para produzir seu próprio DMSP. Essa abordagem pode ser particularmente benéfica em solos pobres em nitrogênio para melhorar a produtividade agrícola.

Este estudo é o primeiro a descrever os genes que as plantas usam para produzir DMSP, identificar por que as plantas produzem essa molécula e descobrir que o DMSP pode ser usado para melhorar a tolerância ao estresse das plantas. Os pesquisadores estudaram Spartina anglica, uma espécie de capim-cordão-de-pântano-salgado que produz altos níveis de DMSP, e compararam seus genes com aqueles de outras plantas que produzem a molécula. Eles também foram capazes de identificar três enzimas envolvidas na produção de alto nível de DMSP em S. anglica.

O Prof. Jon Todd, da Escola de Ciências Biológicas da UEA, disse: "De forma empolgante, nosso estudo mostra que a maioria das plantas produz o composto antiestresse DMSP, mas que a grama de pântano salgado Spartina é especial devido aos altos níveis que acumula. Isso é importante porque os pântanos salgados de Spartina são pontos críticos globais para a produção de DMSP e para a geração do gás de resfriamento climático dimetilsulfeto por meio da ação de micróbios que decompõem o DMSP."

Spartina anglica com legenda.jpg 161.55 KB

O autor principal Dr. Ben Miller, também da Escola de Ciências Biológicas da UEA, acrescentou: "Esta descoberta fornece uma compreensão fundamental sobre como as plantas toleram o estresse e oferece caminhos promissores para melhorar a tolerância das plantações à salinidade e à seca, o que é importante para aumentar a sustentabilidade agrícola em face das mudanças climáticas globais."

A equipe de pesquisa incluiu cientistas da Escola de Ciências Biológicas da UEA, Escola de Química, Farmácia e Farmacologia e Ocean University of China.

Eles estudaram uma espécie de capim-cordão-de-pântano-salgado - Spartina anglica - que produz altos níveis de DMSP e compararam seus genes com aqueles de outras plantas que produzem a molécula, embora principalmente em baixas concentrações.

Muitas dessas espécies com baixo acúmulo de DMSP são plantas cultivadas que cobrem grandes áreas no Reino Unido, como cevada e trigo.

Os pesquisadores identificaram três enzimas envolvidas na produção de alto nível de DMSP em Spartina anglica. O DMSP desempenha papéis cruciais na proteção contra estresse e é essencial para o ciclo global de carbono e enxofre, bem como para a produção de gases climáticos ativos.

Os ecossistemas de pântanos salgados, particularmente aqueles dominados por capins-cordão-de-pântano, são pontos críticos para a produção de DMSP devido a essas plantas serem capazes de sintetizar concentrações anormalmente altas do composto.

As descobertas foram publicadas hoje no periódico Nature Communications sob o título: “Elucidation of Spartina dimethylsulfoniopropionate synthesis genes enables engineering of stress tolerant plants”.

Subject:Biotecnologia