
Ensaio de Cultivares em Rede tem sua primeira edição no Mato Grosso
O Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) de soja, pesquisa realizada pela Fundação Pró-Sementes (FPS), terá a sua primeira edição conduzida no estado do Mato Grosso. Em parceria com a Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT) e o Senar/MT, o projeto busca ser um apoio na tomada de decisão dos agricultores em relação a qual cultivar utilizar na sua lavoura.
Os ensaios abrangem as principais regiões sojícolas do MT, com estudos desenvolvidos nas cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Sapezal. De acordo com Kassiana Kehl, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da FPS, os plantios ocorreram nos meses de outubro e novembro, conduzido em duas épocas com 15 dias de intervalo entre uma e outra.
“Foram testadas 40 cultivares de soja, seguindo a metodologia científica. E, além de produtividade, foram avaliados dias de emergência ao florescimento, dias de emergência à maturação, estande populacional, reação ao acamamento, altura de planta e reação à mancha alvo,", conta Kassiana.
Os resultados do ECR de soja no Mato Grosso serão divulgados em maio, em data a ser definida. Realizado desde 2008 no Rio Grande do Sul, o Ensaio de Cultivares em Rede se destaca por um trabalho importante na difusão de informações para os agricultores acerca de quais variedades oferecem melhor desempenho quanto a genética, quais são as melhores opções para cada região, das novidades que chegam ano a ano ao mercado, entre outras.
Subject:Linha Verde
Author:Equipe SEEDnews
Publication date:26/04/2022 13:35:02