Como o sistema de sementes de qualidade declarada está transformando a agricultura de pequenos agricultores na Tanzânia

Como o sistema de sementes de qualidade declarada está transformando a agricultura de pequenos agricultores na Tanzânia

   O CIMMYT fortalece os sistemas de sementes da Tanzânia ao melhorar o acesso dos pequenos agricultores a sementes de alta qualidade e meios de subsistência sustentáveis.

   Na Tanzânia, o acesso a sementes de alta qualidade beneficiou significativamente os pequenos agricultores, melhorando seus meios de subsistência. Apesar do crescimento econômico impressionante, a redução da pobreza não acompanhou o ritmo, e as taxas de desnutrição continuam sendo um desafio.

   O projeto Accelerated Varietal Improvement and Seed Systems in Africa (AVISA), financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation (BMGF), liderado pelo CIMMYT e implementado na Tanzânia pela Syngenta Foundation for Sustainable Agriculture (SFSA), é um excelente exemplo do impacto positivo do apoio aos pequenos agricultores, garantindo a disponibilidade, o acesso e a acessibilidade das sementes.

   Os pequenos agricultores da Tanzânia enfrentam desafios para aumentar a produção e a renda devido à falta de sementes acessíveis e de alta qualidade, treinamento agronômico inadequado e acesso limitado a mercados confiáveis. A distância dos fornecedores de sementes e dos revendedores agrícolas, juntamente com estradas intransitáveis, agravam a situação. Além disso, as redes de distribuição de empresas privadas que produzem sementes certificadas são muito limitadas, especialmente para culturas subutilizadas.

   O sistema Quality Declared Seeds (QDS) é um sistema de produção de sementes que garante que as sementes atendam a um padrão mínimo de qualidade por meio de inspeção por um sistema oficial de certificação de sementes ou um inspetor designado pela autoridade do governo local. A SFSA, por meio do projeto AVISA, está se concentrando em apoiar a produção de QDS por grupos comunitários para variedades de feijão comum e amendoim em vários distritos da Tanzânia.

Seeds-of-change_Photo-Two-002.jpg 127.37 KB


   Dois grupos de agricultores produtores de QDS receberam capital gratuito de sementes de primeira geração (EGS), consistindo em 200 kg de sementes de feijão Selian 13, 150 kg de sementes de Tanzanut e 50 kg de sementes de amendoim Naliendele 2016. Como resultado, os grupos venderam 1,35 MT de QDS para feijão comum e 2,00 MT de amendoim para agricultores individuais nos distritos de Karatu e Bahi, respectivamente.

   “Este investimento inicial do projeto AVISA, portanto, melhorou as rendas desses grupos, e estamos vendo uma demanda crescente por volumes maiores de sementes melhoradas dentro dos atores da cadeia de valor de sementes e compradores”, afirma o coordenador do programa da Tanzânia, Papias Binagwa.

   Tanto o Tanzania Official Seed Certification Institute (TOSCI) quanto o Tanzania Agricultural Research Institute (TARI) foram fundamentais no apoio a esta iniciativa, fornecendo treinamento aos agricultores sobre as regulamentações atuais e práticas de produção de sementes. Os grupos de agricultores produtores de QDS têm recebido pequenos agricultores locais para visitas informativas e demonstrações de campo para mostrar o uso de variedades melhoradas e práticas agronômicas que aumentam os rendimentos. Como resultado, os agricultores produtores de QDS estão cheios de elogios.

   “Graças a esta iniciativa, tenho mais fontes de renda, pois meus rendimentos aumentaram significativamente com as sementes que adquiri da TARI-Selian e da empresa de sementes ALSSEM. O treinamento melhorou meu manuseio e gestão de sementes. Meu conhecimento agronômico extra também beneficiará meus colegas agricultores”, diz Baraka Hamis do distrito de Karatu.

   Joyce Yuda do grupo produtor de QDS Chamwiilee Agro-Live declarou ainda: “Graças às vendas de sementes, paguei as taxas escolares dos meus filhos e renovei minha casa. Minha comida está garantida e tenho liberdade econômica.”

*Este artigo foi escrito por Papias H. Binagwa e Moses Bayinga.

Subject:Linha Verde

Author:CIMMYT

Publication date:02/04/2025 16:13:09

Share