Consultas

Edição IX | 06 - Nov . 2005
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos seus leitores.

 

    Estive lendo que o uso de lanolina em sementes de soja é benéfico, poderiam comentar a respeito?

    As sementes de soja, quando expostas a embebição muito rápida, apresentam problemas de desempenho, como no caso de uma chuva forte poucas horas após a semeadura - ocorre o dano por embebição. Para evitar esse problema, pode-se revestir a semente com um produto hidrófobo, como é o caso da lanolina. Outro produto que se pode usar, e de fácil obtenção, é o óleo mineral.

 


    Gostei da matéria sobre qualidade e desempenho de sementes. Neste sentido, pergunto: Mesmo uma semente de alto vigor necessita ser protegida para melhorar o seu desempenho?

    Para germinar, a semente necessita basicamente de umidade do solo (substrato) e temperatura adequados, oxigênio e, às vezes, luz. Caso estas condições não sejam favoráveis, a semente terá dificuldades, que, dependendo da grandeza, poderão levá-la à morte. Assim, para aumentar suas possibilidades, aplicam-se produtos ou processos para aumentar o desempenho das sementes, que darão uma resposta positiva mesmo àquelas de alto vigor. Essa conscientização do setor sementeiro, no sentido de aumentar o desempenho das sementes, é uma das grandes inovações do momento.

 


    Felizmente, estamos comprando semente para obter uma determinada população por hectare, que no caso das variedades que utilizo são 300.000 plantas. Para isso, costumo observar o peso de 1000 sementes e a percentagem de germinação para determinar quantos quilos vou necessitar por hectare. Mas gostaria de saber por que, no boletim de análise, já não vem especificado o número de sementes em uma grama?

    Concordo que é um grande avanço a compra de sementes por hectare, em vez de simplesmente por peso. Isto é sinal de ajuste fino nas práticas agronômicas. Em relação ao peso de 1000 sementes, em vez do número de sementes por grama, isto é ainda um resquício do sistema antigo, em que a semente é comprada por peso. Como este atributo de qualidade das sementes está nas regras de análise de sementes, vai demorar um pouco para cair em desuso.


 

    Estou utilizando o teste de tetrazólio para sementes de soja, para uma determinação rápida da qualidade fisiológica das sementes. Consigo diagnosticar as causas que levam as sementes à morte. Estou satisfeito com os benefícios, mas preciso saber se este teste pode ser utilizado para outros tipos de semente?

    Por princípio, o teste de tetrazólio pode ser utilizado para qualquer tipo de semente. O que irá variar, basicamente, será o acondicionamento das sementes, o tempo de embebição, a concentração do sal de tetrazólio e a estrutura da semente.

 


    Sei que no processo de germinação das sementes, a disponibilidade de água e a temperatura adequada são essenciais. Qual a função de cada um desses elementos?

    Em resumo, pode-se dizer que a umidade possibilita o desencadeamento do processo de germinação, enquanto a temperatura dará a velocidade do processo. Há uma temperatura ideal para cada espécie germinar, acima da qual a semente apresentará anormalidades, enquanto, abaixo, levará mais tempo para apresentar uma plântula normal.

 


    No processo de produção de sementes de soja, qual é o principal problema, pois tenho lido que a eficiência de aproveitamento das sementes situa-se ao redor de 50% em anos normais.

    Realmente, a eficiência na produção de sementes de soja está ao redor de 50%. Entretanto, há produtores que conseguem um aproveitamento superior a 70%. O principal problema está na deterioração de campo, pois as sementes devem ser colhidas assim que possível e secadas artificialmente, caso a umidade esteja alta.

 


    Tenho observado, desde o tempo de meu avô, que se usa grafite no processo de semeadura. Dentro da embalagem das sementes já vem um saquinho com grafite para se colocar na semente no momento da semeadura. Poderiam comentar a respeito?

    O grafite é utilizado principalmente para dar maior fluidez às sementes e, assim, uma maior distribuição no processo de semeadura. Atualmente, com a classificação (grandes, médias e pequenas) e o recobrimento das sementes com film coating, a fluidez deixa de ser problema. A distribuição das sementes na linha de semeadura é importante (sabe-se há muito tempo) e, para isso, se utilizam várias ferramentas. No entanto, a melhor delas é o uso de sementes de alta qualidade e protegidas. Quando se usa sementes de baixa qualidade, mesmo que a distribuição seja adequada, a emergência provavelmente não será, aparecendo espaços vazios na lavoura.



Compartilhar