Consultas

Edição XVI | 01 - Jan . 2012
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br 


    Apreciei a matéria central da última SEEDnews sobre os benefícios do uso sementes de cultivares híbridas. No entanto, não entendi bem porque não é recomendado o uso de sementes provenientes de campos cultivados com sementes híbridas. Poderiam comentar a respeito?

    Realmente, os benefícios com sementes de cultivares híbridas, principalmente em produtividade, são grandes, sendo, em algumas espécies, maiores do que em outras. Em milho e tomate, por exemplo, as sementes híbridas podem produzir mais do que o dobro em relação às variedades convencionais. Entretanto, quando se usa sementes próprias, de lavouras estabelecidas com sementes híbridas (chamadas F2), o efeito é o inverso, ou seja, há um decréscimo na produtividade e na desuniformidade do cultivo. Isto ocorre devido à segregação, pois no processo de polinização não controlado haverá outros tipos de combinação de genes da planta, fazendo com que não se maximize o potencial produtivo de cada planta dentro da lavoura. 


    Estou ansioso para utilizar a soja RR2Bt, pois, conforme anunciado, este tipo de soja é resistente ao herbicida glifosato e a alguns insetos, possuindo um potencial de rendimento superior às variedades convencionais. Neste sentido, como envolve a resistência a insetos, pergunto se é necessário a utilização de um refúgio.

    A soja RR2Bt foi especialmente desenvolvida para os sojicultores da América Latina, possuindo as características comentadas por você. Assim, como as plantas deste tipo de soja apresentam resistência a alguns insetos, há necessidade de utilização de um refúgio, para evitar a ocorrência de insetos resistentes a este tipo de soja Bt. Dentro de uma população de insetos, há variabilidade genética, em que alguns insetos apresentarão resistência a esta soja. Entretanto, se estes insetos cruzarem com os outros que são suscetíveis, os seus filhos também o serão, e assim os benefícios da soja Bt serão mantidos, por evitar o aumento dos insetos resistentes dentro da população.   


    Como foi bom saber que a Embrapa desenvolveu o feijão GM resistente à doença Mosaico Dourado, pois nós brasileiros comemos mais de 16kg de feijão por habitante/ ano, e este evento fará com que a produtividade do feijoeiro aumente, pelo controle natural da doença tão importante na cultura. Gostaria de saber como a Embrapa conseguiu aprovar esta variedade, uma vez que no país é o primeiro material GM em que comemos diretamente o produto.

    Felizmente, o país possui um arcabouço legal que fornece diretrizes claras e bem definidas de como proceder. Assim, o material foi aprovado na CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), analisando seus aspectos técnico-científicos e de segurança e no Conselho Nacional de Segurança(CNS), em que são analisados os aspectos de pertinência e oportunidade.


    Conforme a SEEDnews XV de 6 de novembro de 2011, os avanços no processo de secagem de sementes tem sido poucos nas últimas décadas, sobressaindo a utilização do reaproveitamento do ar de secagem. Em que consiste de fato este processo?

    A secagem é um dos processos essenciais, tanto para sementes como para grãos, para manter a qualidade do produto (e isto já se sabe a muito tempo), em que primeiramente eram utilizadas as condições naturais do ambiente para secar as sementes. Como a secagem natural é demorada e depende das condições ambientais, se desenvolveu o processo artificial aquecendo e forçando o ar através das sementes. Ocorre que no processo de secagem contínua e intermitente, as sementes, são esfriadas com ar ambiente e este ar, em vez de ser descartado, é aproveitado para secar as sementes, pois sai aquecido da massa de sementes  com baixa umidade relativa. Outra fonte de reaproveitamento é a utilização de parte do ar que sai do processo de secagem, pois este, ao passar pela massa de sementes, ainda possui condições para secar as sementes. 



Compartilhar