Consultas

Edição XIV | 04 - Jul . 2010
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção é coordenada pela equipe de professores da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br 


    Sabemos que as sementes são caracterizadas de diversas formas e uma delas é que são separadas em lotes, para manter a uniformidade entre uma determinada quantidade de sementes. Assim, pergunto em que momento do processo de produção e/ou beneficiamento, as sementes são separadas em lotes.

    Realmente, o lote é o instrumento que se utiliza para rastrear as sementes, ou seja,  é o nome e o sobrenome de uma pessoa com o número do passaporte. A separação em lotes pode ser feita de diversas maneiras, entretanto, todas elas devem levar em consideração que o lote deve ser uniforme em termos de qualidade física e fisiológica, principalmente. Um dos momentos para separar em lotes é a recepção das sementes na UBS, em que cada carga é considerada um lote. Outro é o momento do ensaque das sementes limpas e classificadas.




    As sementes, quando chegam do campo, apresentam vários materiais indesejáveis, como terra, invasoras e sementes chochas, que devem ser separadas na UBS. Gostaria de saber, para soja e gramíneas forrageiras, como devemos proceder para que a perda na UBS não seja muito alta.

    A separação dos materiais indesejáveis faz com que alguma semente boa também seja descartada, pois, em geral, há uma sobreposição das dimensões das sementes com as impurezas. Para que a perda de semente boa não seja alta, é recomendável fazer-se uma análise de pureza do material que veio do campo e considerar que para cada 1pp de impureza, de 2 a 4 pp de sementes boas são também separados. Para sementes de soja, a perda é menor do que para gramíneas forrageiras.


    Acabei de realizar a colheita de sementes de soja e, como o tempo não estava confiável, colhi muita semente com umidade superior a 13%. Como minha capacidade de secagem não é alta, tive que armazenar alguns lotes de sementes com 14 -15% de umidade. O que posso fazer com esses lotes de sementes?

    As sementes de soja não possuem alto potencial de armazenamento, assim, recomenda-se que o seu grau de umidade para armazenamento seguro em ambiente com temperatura até 25°C seja inferior a 13%. No seu caso específico, que está esfriando a semente, os lotes colhidos e armazenados por um mês com 14-15% de umidade ainda não foram afetados por esse excesso de umidade, entretanto, a secagem para 12% é urgente.


    No processo de certificação de sementes, constato que algumas agências certificadoras utilizam parcelas de pré-controle. Por favor, poderiam comentar a respeito?

    A certificação de sementes é algo muito importante no negócio de sementes, pois propicia uma maior garantia ao agricultor sobre a qualidade da semente que está comprando. A parcela de pré-controle é estabelecida com a amostra (em geral 3000 sementes) do lote de sementes que será utilizado para produção de sementes. Cada lote dará origem a uma parcela de pré-controle. Assim, caso se constate anormalidades na parcela de pré-controle, o campo de produção de sementes, daquele lote, será examinado com mais atenção. 


    A matéria sobre o momento de colher, publicada na última SEEDnews, foi bastante clara sobre a importância da colheita, fornecendo elementos para a hora certa de colher. Gostaria que comentassem a razão pela qual o máximo peso seco das sementes não coincide com a máxima qualidade das sementes.

    Como comentado na matéria, a maturação das sementes não é uniforme, podendo haver no meio do lote sementes deterioradas, enquanto algumas ainda estão no processo de enchimento dos grãos. Enquanto houver enchimento das sementes, o peso do lote como um todo tende a aumentar até um certo ponto, enquanto a qualidade fisiológica aumenta também até um certo ponto. Entretanto, decresce antes do que o aumento do peso do lote, devido à deterioração das sementes.


    Tenho entendido que os componentes de produção são o estande de plantas/m2, sementes por planta e peso das sementes.  Qual deles  é o mais importante para a produtividade?

    O estande por área pode ser considerado o mais importante, apesar de um afetar o outro. Dentro de certos limites, em um menor estande, as plantas tendem a compensar, aumentando o número de sementes por planta, porém, dificilmente a compensação será 100%.

Compartilhar