Paraguai consegue adesão ao esquema de certificação de sementes da OECD

Paraguai consegue adesão ao esquema de certificação de sementes da OECD

   O Paraguai conseguiu aderir ao esquema de certificação de sementes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), após ter sido aprovado em todos os requisitos estabelecidos pela organização internacional.

   A concretização desta conquista ocorreu após a defesa do pedido de adesão do Paraguai ao esquema da OECD, no âmbito da reunião anual da organização que foi realizada na cidade de Nice, França, onde participaram representantes da Diretoria de Sementes, que acompanharam o processo.

   Após anos de preparação, principalmente no cumprimento dos anos de experiência na realização de testes de pré e pós-controle em lotes certificados, exame de Distinção, Homogeneidade e Estabilidade (DUS) em soja e trigo, conseguiu-se a adesão do Paraguai ao esquema de sementes de gramíneas e leguminosas e ao esquema de sementes de cereais, para soja e trigo, respectivamente.

   O Diretor de Sementes do Serviço Nacional de Qualidade de Plantas e Sementes (Senave), Eng. Agr. Santiago Benítez destacou a importância desta conquista. Disse que “esta aceitação permitirá ao país produzir sementes de soja e trigo no âmbito de um quadro de certificação internacional, pois permite o uso de etiquetas e certificados de produção e processamento de sementes reconhecidas internacionalmente”.

semillas-paraguay-768x567-1.jpg 149.8 KB


   A confirmação final ocorreu após visitas de membros da OECD a campos de produção em 2023, assim como a unidades de beneficiamento, armazenagem e ensaque. Eles também visitaram laboratórios de sementes e realizaram revisão documental do processo de certificação e entrevistas com técnicos da área.

Subject:Linha Verde

Author:Equipe SEEDnews

Publication date:17/06/2024 12:27:34

Share