Javier Bernabéu retira-se da gestão da Sakata Seed Ibérica, após 30 anos de sucesso
Com mais de 40 anos de experiência profissional no melhoramento de plantas, 30 deles dedicados à Sakata, Javier Bernabeu, fundador e diretor geral da subsidiária desta empresa japonesa em Espanha e Portugal, Sakata Seed Ibérica, decidiu substituir Francisco Morales, responsável pelas culturas protegidas na empresa até hoje.
Bernabéu iniciou a sua relação com a Sakata em 1995 e rapidamente a nova subsidiária conseguiu posicionar a empresa como líder em sementes de brássicas no nosso país e transformá-la numa das subsidiárias mais importantes da Europa, tendo o brócolo como carro-chefe. Conhecido pela sua paixão pelas sementes, dinamismo, esforço constante e simplicidade, Javier Bernabéu conquistou o respeito e a admiração de todo o setor pelo seu enorme empenho na promoção do consumo de frutas e vegetais. “Além de consolidar a Sakata como empresa líder no setor, o meu maior objetivo tem sido que todas as pessoas conheçam o valor da agricultura e das sementes como origem do sistema alimentar”, declara Javier Bernabéu. Fundador do + Broccoli, dos Sakata Awards, Love Klabaza, marcas como Bimi®, membro dos conselhos de administração da 5 al Dia e Anove, tem conseguido dar valor e visibilidade ao setor.
Com mais de 25 anos de experiência no setor agrícola, 18 deles no mundo das sementes como chefe de desenvolvimento de culturas, Francisco Morales tem pela frente uma etapa repleta de desafios. Morales, com uma extensa carreira tanto na Península Ibérica como na Europa em gestão de equipas e lançamentos de variedades, trabalha ao lado de Javier há 5 anos. Os dois são, de facto, protagonistas de um dos projectos mais importantes do grupo japonês: a nova Estação de Investigação e Produção de Vícar, próxima sede da Sakata Seed Ibérica, carro-chefe da empresa na sua estratégia de posicionamento e desenvolvimento de culturas protegidas. “Assumir o testemunho de Javier significa um grande orgulho e uma enorme responsabilidade para continuar a manter o nosso mais firme compromisso com o setor produtivo e toda a cadeia de valor. Além de garantir, juntamente com toda a equipa de profissionais que compõem a Sakata Iberica, o crescimento que a empresa espera num mercado líder a nível mundial”, conclui Francisco Morales.