Consultas

Edição IX | 01 - Jan . 2005
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos seus leitores.

 

    Recebi um lote de sementes genéticas de arroz, no qual ao redor de 2% de sementes estavam descascadas. Pergunto se é possível protegê-las através de um tratamento com fungicida.

    No processo de colheita das sementes é normal que algumas fiquem descascadas, entretanto, durante o beneficiamento são removidas utilizando-se a máquina de ar e peneiras e a mesa de gravidade. Em seu caso, o trabalho não foi bem feito. Assim, você está com um inconveniente, pois apesar do fungicida proteger as sementes, não tem efeito em sementes que estão mortas. O potencial de armazenamento de sementes de arroz descascadas e sem proteção são três dias.

 


    Realizei um teste de germinação em sementes de soja e constatei que cerca de 50% das plântulas apresentavam anormalidades. O que posso fazer para ratificar esse resultado?

    Realmente, é bom fazer um reteste neste lote de sementes, pois é provável que seu germinador esteja necessitando de uma limpeza. O teste de germinação utilizando areia como substrato deverá solucionar seu problema. Caso haja urgência para saber o resultado, pois a melhor época de semeadura está passando, pode-se utilizar o teste de tetrazólio, em que o resultado pode ser obtido em menos de 24 horas.

 

 

 

    Estou trabalhando como responsável técnico pela produção de sementes de trigo de uma cooperativa e, como tal, gostaria de saber se posso aumentar a temperatura de  secagem das sementes para agilizar o processo. Com o risco de germinação das sementes na espiga, estou colhendo com umidade entre 16-18%, passando as sementes no secador para reduzir a umidade a 13%.

    Procedimento correto. Deixar as sementes no campo depois de maduras é correr risco desnecessário. O processo de secagem é uma tecnologia que ajuda o produtor de sementes a ter material em quantidade e qualidade. Sementes de trigo com 16-18% de umidade devem ser secas de tal forma que as sementes não aqueçam mais de 40ºC, e com 14-15% já suportam temperatura de 45ºC. Salienta-se que a temperatura do ar pode estar bem acima da temperatura da semente, principalmente nos secadores de tipo intermitente. Para verificar-se a temperatura das sementes recomenda-se retirar uma amostra no local mais quente do secador e colocar numa caixa de isopor por três minutos, para então fazer a leitura da temperatura.

 

   

    Gostei do ensaio do dr. James Delouche sobre qualidade e desempenho de sementes, pois atualmente ter a semente não é suficiente; devemos também considerar sua qualidade e potencial de desempenho. Neste sentido, poderiam comentar algumas maneiras de aumentar o desempenho das sementes?

    O condicionamento das sementes é um bom exemplo de aumento de desempenho das sementes, em que se aumenta a velocidade e uniformidade de germinação, prática bastante utilizada no comércio de sementes de hortaliças. Outro exemplo é agregar micronutrientes às sementes, proporcionando aumento da produtividade - no Brasil mais de 40% das sementes de soja são tratadas com micronutrientes. O processo de coating apareceu para aumentar o desempenho das sementes, e seu sucesso é evidente.

 

    Tenho escutado com frequência sobre um certificado de análise de sementes laranja, o que vem a ser isto?

    As sementes, para serem comercializadas, necessitam apresentar uma certa qualidade, por exemplo 80% de germinação, e serem analisadas por um laboratório credenciado com controle externo de qualidade, que emite um boletim de análise. Quando esse laboratório é

credenciado à International Seed Testing Association (Ista) e a amostra de sementes foi tomada pelo seu pessoal, o laboratório emite um boletim da qualidade da semente de cor laranja, que tem reconhecimento internacional para o comércio de sementes.

 


    Sou agricultor e tenho em minha fazenda três silos metálicos de 22.500 scs/cada, onde armazeno milho. Tenho dificuldade em expurgar estes silos quando vazios, devido as dimensões internas dos mesmos, cerca de 15,0 m de altura por 11,0 de diâmetro. Disponho de um atomizador STIHL R-340 para o serviço, assim como o EPI para o funcionário. Como ainda não usei o aparelho, pergunto:

1 - é recomendado para tal?

2 - como proceder o expurgo?

    Com relação ao equipamento, está correto - normalmente os atomizadores conseguem atingir todos os pontos num silo deste tamanho, que é relativamente pequeno. O procedimento recomendável para as desinsetizações e profilaxias em silos metálicos é de que elas sempre devem ser precedidas de ações de limpeza e reparos em geral, eliminando qualquer fonte de sujeira ou substrato de abrigo e geração de fezes novas de inseto. Depois disto, procede-se o tratamento de todas as superfícies do silo, não esquecendo de tratar

elevadores, plenum, roscas e fitas transportatoras, moegas secadores e, se possível, os veículos que transportam as colheitas. Os produtos indicados para tratar as superfícies dos silos são diversos e, seguindo a orientação do vendedor e rótulo do produto escolhido, prepara-se a calda e então faz-se o tratamento. É muito importante a identificação dos insetos para a escolha adequada do produto. (Pergunta respondida pelo engenheiro agrônomo Alberto Waltzer)

Compartilhar